quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Taxas Específicas de Empreendedores

29/ago (07) - 

Leitura e fichamento do Tema 3 (Ler somente Capítulo 2 - p. 37-44)


21 comentários:

  1. Na pesquisa o GEM apresenta as taxa de empreendedorismo de acordo com algumas variáveis sendo: gênero, faixa etária, escolaridade, renda, tamanho da família e a origem do empreendedor.
    Na pesquisa observou-se a partir da variável gênero que os empreendedores iniciais no Brasil representam: 17,2% são homens, e 17,4% são mulheres, ou seja, a proporção é muito próxima entre homens e mulheres. Já os empreendedores estabelecidos no Brasil representam: 18,6% os homens e 12,6% mulheres.
    Analisando a variável faixa etária no Brasil os dados apontam que os empreendedores iniciais se concentram entre 25-35 anos que representam 21,9% dos brasileiros empreendedores. E os empreendedores estabelecidos no Brasil a maior parte se encontra na faixa etária dos 45-54 anos que representam dos 24,3% dos empreendedores no país.
    Para descrever o nível de escolaridade a pesquisa dividiu-se nos seguintes aspectos Faixa 1 que representam pessoas sem nenhuma educação formal, primeiro grau incompleto e completo e o segundo grau incompleto. Faixa 2 que compreendem segundo grau completo e superior incompleto. Na Faixa 3 que correspondem superior completo, especializações e mestrado incompleto. Faixa 4 mestrado completo e doutorado incompleto e completo. A taxa de empreendedores iniciais no Brasil maior parte se concentra na Faixa 2 representando 18%, porem não foi incluída a faixa 4 nesta pesquisa pela reduzido número da amostra. Já a taxa de empreendedores estabelecidos verificou-se que a maior parte se encontra na Faixa 1.
    Para analisar a variável renda financeira foi fracionada a amostra pelas seguintes características; grupo na faixa de renda mais baixa, grupo na faixa de renda intermediaria, grupo de renda mais alta. No Brasil foi verificado de acordo com os dados que a maior parte dos empreendedores iniciais possui uma renda mais alta. E também os empreendedores estabelecidos boa parte representam a renda mais elevada e intermediaria.
    Observa-se que na variável tamanho da família para os empreendedores iniciais no Brasil maior parte se concentra em até 6 pessoas, porem esse valor difere nas regiões do país. A taxa de empreendedores estabelecidos no Brasil maior parte se encontra em famílias com apenas 1 pessoa, e em quase toda a regiões do Brasil esse número é representativo.
    Ao analisar a variável origem percebe-se que no país a taxa de empreendedores iniciais boa parte dos empreendedores se encontram em na variável natural do Estado, porém é natural de outra cidade, e a variação com as outras amostras é baixa. E a partir desses dados verificou-se que nas regiões do país boa parte se encontra nesta variável. E a taxa dos empreendedores estabelecidos também se encontra na variável natural do Estado, porém de natural de outra cidade.

    ResponderExcluir
  2. Os relatórios apresentados pelo GEM 2013 estão ás taxas especificas do empreendedorismo seguindo algumas variais como gênero, faixa etária, escolaridade, renda tamanho da família e a origem do empreendedor.
    Gênero foi observado que os empreendedores que se iniciam no Brasil, são semelhantes a 17,2 são homens e 17,4 são mulheres, sendo uma taxa muito próxima uma da outra.
    Faixa estaria no Brasil foi analisada e os dados apontam que os empreendedores se iniciam entre os 25 á 35 anos isso representa 21,9 dos empreendedores Brasileiros, os empreendedores Brasileiros com a maior parte estabelecida encontra-se na faixa etária dos 45 á 54 anos que representam 24,3 dos empreendedores no nosso País.
    Escolaridade é apresentada as TEAs segundo o grau de escolaridade no Brasil, para que sejam analisados permitem a comparação de classificações e níveis entre países, variando a nomenclatura de pais a pais. Seguindo as seguintes faixas, 1 nenhuma educação formal, o primeiro grau incompleto, o primeiro grau completo e o segundo grau incompleto,2 o segundo grau incluso e o superior incompleto, 3 esta incluindo o superior completo e as especializações e o mestrado incompleto, o 4 inclui o mestrado completo e o doutorado completo e incompleto.
    Os Países impulsionados por inovação como Alemanha e estados unidos, encontra-se na faixa 3. No caso os empreendedores estabelecidos verifica-se uma maior diversidade nos resultados no Brasil e no México, especificados como a faixa 4 mais elevada, a Alemanha na faixa 3 e a China na faixa1 nos Estados Unidos nas faixas 3 e4 e na índia a faixa 2.
    Renda familiar, como pode ser observado, no Brasi, a taxa de empreendedores especifica, sendo observadas características como, grupo de renda mais alta, grupo na faixa de renda mais baixa,grupo na faixa de renda intermediaria, uma boa parte representam a renda mais elevada e intermediaria.
    O tamanho da família para os empreendedores no Brasil iniciantes a maior parte esta concentrada no Maximo ate 6 pessoas, percebe-se que o país tem a taxa de empreendedores iniciais é uma boa parte dos empreendedores estão na variável natural, e a variação com as outras amostras mais baixar.A Origem do empreendedor é verificada entre os empreendedores iniciais.

    ResponderExcluir
  3. O relatório do GEM exibe as taxas de empreendedorismo em algumas variáveis, como: gênero, faixa etária, escolaridade, renda, tamanho da família e origem do empreendedor. As taxas de empreendedores para homens e mulheres brasileiros são respectivamente 17,2% e 17,4%, taxas praticamente idênticas.
    Já no quesito idade dos iniciantes, no Brasil a maior parte dos empreendedores estão na faixa de 25 a 34 anos: 21,9%, e em relação aos já estabelecidos as taxas mais altas estão entre idades mais elevadas. Na variável escolaridade a maior parte dos novos empreendedores brasileiros estão com o ensino médio, entre os já estabelecidos as taxas estão bem distribuídas entre as 4 divisões de tipos de escolaridade. Quanto a renda no Brasil a faixa de maior propensão ao empreendedorismo é de 6 a 9 salários mínimos, exceto na região Centro-Oeste que a maior parte tem mais que 9 salários mínimos, entre os já estabelecidos a maior parte recebe mais de 9 salários mínimos, exceto nas regiões Nordeste e Sul onde a maior faixa é a de 6 a 9 salários. No Brasil, em relação ao tamanho da família de novos empreendedores, nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste a maior parte se concentra em famílias com 6 pessoas, na região Norte com famílias de apenas 1 pessoa e na região Sul famílias de 3 pessoas. Em relação aos já estabelecidos a maior taxa se confere em famílias de apenas 1 pessoa, exceto na região Centro-Oeste onde se permanece a taxa de 6 pessoas. No Brasil entre os empreendedores iniciais na regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste a maior parte é de seu próprio Estado e nas regiões Nordeste e Sul as maiores taxas são dos que já moraram em outro Estado ou em outro país. Dos empreendedores já estabelecidos na maior parte das regiões do Brasil as pessoas são naturais de outro Estado, exceto na região Sul, onde a maioria é natural de seu próprio Estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O relatório GEM 2013 apresenta as taxas específicas de empreendedorismo segundo algumas variáveis. São elas: gênero, faixa etária, escolaridade, renda, tamanho da família e origem do empreendedor. Essas taxas determinam o percentual de empreendedores em grupo de pessoas com as mesmas características.
      O GEM apresenta essas taxas tanto para empreendedores iniciais, quanto para empreendedores estabelecidos, comparadas aos países selecionados entre os três grupos de estágio de desenvolvimento (inovação, eficiência e outros fatores). O GEM indica também os resultados para as regiões brasileiras.
      Gênero – Comparada a outros países, uma características que se destaca no Brasil com relação aos empreendedores iniciais é que as taxas específicas para homens e mulheres são semelhantes ou similares. Quando se consideram outros países, percebe-se que essa propensão é muito maior entre homens do que entre as mulheres. Entre os empreendedores estabelecidos, o Brasil segue um padrão que se aproxima dos demais países considerados: a taxa específica entre os homens é superior à das mulheres. Nas regiões brasileiras, observa-se que a TEA masculina é superior à feminina apenas na região nordeste e sudeste, sendo inferior nas demais. Já para os empreendedores estabelecidos, confirma-se uma propensão empreendedora entre os homens em todas as cinco regiões brasileiras. Faixa etária – a análise da TEA segundo faixas etárias indica que a maior propensão empreendedora no Brasil ocorre na faixa de 25 a 34 anos. Alemanha, china e índia e México também uma maior propensão empreendedora nessa faixa etária. Nos Estados Unidos, verifica-se entre 35 a 44 anos. Para os estabelecidos, nota-se que a maior propensão ocorre em faixas etárias mais elevadas. Essa correlação entre idade do empreendedor e idade do negócio varia muito de país para país. Nas regiões brasileiras, a região que mais se diferenciam é a região Norte (35-44anos) não acompanha a TEA do país. As demais regiões possuem taxas entre 25-34 anos. Nos estabelecidos a faixa etária verifica-se entre 45 a 54 anos, apenas diferenciando no Centro-Oeste, com faixa etária de 55 a 64 anos. Escolaridade – são apresentadas as TEAs segundo o grau de escolaridade do Brasil e dos cinco países, sendo adotadas quatro faixas de escolaridade que permitem a comparação, pois variam de país para país, desde aquele que não são alfabetizadas (faixa 1) até níveis de educação superior.
      Países impulsionados por inovação e eficiência estão com maior propensão dos empreendedores iniciais na faixa 3 e 4. O Brasil apresenta também a maior TEA entre as pessoas com grau de escolaridade na faixa 1, entre novos e estabelecidos. Renda familiar – Na TEA apresenta três grupos de renda familiar, baixa, intermediária e renda mais alta. No Brasil, tem pouca variação oscilando entre a mais baixa e a alta. Nos Estados Unidos, China está de renda mais alta e outros países como Alemanha na faixa da renda intermediária. No tamanho da família variam muito de região para região variando de 6 pessoas até uma pessoa, tendo diferença se é empreendedor novo ou estabelecido. Na origem, na região Norte, Centro-oeste e Sudeste os empreendedores iniciais são originados do próprio estado. Enquanto na região Nordeste e Sul verificam–se pessoas originadas de outro estado ou outro país. Já nos empreendedores estabelecidos, com exceção da região Sul, refere-se a pessoas provindas de outro estado.

      Excluir
  4. No relatório GEM elaborado no ano de 2013 foram apresentados algumas taxas específicas de empreendedorismo, partindo de algumas variáveis, como, gênero, faixa etária, escolaridade, renda, tamanho da família e origem do empreendedor. O GEM estabeleceu essa pesquisa tanto para empreendedores que estavam começando e os que já estavam estabelecidos no mercado.
    Diante dos resultados da pesquisa foi notório que no fator gênero, as mulheres e os homens possuem um perfil empreendedor similar, sendo que em outros países a participação de homens no mercado empreendedor é muito maior. Na faixa etária a pesquisa revelou que a maior propensão empreendedora ocorre na faixa de 25 a 34 anos.
    O fator escolaridade revela que os países que são impulsionados por inovação, como a Alemanha e Estados Unidos os empreendedores possuem nível superior completo, especializações e metrado incompleto. Já o Brasil fica entre as taxas de nível médio completo e superior incompleto. Como foi observada a renda familiar, outro fator decisivo, apresenta pouca variação, com um viés para aquelas de baixa e alta renda. A região Centro- Oeste é a que mais possui a taxa especifica de renda familiar, possuindo 9 salários mínimos, na região Nordeste e Sul a faixa varia entre 6 a 9 salários.
    O tamanho da família está entre um dos fatores da pesquisa do GEM, foi constatado que a região Centro-Oeste é a que possuem mais membros na família, cerca de 6 pessoas, perdendo para o Norte que contem apenas 1 membro. A origem do empreendedorismo no Brasil e nas suas regiões refere-se a pessoas naturais de outro estado, somente o Sul que cuja maior taxa é a de naturais do próprio estado.

    ResponderExcluir
  5. Taxas específicas de empreendedores segundo variáveis socioeconômicas
    O relatório da GEM 2013 mostrou as taxas especificas de empreendedorismo segundo algumas variáveis, como: gênero, faixa etária, escolaridade, renda, tamanho da família e o origem do empreendedor. Sendo que estas taxas se referem ao percentual de empreendedores em grupos de pessoas com as mesmas características.
    Foi apresentado essas taxas tanto para empreendedores iniciais como estabelecidos, comparando 3 grupos de empreendedores em estagio de desenvolvimento, os países comparados foram: Alemanha e Estados Unidos – grupo impulsionado por inovação -; China e México – do grupo impulsionado por eficiência - ; e India – do grupo impulsionado por fatores –. Também foram apresentados dados para as regiões brasileiras.
    Gênero: na comparação com outros países, o Brasil tem destaque quando se diz em empreendedores inicias onde mulheres representa 17,4% e homens 17,2%, sendo semelhantes. Já em comparação a taxa dos empreendedores estabelecidos o Brasil se assemelha com os demais países, onde a classe masculina tem o maior destaque.
    Faixa etária: segundo a analise a maior propensão empreendedora no Brasil ocorre na faixa de 25 a 34 anos, um percentual de 21,9% dos brasileiros nessas idades são empreendedores. Para os estabelecidos tanto para o Brasil como os demais ocorre 45 a 54 anos, exceto na Região Centro-Oeste que é de 55 a 64 anos.
    Escolaridade: essa faixa tem variação de país para país, foi classificado em 4 níveis, sendo: faixa 1 – “nenhuma educação formal”, o primeiro grau completo e o segundo grau incompleto; faixa 2 – segundo grau completo e superior incompleto; faixa 3 – superior completo, as especializações e mestrado incompleto; faixa 4 – mestrado completo e doutorado completo e incompleto.
    Renda familiar: foi divido em três grupos de renda dos países: renda mais baixa, intermediaria e alta.
    Tamanho da família: no Brasil os empreendedores iniciais tem o quadro familiar com seis pessoas nas regiões Nordeste, Centro- Oeste e Sudeste. Na região Norte tem quadro familiar apenas um integrante, e na Sul de três pessoas.
    No grupo de estabelecidos, a maior taxa fica com os empreendedores que tem apenas uma pessoa, exceto na região Centro-Oeste, onde essa taxa é de seis pessoas.
    Origem: a maior taxa dos iniciais são de pessoas naturais do próprio Estado, tanto para o Brasil como para as demais. E os estabelecidos a maior taxa são de pessoas naturais de outros Estados, exceto a região Sul.

    ResponderExcluir
  6. MATOS, Mariano Macedo. et al. Empreendedorismo no Brasil: 2013. p. 37-44. Curitiba: IBQP, 2013.

    Neste capítulo, o GEM 2013 enfatizou as taxas específicas dos empreendedores a partir de variáveis socioeconômicas, dentre elas encontram-se o gênero, a idade, a renda, o grau de escolaridade, além do tamanho da família e da origem empreendedora dos indivíduos, tendo em vista determinar os empreendedores por meio de características em comum, apresentando também essas taxas tanto à empreendedores iniciais, quanto para os estabelecidos, comparando, assim, o Brasil com outros países em desenvolvimento.
    No Brasil, nota-se que as taxas por gênero são similares, para empreendedores iniciais, visto que homens e mulheres tem uma propensão ao empreendedorismo muito semelhante, já em outros países, essa propensão de manifesta principalmente em homens. No que se refere aos empreendedores estabelecidos, o Brasil se assemelha aos demais países, pois há um maior número de homens, comparando-se às mulheres.
    Quanto à faixa etária, algo que nota-se é que a maior aptidão ao empreendedorismo, se referindo aos empreendedores inicias, no Brasil encontra-se entre os 25 e os 34 anos de idade, e com exceção dos Estados Unidos, em que a faixa etária predominante no empreendedorismo é entre os 35 e os 44 anos de idade, os demais países, como China, México, Índia e Alemanha, se assemelham ao Brasil. Já quanto aos empreendedores estabelecidos a faixa etária é mais elevada, e nos países como Brasil, Alemanha e México em que se estabelece entre os 45 e 54 anos, enquanto China e Índia estão entre os 35 e 44 anos, e os Estados Unidos está entre os 55 e os 64 anos.
    De acordo com o aspecto da escolaridade analisado nos cinco países (Brasil, Alemanha, México, China e Índia), e divididos em 4 faixas de escolaridade (faixa 1: nenhuma educação formal, primeiro grau completo e incompleto, e segundo grau incompleto; faixa 2: segundo grau completo e superior incompleto; faixa 3: superior completo e especializações e mestrado incompleto; faixa 4: mestrado completo e doutorado completo e incompleto). Os empreendedores no nível inicial, nos países com maior inovação, como Alemanha e Estados Unidos, a maior aptidão ao empreendedorismo encontra-se na faixa 3, o que é visto também na China, enquanto o Brasil, a Índia e o México apresentam sua maior propensão na faixa 2. No caso dos empreendedores estabelecidos, Brasil e México tem seu maior número, na faixa 4, enquanto a Alemanha se dá na faixa 3, a China na faixa 1, os Estados Unidos nas faixas 3 e 4, e a Índia na faixa 2.
    A partir da renda familiar, as taxas para empreendedores individuais se dividem em três grupos (faixa I: renda mais baixa; faixa II: renda intermediária; e faixa III: renda mais alta), em que no Brasil, as taxas de empreendedorismo das três taxas apresentam uma variação pequena, porém, este padrão de baixa variação não se apresenta nos demais países pesquisados, visto que tanto nos Estados Unidos, quanto na Índia, na China e no México, o empreendedorismo se encontra na faixa III, com a renda mais alta, já na Alemanha, a taxa é intermediária. No que se refere aos empreendedores estabelecidos, a taxa é mais alta em todos os países, exceto na Índia, que tem a taxa intermediária.
    No aspecto do tamanho da família, para os empreendedores iniciais, no Brasil a maior propensão é em torno de 6 pessoas, enquanto para os empreendedores estabelecidos esta taxa é menor, com famílias de apenas uma pessoa.

    ResponderExcluir
  7. No capitulo 2, o texto vai mostrar os resultados do relatório GEM 2013, de acordo com suas variáveis. A pesquisa foi realizada de acordo com algumas variáveis tais como: gênero, faixa etária, escolaridade, renda, tamanho da família e origem do empreendedor. De acordo com a pesquisa realizada esses resultados se deram por conta do percentual de empreendedores do mesmo grupo e não relação à população total.
    De acordo com a pesquisa de gênero homens e mulheres seguem respectivamente empatados com 17,2% e 17,4%, ou seja, são similares no país, por outro lado em outros países que se realizaram as pesquisas mostram que os homens tem uma maior participação, como é o caso da Índia que os homens têm 13,2% de participação contra apenas 6,4% das mulheres empreendedoras. Sobre a faixa etária a analise da TEA mostra que no Brasil a maior faixa etária ocorre entre 25 e 34 anos, na pesquisa mostrou também que a Alemanha, China, Índia e México também tem essa faixa etária diferente dos Estados Unidos referindo a uma faixa etária maior entre 35 e 44anos.
    Já na variável escolaridade a pesquisa considerou 4 faixas que permitiram essa comparação de classificação, pois estas variáveis irão mudar de país para país, na faixa 1 inclui nenhuma educação formal, o primeiro grau completo e o incompleto também, na faixa 2 inclui segundo grau completo e superior incompleto, na 3 por sua vez entram aqueles com superior completo, as especializações e o mestrado incompleto e por fim na faixa 4 inclui o mestrado completo e doutorado completo e incompleto. A Alemanha e os Estados Unidos que são países segundo a pesquisa impulsionados pela inovação entram com maior proporção a faixa 3, na China pertencente ao grupo impulsionado por eficiência também foi analisada essa faixa, ou seja a 3. Já o Brasil, índia e México apresentaram maior taxa na faixa 2. No caso do Brasil devemos destacar também que uma grande parte das pessoas entrevistadas ficaram na faixa 1,isso representa 17% do total.
    A renda familiar também foi dividida em três grupos: 1 grupo de faixa de renda mais baixa, grupo 2 grupo de renda intermediaria; e por fim no três uma faixa mais alta. No Brasil, a taxa de empreendedorismo especifica dessas três faixas apresenta pouca variação, com um viés para aqueles de renda mais baixa e mais alta. Já na Índia, China, EUA e México, a taxa ocorre na faixa de renda mais alta. Na Alemanha, essa taxa se refere na faixa intermediaria.
    Se tratando de faixa etária TEA mostrou que no Brasil a maior propensão a empreender ocorre nas famílias com 6 pessoas, nas regiões Nordeste, Centro- Oeste e Sudeste o fato não é diferente, já no Norte verifica famílias com apenas 1 pessoa e na região Sul famílias com 3 pessoas. De acordo com TEA e TEE as pesquisas sobre a origem dos empreendedores mostram que na maioria é naturais do próprio estado, quanto para as regiões Norte, Centro- Oeste e Sudeste. Já nas regiões Nordeste e Sul, pelo menos a maioria mostrou que estes já moraram em outro Estado ou em outro país.

    ResponderExcluir
  8. MATOS, M. M. et al. Empreendedorismo no Brasil. Curitiba: IBQP, 2013.

    Através de um relatório, a GEM 2013 apresenta taxas específicas tanto para empreendedores iniciais, como para empreendedores estabelecidos segundo variáveis socioeconômicas que são: gênero, faixa etária, renda, escolaridade, tamanho da família e origem do empreendedor.
    Diante da variável gênero, a pesquisa aponta que no Brasil 17,2% são empreendedores iniciais homens e 17,4% são mulheres, isso quer dizer que é similar o interesse ao empreendedorismo entre homens e mulheres. No que diz respeito a empreendedores estabelecidos a taxa específica de homens é 6% maior que a taxa das mulheres no Brasil.
    A variável faixa etária mostra que o maior interesse em empreender no Brasil ocorre entre idade de 25 a 34 anos, que representa 21,9%. Já os empreendedores estabelecidos, se interessam nessa área quando estão em uma idade mais elevada, ou seja, quando estão na faixa etária dos 45 a 54 anos.
    Para analisar o grau de escolaridade do Brasil são adotadas 4 faixas de escolaridade. Faixa 1 inclui pessoa com nenhum tipo de educação formal, primeiro e segundo grau incompleto e primeiro grau completo. Faixa 2 pessoas com segundo grau completo e superior incompleto. Faixa 3 pessoas com superior completo, as especializações e mestrado incompleto. E por fim, faixa 4 inclui pessoas com mestrado completo e o doutorado completo e incompleto. No Brasil para os empreendedores iniciais apresenta a taxa na faixa 2 que representa 18% da população brasileira. E para os empreendedores estabelecidos a taxa específica é mais elevada na faixa 1.
    Para avaliar a variável renda foi dividido em três grupos de faixas de renda: faixa de renda mais baixa, faixa de renda intermediária e faixa de renda mais alta. No Brasil a faixa de renda com maior interesse em empreendedorismo inicial é a de 6 a 9 salários mínimos, ou seja, faixa de renda mais alta. Já a dos empreendedores estabelecidos à taxa específica ocorre na faixa mais alta, sendo que a maior taxa é a da faixa intermediária.
    Já na variável tamanho da família dos empreendedores iniciais, no Brasil o maior interesse em empreender ocorre em família de 6 pessoas. Já os empreendedores estabelecidos ocorrem em famílias de apenas uma pessoa.
    E por fim, a variável origem, a taxa de empreendedores iniciais é relativa aos empreendedores naturais do Estado. E os empreendedores estabelecidos, no país a maior taxa diz respeito a empreendedores naturais de outro Estado.

    ResponderExcluir
  9. O segundo capítulo apresenta o empreendedorismo segundo algumas variáveis socioeconômicas, com a finalidade de identificar os empreendedores por especificidades em comum considerando o gênero, faixa etária, escolaridade, renda, tamanho da família e origem. Buscando comparar o Brasil com outros países em desenvolvimento, as pesquisas da GEM mostram que quanto ao gênero, no Brasil o resultado entre homem e mulher é similar, comparado aos outros países que a proporção de empreendedores homens é maior que as mulheres. Quanto a faixa etária, os empreendedores iniciais no Brasil possuem entre 25 aos 34 anos de idade, no qual tem similaridade com os demais países de analise, diferente dos Estados Unidos que este resultado é extremamente maior. Para analisar a grau escolaridade no Brasil, o autor separa em 4 faixas, a primeira inclui pessoas com nenhum tipo de educação formal, na segunda faixa os indivíduos com segundo grau e superior incompleto, a terceira faixa são pessoas com superior completo, especializações e mestrado incompleto e por fim a quarta faixa com mestrado completo e doutorado completo ou incompleto. De acordo com essa analise 18% da população são empreendedores iniciais, compondo a segunda faixa, mais o grande percentual brasileiro está localizada na primeira faixa. A avaliação da renda, está dividida em três fatores, renda mais baixa, intermediaria e renda mais alta. No brasil os empreendedores inicial estão embutidos na faixa de renda mais alta, com 6 a 9 salários, já os estabelecidos tem seu maior percentual localizado na faixa intermediaria. Sendo a variável tamanho da família, os empreendedores iniciais possuem 6 membro familiar, entrando para os empreendedor estabelecido tem apenas um membro. Para última variável analisada origem, o resultado mostra que os empreendedores iniciais não são do próprio estado, em quanto os estabelecido fixam no próprio local de origem.

    ResponderExcluir
  10. Anteriormente o GEM realiza a análise e qualificação dos tipos de empreendedores e de empreendimentos, agora neste capitulo a um desmembramento desse empreendedores em gênero, faixa etária, escolaridade, renda, tamanho da família e origem do empreendedor, para entendermos o perfil dos empreendedores brasileiros e do mundo.
    O Brasil em questão de gênero segue uma premissa única a onde mulheres se equiparam na taxa de empreendimentos iniciais, com masculino 17,2% e mulheres 17,4%, no entanto, este fato se concretizando, pois em TEE taxa de empreendedores estabelecidos o Brasil volta para a tendência global, masculino 18,6% e feminino 12,6%.
    Em questão de faixa etária o Brasil segui a mesma tendência mundial a onde TEA temos a faixa de 25 a 34 anos como a idade como mais se empreendi, no entanto, o EUA segui uma tendência diferente sendo que a idade em que mais se empreendi é de 35 a 44 anos; apesar de ocorrer a essa divisão de fato não à uma idade exorbitante, assim concordamos que não à idade para se empreender, porém TEE acaba tendo uma taxa de idade mais avançada.
    Escolaridade fora dividida em 4 segmento, 1 nenhuma educação formal, 2 segundo grau completo e superior incompleto, 3 graduados e especializados com mestrado incompleto, 4 inclui mestrado e doutorado, no brasil faixa 2 se sobressai seguida da um e da 3, isso de fato ocorre em países subdesenvolvido, tem que em países desenvolvidos ocorre faixa,3 , 2, 1.
    Renda adquiria fora divida faixa 1 renda baixa, 2 intermediaria e 3 mais alta, ocorre que nos países apresentados quanto na TEA e TEE faixa 3 é maior tendo, a única exceção é Alemanha com a faixa 2 em maior numero.
    O tamanho da família é uma coisa de fato importante, no entanto não temos que chegar de certo em uma conclusão, pois o que ocorre é uma questão de cultura regional, sendo que em determinadas localidade a família com um numero maior de pessoas é maior, e em outras localidades isso não ocorre, tendo assim uma analise de dados que deveria apresentar mais dados, não apenas o numero de integrantes nas família.
    Outro fato que também é analisado é origem, claramente à um índice maior de empreendedores não naturais do estado e das cidades, uma coisa importante para empreender é visualizar a oportunidade, tendo que no brasil grande maioria é de empreendedores de oportunidade, esse dano apenas vem para apresentar que pessoas que mudaram visualizarão uma oportunidade que não existe naquele local.

    ResponderExcluir
  11. Consoante algumas variáveis o relatório GEM aponta as taxas específicas de empreendedores. Estas variáveis são o gênero, faixa etária, escolaridade, renda, composição da família e a origem do empreendedor. Por meio da pesquisa observou-se que através da variável gênero os empreendedores iniciais brasileiros estão praticamente empatados. Enquanto em outros países a porcentagem de homens empreendedores iniciais é bem maior que a das mulheres. Já entre empreendedores estabelecidos o Brasil está basicamente igual aos outros países, os homens superam as mulheres em porcentagem. E a variável faixa etária mostra que no Brasil os empreendedores iniciais tem entre 25-34 anos e em outros países tais como Alemanha, China, Índia e México verificou-se esta mesma faixa etária para empreendedores iniciais, já nos Estados Unidos a maior taxa é de 35-44 anos. E os estabelecidos, no Brasil a maioria tem 45-54 anos. Para análise de escolaridade adotou-se 4 faixas de escolaridades para a comparação, sendo a faixa 1 representada por pessoas sem nenhuma educação formal, a faixa 2 os possuem o segundo grau completo e superior incompleto, a faixa 3 os que têm superior completo, especializações e mestrado incompleto, e a faixa 4 representada pelos mestres e pelos que possuem doutorado incompleto e completo. E no Brasil a maior concentração está na faixa 2, no entanto a faixa 4 não foi incluída nesta pesquisa pela amostra pequena. E a taxa de empreendedores estabelecidos estão na faixa 1. Fracionando a amostra pelas características de grupo na faixa de renda mais baixa, grupo na faixa de renda intermediaria, grupo de renda mais alta realizou-se a variável renda financeira. No Brasil a maior fatia de empreendedores iniciais está no grupo de renda mais alta, e nos empreendedores estabelecidos a maior parcela possui renda alta e intermediária.
    Na variável tamanho da família os iniciais no Brasil são os que vivem em até 6 pessoas. Existem divergências de algumas regiões. Já os empreendedores estabelecidos no Brasil a grande parte está nas famílias com apenas 1 pessoa. A variável origem visualiza-se que no Brasil os empreendedores iniciais são a maior parte natural do estado, contudo são natural de outra cidade. E a taxa dos estabelecidos se encontra nesta mesma forma quanto a esta variável.

    ResponderExcluir
  12. No capitulo 2 o relatório GEM 2013 apresenta as taxas específicas de empreendedorismo segundo algumas variáveis. São elas: gênero, faixa etária, escolaridade, renda, tamanho da família e origem do empreendedor. Essas taxas determinam o percentual de empreendedores em grupo de pessoas com as mesmas características.O GEM apresenta essas taxas tanto para empreendedores iniciais, quanto para empreendedores estabelecidos, comparadas aos países selecionados entre os três grupos de estágio de desenvolvimento (inovação, eficiência e outros fatores). O GEM indica também os resultados para as regiões brasileiras.A variável faixa etária mostra que o maior interesse em empreender no Brasil ocorre entre idade de 25 a 34 anos, que representa 21,9%. Já os empreendedores estabelecidos, se interessam nessa área quando estão em uma idade mais elevada, ou seja, quando estão na faixa etária dos 45 a 54 anos.Na variável tamanho da família os iniciais no Brasil são os que vivem em até 6 pessoas. Existem divergências de algumas regiões. Já os empreendedores estabelecidos no Brasil a grande parte está nas famílias com apenas 1 pessoa. A variável origem visualiza-se que no Brasil os empreendedores iniciais são a maior parte natural do estado, contudo são natural de outra cidade. E a taxa dos estabelecidos se encontra nesta mesma forma quanto a esta variável.

    ResponderExcluir
  13. MATOS, Mariano Macedo. et al. Empreendedorismo no Brasil: 2013. p. 37-44. Curitiba: IBQP, 2013.
    Uma das funções do relatório GEM foi é analisar as taxas específicas seguindo algumas variáveis relacionadas aos empreendedores como: gênero, faixa etária, escolaridade, renda, tamanho da família e origem do empreendedor.
     Quanto ao gênero: no brasil as taxas de propensão ao empreendedorismo são semelhantes;
     Quanto a faixa etária: a maior propensão está entre os 25 e 35 anos com 21,9%;
     Quanto a escolaridade: os estudos apontam que grande maioria dos empreendedores no brasil não tem o ensino superior completo;
     Renda familiar: a propensão ao empreendedorismo em todo Brasil se concentra entre 6 e 9 salário mínimos, exceto a região Centro-Oeste que a faixa está acima de 9 salários mínimos;
     Tamanho da família: as famílias com 6 pessoas no Brasil são mais propensas a serem empreendedoras iniciais;
     Origem: as maiores taxas estão relacionadas aos empreendedores iniciais naturais do próprio estado, isso acontece na grande parte dos país, nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, já nas regiões Nordeste e Sul as maiores taxas são de empreendedores que vieram de outro estado ou país.

    ResponderExcluir
  14. No capítulo 2 os gráficos e tabelas mostram as taxas específicas de empreendedores acordo com as variáveis socioeconômicas como: gênero, faixa etária, escolaridade, renda, tamanho da família e origem do empreendedor. O relatório do GEM também dividiu os perfis dos países com condições parecidas para TEA e TEE tanto em fatores, eficiência e inovação.Alemanha e EUA do grupo impulsionados por Inovação; China e México do grupo impulsionados por eficiência; e Índia do grupo de países impulsionados por fatores; e os resultados do Brasil que de acordo com as regiões e suas variáveis econômica as taxas se diferem.Usando essas variáveis de gênero, no Brasil as taxas de empreendedores Iniciantes são muito semelhantes entre homens e mulheres, enquanto em outros países essas taxas são bem maiores entre os homens.Já os empreendedores estabelecidos se igualam aos outros países onde ainda predominantes entre os homens.Já por faixa etária no Brasil os empreendedores iniciantes estão entre 25 e 34 anos(ou seja 21,9% dessa faixa etária são empreendedores), enquanto nos outros países essa faixa sobe entre 35 e 44 anos.Entre as outras faixas no Brasil variam muito de acordo com a região e tipo de empreendedorismo e também se aplica aos empreendedores estabelecidos e nos outros países também.Na variável de faixa etária de empreendedores no Brasil a taxa específica está entre 25 a 34 anos nos EUA 35 e 44anos.Já a TEA No Brasil,a Alemanha e México essa faixa sobe para 45 a 54 anos e China e Índia de 35 a 44 anos, nos EUA 55 a 64 anos.Já a TEE essa faixa está entre 25 e 34 anos, com exceção da região Norte que está entre 35 e 44 anos.Na variável grau de escolaridade, em países impulsionados por inovação a taxa de maior propensão do empreendedorismo individual está na faixa 3 classificada como superior completo e especialização ou mestrado, vale também para a China, país impulsionado pelo eficiência; TEE esses índices são mais variáveis em regiões do Brasil e outros países.Dentre outras variações como renda familiar, tamanho da família e origem...

    ResponderExcluir
  15. MATOS, M. M. et al. Empreendedorismo no Brasil. Curitiba: IBQP, 2013
    O GEM 2013 mostrou na pesquisa as taxas específicas dos empreendedores a partir de variáveis socioeconômicas, como o gênero, a idade, a renda, o grau de escolaridade, além do tamanho da família e da origem empreendedora dos indivíduos. Foram apresentadas essas taxas para empreendedores iniciais e já estabelecidos, comparando assim 3 grupos de empreendedores em estagio de desenvolvimento, os países comparados foram: Alemanha e Estados Unidos baseado na inovação; China e México do grupo visualizado por eficiência; e Índia do grupo impulsionado por fatores. Também foram apresentados dados para as regiões brasileiras onde o Brasil tem destaque quando se fala em empreendedores inicias, as mulheres representam 17,4% e homens 17,2%, diferentemente de outros países onde a taxa de empreendedores predominam o sexo masculino.
    Quando a variável é faixa etária, nota-se é que a maior parcela de empreendedores no Brasil encontra-se entre os 25 e os 34 anos de idade, já nos Estados Unidos a faixa etária predominante é entre os 35 e os 44 anos, e alguns outros países como China, México, Índia e Alemanha apresentam as mesmas taxas Brasileiras. Já quando as taxas de comparação é a escolaridade dos empreendedores, predomina aqueles que possuem segundo grau completo e superior incompleto.
    Para avaliar a variável renda foi feita uma divisão em três grupos de faixas de renda: faixa de renda mais baixa, faixa de renda intermediária e faixa de renda mais alta. No Brasil a faixa de renda predominante entre empreendedores iniciais é a de 6 a 9 salários mínimos, ou seja, faixa de renda mais alta. Quando analisados pela pesquisa o tamanho das famílias com possibilidades empreendedoras, notou-se que dentre os empreendedores iniciais as famílias são maiores, com aproximadamente 6 membros e entre os empreendedores estabelecidos apenas o próprio empreendedor.

    ResponderExcluir
  16. O segundo capítulo nos remete aos dados específicos de empreendedores em diversos fatores como: a) gênero, em que o Brasil apresenta um cenário de que a taxa de empreendedores iniciais (TEA) em relação ao gênero feminino é maior do que o gênero feminino, já em relação aos empreendedores estabelecidos (TEE), há uma predominância do sexo masculino, com 18,6%, além de existir as taxas em relação ao panorama nacional; b) faixa etária, no qual no Brasil a maior taxa de TEA está entre 25-34 anos, já para os TEE, a maior taxa está entre 45-54 anos; c) em relação à escolaridade, o Brasil apresenta uma taxa de 18% em que os TEA apresentam o segundo grau completo e superior incompleto, e em relação aos TEE apresentam uma escolaridade em que engloba nenhuma educação formal, primeiro grau incompleto ou completo, e segundo graus incompleto; c) já para a renda familiar, o Brasil apresenta um percentagem maior de renda familiar em 33% mais alta tanto para TEA e TEE; d) outro dado específico é em relação ao tamanho da família, em que no Brasil os TEA 20,3% apresentam 6 componentes familiares, e os TEE apresentam apenas um integrante em relação ao dado tamanho da família; e) a origem do perfil dos brasileiros em que os TEA e os TEE apresentam taxas de naturalidade da cidade, natural do Estado ou natural de outros países.

    ResponderExcluir
  17. O relatório do GEM 2013 apresenta taxas especificas de empreendedorismo de acordo com algumas variáveis: de gênero, faixa etária, escolaridade, renda, tamanho da família e origem do empreendedor. As taxas do GEM fazem referencia a empreendedores pertencentes a grupos com características peculiares e engloba empreendedores iniciais e já estabelecidos.
    Variável de gênero:
    Quando se faz comparação a outros países o Brasil na variável de gênero em empreendedores iniciais apresenta taxas semelhantes, sendo elas 17,2% masc. e 17,4% fem., sendo assim pode-se dizer que existe paridade entre homens e mulher.
    Quando se refere a empreendedores estabelecidos o Brasil se equipara a outros países onde a taxa masculina é superior a feminina, 18,6% contra 12,6%%. Quando a comparação é feita entre regiões a TEA para empreendedores iniciais mostra que nas regiões Nordeste a taxa é de 17,2% e 11,9% e no Sudeste é 20,5% e 19,9%%, onde a taxa masculina é superior a feminina, nas demais regiões as proporções se invertem. Entre os empreendedores estabelecidos a TEE mostra uma maior disposição masculina em todas as regiões.
    Variável de faixa etária:
    De acordo com a TEA a propensão empreendedora do Brasil se estabelece entre a faixa etária de 25 a 34 anos, cerca de 21,9%, esta faixa etária também se estabelece na Alemanha, China, Índia e México distinto dos Estados Unidos onde a faixa é 35 e 44 anos, ou seja 16,5%.
    Entre os empreendedores estabelecidos a faixa etária é maior, pois existe uma relação entre idade do negócio e idade do empreendedor. A disposição etária fica entre 45 e 54 anos no Brasil, Alemanha e México, na China e na Índia a faixa é de 35 e 44 anos e nos Estados Unidos 55 a 64 anos. Apenas na região norte a TEA do país não se equipara as demais regiões onde a faixa etária é de 35 a 44 anos superior as demais regiões onde a faixa é de 25-34 anos.
    Para os empreendedores estabelecidos a taxa tanto no Brasil quanto nas demais regiões fica estabelecida entre 45-54 anos, exceto no Centro Oeste onde a TEE é de 55-64 anos.
    Variável de escolaridade:
    O TEA segundo a variável de escolaridade é determinado de acordo com quatro faixas de escolaridade. Através desta analise é possível fazer uma equiparação entre o Brasil e os demais países. As faixas de escolaridade são: 1(i) nenhuma educação formal, o primeiro e o segundo grau incompleto;2(ii) segundo grau completo e superior incompleto; 3(iii) superior completo e especializações mestrado incompleto;4 (iv) mestrado completo e doutorado completo e incompleto.
    A analise do TEA mostra que países como a Alemanha, Estados Unidos impulsionados por inovação se estabelece na faixa 3, a China também se inclui na faixa 3, mas pertence aos países impulsionados pela eficiência como o Brasil, Índia e México mas eles estabelece na faixa 2. O Brasil apresenta maior TEA na faixa 1 cerca de 17,0% e maior na faixa 2, 18%. A faixa TEE apresenta maior dinâmica na faixa 1.
    Variável familiar:
    A faixa TEA subdivide em três faixas: (i)renda baixa, (ii) renda intermediaria, (iii) renda alta, de acordo com estas especificações o Brasil apresenta pouca variação, a faixa TEE se especifica na faixa alta em todos os países avaliados. Nas regiões do Brasil existem variações salariais nas regiões e variam entre 9 e 6 salários.
    Variável familiar:
    Os empreendedores inicias a propensão maior familiar é de seis pessoas, ocorrendo variação somente na região Norte 1-3 pessoas e Centro Oeste ficando entre 1-6 pessoas
    Variável de origem
    As faixas de TEA e TEE mostra que os empreendedores em maioria pertencem ao próprio Estado, nas regiões Nordeste e Sul a uma variação de pessoas que moram em outro Estado ou País. Entre os empreendedores estabelecidos a maior taxa se comporta em pessoas vindas de outro Estado, mas tal fato não se enquadra na região Sul, onde a taxa apresenta grande percentual de pessoas naturais da própria região.

    ResponderExcluir
  18. MATOS, Mariano Macedo. et al. Empreendedorismo no Brasil: 2013. p. 37-44. Curitiba: IBQP, 2013
    O relatório GEM 2013 apresenta as taxas específicas de empreendedorismo segundo algumas variáveis. São elas: gênero, faixa etária, escolaridade, renda, tamanho da família e origem do empreendedor. Essas taxas determinam o percentual de empreendedores em grupo de pessoas com as mesmas características.
    - Quanto ao gênero: no brasil as taxas de propensão ao empreendedorismo são semelhantes;
    - Quanto a faixa etária: a maior propensão está entre os 25 e 35 anos com 21,9%;
    - Quanto a escolaridade: os estudos apontam que grande maioria dos empreendedores no brasil não tem o ensino superior completo;
    - Renda familiar: a propensão ao empreendedorismo em todo Brasil se concentra entre 6 e 9 salário mínimos, exceto a região Centro-Oeste que a faixa está acima de 9 salários mínimos;
    - Tamanho da família: as famílias com 6 pessoas no Brasil são mais propensas a serem empreendedoras iniciais;
    - Origem: as maiores taxas estão relacionadas aos empreendedores iniciais naturais do próprio estado, isso acontece na grande parte dos país, nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, já nas regiões Nordeste e Sul as maiores taxas são de empreendedores que vieram de outro estado ou país.
    Ao analisar a variável origem percebe-se que no país a taxa de empreendedores iniciais boa parte dos empreendedores se encontram em na variável natural do Estado, porém é natural de outra cidade, e a variação com as outras amostras é baixa. E a partir desses dados verificou-se que nas regiões do país boa parte se encontra nesta variável. E a taxa dos empreendedores estabelecidos também se encontra na variável natural do Estado, porém de natural de outra cidade.

    ResponderExcluir
  19. MATOS, Mariano Macedo. et al. Empreendedorismo no Brasil: 2013. p. 37-44. Curitiba: IBQP, 2013.
    A pesquisa do GEM de 2013 mostrou as taxas específicas dos empreendedores diante de varias variáveis socioeconômicas, como: gênero, idade, a renda, o grau de escolaridade, o tamanho da origem da família e a origem empreendedora da pessoa.
    - Gênero: nesse quesito homens e mulheres se assemelham aqui no Brasil, com 17,2% e 17,4% ;
    - Idade: no Brasil a propensão de empreendedor é de 25 a 34 anos, diferente dos Estados Unidos que é de 35 a 44 anos;
    - Escolaridade: a maioria dos empreendedores brasileiros tem pouca ou nenhuma escolaridade;
    - Renda: foi realizada uma divisão em três grupos com faixas de rendas diferentes: as mais baixas, a intermediária e a mais alta. Aqui no Brasil a faixa de renda predominantes nos empreendedores iniciais são de 6 a 9 salários mínimos;
    - Tamanho da família: são famílias de 6 integrantes ou mais;
    - Origem: as regiões que mais encontram empreendedores iniciando seus negócios nos seus próprios estados, eles estão nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, já nas regiões Nordeste e Sul as maiores taxas são de empreendedores que vieram de outro estado ou país.

    ResponderExcluir