quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Intraempreendedorismo

12/set (11) 

Mini-Palestra e 
Discussão do Tema 4 (Intraempreendedorismo)

22 comentários:

  1. NASSIF , Vânia Maria Jorge; ANDREASSI, Tales; SIMÕES, Fabíola. Competências empreendedoras: há diferenças entre empreendedores e intraempreendedores? RAI – Revista de Administração e Inovação, São Paulo , v . 8 , n. 3, p .33-54, jul./set. 2011.

    O objetivo do trabalho foi identificar se há competências que distinguem empreendedores de intraempreendedores. Também comenta sobre as importantes contribuições que esses pessoas trazem para a sociedade, e que há poucas diferenças na distinção, sendo similares suas funções. O que os diferenciam são os contextos e os ambientes que os atuam.
    Essa diferença pode ser entendida na fala de Pinchot (p. 35, 1987) “Ser empreendedor não significa unicamente estar à frente de um novo negócio, mas também estar presente em corporações liderando projetos capazes de intensificar e inovar os negócios. Este perfil é intitulado de intraempreendedor”.
    O trabalho foi feito em cima de uma pesquisa qualitativa básica, de natureza exploratória, onde o método de coleta de dados foi entrevista semi estruturada com treze pessoas, todas gravadas e transcritas na integra, sendo composto por sete homens e seis mulheres. Os critérios de seleção foram: para os empreendedores – que tivessem empresa própria, que fossem os fundadores, estabelecidos em São Paulo, atuando na área de serviços ou comércio, homens ou mulheres; para os intraempreendedores – profissionais de empresas, indicados pelos superiores, com perfil intraempreendedor, marcado por suas ações e, finalmente, por acessibilidade.
    Uma dificuldade encontrada para a realização desta pesquisa foi localizar pessoas com o perfil desejado para responder ao problema de pesquisa e que tivessem disponibilidade para participação.
    Após terminar as coletas, os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo. em sequencia o material foi codificado e organizado em categorias de respostas.
    Apesar do pequeno numero de participantes da pesquisa puderam mostrar as semelhanças e divergências entre empreendedores e intraempreendedores em relação às competências. As diferenças são bem atenuantes. Pode-se verificar que os empreendedores são mais comprometidos afetivamente com suas empresas, além de elas terem muita importância na vida deles. Os tipos de preocupação entre os dois grupos são diferentes, observando que para o grupo dos empreendedores é fundamental que os negócios deem certo, com expectativas de progredir. A empresa é a razão da vida deles, se sentem comprometidos e responsáveis pelos negócios que estão à frente. No grupo de intraempreendedores, as preocupações estão mais localizadas no reconhecimento por parte da empresa e dos dirigentes, conquistas de prêmios, benefícios e remuneração.
    Outro ponto que distingue empreendedores de intraempreendedores refere-se àqueles que possuem empresas próprias e que tendem a se relacionar melhor com os funcionários e estão mais atentos aos investimentos de longo prazo.
    As competências apontadas pelos participantes apresentam algumas similaridades, tais como força de vontade para exercer as atividades e entusiasmo e motivação para gerir os negócios. O modo como eles enxergam as oportunidades mostrou diferenças; os empreendedores usam mais a intuição do que os intraempreendedores, outro ponto interessante foi sobre o apoio familiar que tem muita importância na carreira de ambos.

    ResponderExcluir
  2. O artigo descreve sobre os intraempreendedores, e mostra as diferenças entre os empreendedores, que segundo artigo empreendedor é aquele que abre e gerencia seu negócio, e o intraempreendedor são pessoas dentro das organizações que perseguem oportunidades independentes dos recursos que controlam.
    No artigo é discutido o empreendedorismo sob três escolas: a econômica, que consiste em resultados da atividade empreendedora; a psicológica, cuja detém a atenção no ator social empreendedor; e a administrativa, que busca identificar distintos procedimentos relacionados à gestão do empreendedor.
    O artigo apresenta discussões que distingue o empreendedor e intraempreendedor, em aspectos como o perfil, as competências, as motivações e a capacidade de realização. O autor descreve sob a visão de teóricos que o empreendedorismo é caracterizado como o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforços necessários para sua realização. Outro teórico descreve que o empreendedorismo emerge com a identificação de oportunidades para criar novos produtos ou serviços e que é importante na economia, psicologia e na sociologia. O embasamento teórico do artigo propõe que a essência do empreendedorismo consiste em três elementos como: a inovação, o risco e autonomia.
    O empreendedor apresenta características como: iniciativa, organizar e reorganizar mecanismos sociais e econômicos, aceitar o risco ou o fracasso, ser corajoso e etc. alem de inovador, persistente, desafiador dentre outras coisas que o torna diferente. O intraempreendedorismo é apresentado como um empreendedorismo corporativo. Teóricos descrevem que é como empreendedorismo em empresas, onde os colaboradores perseguem oportunidades independentes dos recursos que controlam.
    Outra diferença entre empreendedores de intraempreendedores que a pesquisa propiciou foi que àqueles proprietários de empresas e que se relacionar melhor com os colaboradores estão mais concentrados em investimentos de longo prazo. As competências apresentados pelos empreendedores e intraempreendedores possui algumas semelhanças como: a força de vontade para exercer as atividades e entusiasmo e motivação para gerir os negócios. A visão das oportunidades mostrou-se diferente, pois empreendedores usam mais a intuição do que os intraempreendedores.

    ResponderExcluir
  3. Empreendedores são vistos como competências importantes para o crescimento e sucesso do negocio. Para o autor empreendedor são aquelas pessoas que estão nas organizações que faz com que tenha novas oportunidades com características com a diferenciação no processo de criação e valores diferenciados para o mercado, apresentando discussões sobre o empreendedor e intraempreendedor, com algumas características a serem avaliadas como perfil, competências, motivações e realizações.
    O papel empreendedor e intraempreendedor vem chamando atenção dos pesquisadores, o empreendedorismo é visto com diferentes topos, esta apresentando significados que apresentam o empreendedorismo sobre três escolas,que são elas, primeiro a Economia, que tem como prioridades os resultados nas atividades empreendedoras, a Psicologia, que detém as atenções no social empreendedor , e por ultimo administrativa que esta sempre em busca de identificar distintos procedimentos que estão relacionados com a gestão de empreendedor.
    O texto mostra que existem competências que distinguem o empreendedorismo e intraempreendedores existindo semelhança divergências entre os dois.
    Os empreendedores são pessoas mais comprometidas com suas empresas e ser algo que dão muito valor por ser muito importante para cada um, já no intraempreendedores as preocupações são diferentes estão mais no reconhecimento por parte da empresa, e de seus colaboradores por, exemplo na conquistas de premiações.

    ResponderExcluir
  4. O seguinte texto trás uma perspectiva do que é o empreendedor e intraempreendedor, um tema de grande relevância já que, estes detém uma grande relevância econômica e social em um país, um ator dono de um papel de grande relevância que destina o futuro de um país.
    O empreendedor é analisado por 3 perspectivas, a econômica, a psicológica e administrativa, ele é relevante ativo econômico, um ator social e empreendedor que busca criar diferentes procedimentos. Além destes apresentados o empreendedor é dividido em respectivas escolas, entre outros, no entanto um pensamento já bem estruturado é que o empreendedor é aquele que se relaciona com o processo de identificação de oportunidades maneira criativa.
    O ponta tangível nessa pesquisa é o estudo para as competências empreendedoras, uma pintura das preposições de valor que identificam o empreendedor no movimento social, dentro das organizações. Os autores falam que empreendedor é aquele cria valor, entendedor de fenômenos, propicia a inovação, a diferenciação de empreendedor para intraempreendedor esta no ponto da autonomia, alguns autores falam que empreendedor é aquele que tem liberdade, no entanto a varias formas de liberdade que também são oferecidas por organizações, e empreendedores que encontram-se em posse dessa empresas, estão dentro da corrente desta são intraempreendedores.
    Ao mear do texto estes discorre trazendo importantes nomes que trazem muitas ideias para a caracterização, para discrição e os meios atuante, porém são muitos autores e que abordam determinados pontos diferentes, uma igualdade analisada é que o empreendedor esta relacionado em víeis com sobre a criação e inovação, um ser atuante com necessidade de criação.
    As habilidades do empreendedor são classificadas em técnica, administrativa e empreendedora pessoal, técnica é know-how é o que o empreendedor tem que saber para desemprenhar a sua função, administrativas esta relacionada com a tomada de decisões, os riscos a persistência, liderança e o espírito de inovação, e por ultimo. Apesar desta abordagem temos inúmeras outras sobre a competência dos empreendedores, apontando oportunidade, relacionamentos, conceituais, administrativas e organizadoras, estratégica, comprometimento, competências de apoio e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

    ResponderExcluir
  5. NASSIF , Vânia Maria Jorge; ANDREASSI, Tales; SIMÕES, Fabíola. Competências empreendedoras: há diferenças entre empreendedores e intraempreendedores? RAI – Revista de Administração e Inovação, São Paulo , v . 8 , n. 3, p .33-54, jul./set. 2011.


    O artigo discuti às competências de empreendedores e de intraempreendedores, procurando por diferenças e semelhanças nas ações e tipos de competências.
    Ser empreendedor não significa unicamente estar à frente de um novo negócio, mas também estar presente em corporações liderando projetos capazes de intensificar e inovar os negócios. De acordo com Filion (1997) ha uma distinção entre as escolas de pensamento do empreendedorismo, propondo dois grandes grupos, os economistas e os comportamentalistas. O autor chama de economistas os que se interessam em entender a importância do empreendedor como força motriz do sistema econômico. Hisrich e Peters (2004) citam o empreendedorismo como o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforços necessários para sua realização. Já para Shumpeter (1985), a essência do empreendedorismo é a inovação que implica a percepção e exploração de novas oportunidades de negócio. A inovação e a novidade estão intrínsecas à definição de empreendedorismo ao se considerar a concepção, a proposição ou a realização de algo novo. Na visão comportamentalista os trabalhos se concentraram nas características criativas e intuitivas dos empreendedores, investigando quem é o empreendedor e quais são suas características.
    Hisrich e Peters (2004) afirmam que pesquisadores concordam que o empreendedor está envolto em inúmeras características que incluem:tomar iniciativa, organizar e reorganizar mecanismos sociais e econômicos, aceitar o risco ou o fracasso, ser corajoso dentre outras. As habilidades exigidas aos empreendedores podem ser classificadas em três principais áreas: técnica, administrativa e empreendedora pessoal. A primeira área abrange posturas pessoais e profissionais, importantes para o desenvolvimento do trabalho em equipe e know-how técnico. Quanto à habilidade administrativa, refere-se àquelas voltadas para tomada de decisões em atividades mais específicas, e as pessoais são de cunho comportamental, relacionadas à capacidade de arriscar-se, espírito de inovação, persistência, liderança e orientação para mudanças.
    Man e Lau (2000), sintetizadores dos estudos de competências empreendedoras, são apontados como pioneiros nesse tema. Os autores detectam seis tipos de competências: oportunidade , conceituais , administrativas e organizadoras , estratégicas posição de mercado,comprometimento.
    A pesquisa mostrou que existem semelhanças e divergências entre empreendedores e intraempreendedores em relação às competências, entretanto, as diferenças são bem atenuantes. Pode-se verificar que os empreendedores são mais comprometidos afetivamente com suas empresas, além de elas terem muita importância na vida deles. Os tipos de preocupação entre os dois grupos são diferentes, observando que para o grupo dos empreendedores é fundamental que os negócios deem certo, com expectativas de progredir. A empresa é a razão da vida deles, se sentem comprometidos e responsáveis pelos negócios que estão à frente. No grupo de
    intraempreendedores, as preocupações estão mais localizadas no reconhecimento por parte da empresa
    e dos dirigentes, conquistas de prêmios, benefícios e remuneração, não obstante terem declarado o
    quanto gostam de seu trabalho e de sua atividade.

    ResponderExcluir
  6. NASSIF, Vânia Maria Jorge; ANDREASSI, Tales; SIMÕES Fabíola- Competências empreendedoras: há diferenças entre empreendedores e intraempreendedores? Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v.8, n.3, p. 33-54, jul./set. 2011.
    O artigo propõe discutir e relacionar quais seriam ou se teriam diferenças entre empreendedores com intraempreededores, deste modo a pesquisa também procurou entender se há diferença entre competências em relação aos intraempreendedores e empreendedores, e também apresentar as características desses indivíduos que compõe esses grupos, uma vez que uma boa parcela de brasileiros fazem parte deste grupo de empreendedores e de modo significativo contribuem para o crescimento do pais.
    O empreendedorismo tem sido motivo de pesquisas de muitos estudiosos que tem procurado entender esse processo. Segundo Hisrich e Peters (2004) o empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforços necessários para sua realização, já Julien (2010) propõe quatro perspectivas para entender o empreendedorismo individual, 1) as que se referirem á criação de uma empresa nova e inovadora; 2) as que se direcionam á criação de empresa a partir da reprodução ou imitação de outras organizações; 3) as que mencionam á retomada de uma empresa existente com a introdução de mudanças e 4) as que visam ampliar o mercado de organizações estabelecidas por meio do intraempreendedorismo.
    Baron e Shane (2007) corrobora quando diz que o empreendedorismo surge com a percepção de oportunidades pra criar novos produtos ou serviços e que possui raízes importantes na economia, nas ciências do comportamento e na sociologia. Já Longenecker, Moore e Petty (1997) identificam três elementos que seriam a essência do empreendedorismo em sua atividade: a inovação, o risco e a autonomia. No artigo ainda diz que para ser um empreendedor a liberdade é um fator fundamental para que se concretizem os objetivos, aliado os recursos, ás estratégias como também as oportunidades relevantes para o negocio.
    Após conceituar os autores que se aprofundaram na temática e analisar os resultados das pesquisa notou-se que existem semelhanças e divergências entre eles sendo bem atenuantes, uma vez que empreendedores são mais comprometidos com a empresa, além de serem importantes nas suas vidas, para eles é fundamental que os negócios deem certo, e tem também perspectivas de crescimento, sendo a empresa a razão de sua existência. Já no grupo de intraempreendedores seus objetivos são diferentes, são mais focados no reconhecimento por parte da empresa e seus dirigentes, conquistas de prêmios, benefícios e remuneração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pesquisa do artigo está relacionada a entender o conceito relativo entre empreendedores e intraempreendedores, com a finalidade de identificar as diferenças e semelhanças de competências existentes entre empreendedores e intraempreendedores.
      Participaram desta pesquisa 13 pessoas, entre homens e mulheres, entre fundadores de suas empresas na cidade de São Paulo e os profissionais de empresas, com perfil de intraempreendedores. Foram verificadas diferentes variáveis que distingui os empreendedores dos intraempreendedores, pois como, apoio familiar, motivação pessoal, construção de carreira, motivação pessoal, etc. Sendo os empreendedores aqueles que possuem os seus negócios e o intraempreendedores, pessoas que estão dentro das organizações em busca de oportunidades independentes do gerenciamento do negócio. Este artigo ressalta o perfil, competências, motivações e suas capacidades. Portanto, o artigo identifica um papel de igualdade desses termos na sociedade, mas os diferenciam quanto ao contexto e o ambiente em que atuam, suas competências e ações é que trazem o diferencial um em relação ao outro. Já que se tem percebido que esses grupos tem tido participação atuante no desenvolvimento e crescimento econômico no país.
      Também são ressaltados alguns tipos de competências necessárias, como oportunidade, relacionamento, termos conceituais, administração e organização, estratégias, comprometimento, equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, inovação e vínculos sociais.
      Resumidamente, tornando-se esses o ponto chave para definir essas variáveis, como conhecimento/competências cognitivas, funcionais, pessoais ou comportamentais, valores e ética, salientando essas abordagens nos principais focos econômicos, psicológicos e administrativo.

      Excluir
  7. NASSIF, V. M. J.; ANDREASSI, T.; SIMÕES, F.. Competências empreendedoras: Há diferenças entre empreendedores e intraempreendedores? RAI – Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v . 8 , n. 3, p .33-54, jul./set. 2011.
    O artigo demonstra as competências de empreendedores e de intraempreendedores, apresentando diferenças e semelhanças nas ações e tipos de competências, e também apresentar as características destes, já que uma boa parcela de brasileiros faz parte deste grupo de empreendedores e de modo significativo contribuem para o crescimento do país.
    As habilidades empreendedoras podem ser classificadas em três principais áreas: técnica, administrativa e empreendedora pessoal. A primeira área foca nas posturas pessoais e profissionais, trazendo essa habilidade como importante para o desenvolvimento do trabalho em equipe e know-how. Quanto à habilidade administrativa, refere-se àquela voltada para tomada de decisões em atividades mais específicas, e as pessoais são de origem comportamental, relacionadas à capacidade de arriscar-se, espírito de inovação, persistência, liderança e orientação para mudanças.
    A pesquisa mostrou que existem semelhanças e diferenças entre empreendedores e intraempreendedores em relação às competências, porém o contexto e os ambientes é que os diferenciam e fazem com que sejam vistos de formas diferentes.. Os empreendedores são definidos no texto como pessoas mais comprometidas com suas empresas, veem seu empreendimento como algo de muito valor, já os intraempreendedores têm outras preocupações como o reconhecimento por parte da empresa, e de seus colaboradores, conquista de prêmios, dentre outras.

    ResponderExcluir
  8. NASSIF , Vânia Maria Jorge; ANDREASSI, Tales; SIMÕES, Fabíola. Competências empreendedoras: há diferenças entre empreendedores e intraempreendedores? RAI – Revista de Administração e Inovação, São Paulo , v . 8 , n. 3, p .33-54, jul./set. 2011.

    O presente artigo nos mostra as diferenças e semelhanças, tanto nas competências como nas ações dos empreendedores e dos intraempreendedores, apresentando assim as características de cada um.
    No caso de empreendedores, eles estão sempre a frente no negócio liderando e dando exemplo de como fazer algo novo. Shumpeter (1985) afirma que inovar é a essência do empreendedorismo e isso vem de explorar e enxergar novas oportunidades.
    Segundo o artigo a habilidade de empreender é divida em três áreas:
    - Técnica: que foca principalmente a postura pessoal e profissional, que auxilia assim a habilidade de trabalhar em equipe, tornando-a assim importante para o desenvolvimento do trabalho;
    - Administrativa: se refere à tomada de decisão em atividade especificas;
    - Empreendedora pessoal: é de cunho comportamental, que estão relacionadas à capacidade de se arriscar, inovar, persistir, liderar e orientar para mudar.
    A pesquisa mostrou que as semelhanças e diferenças são muitas entre os dois, mas nota-se que os empreendedores são mais comprometidos com suas empresas. No caso deles, empreendedores, o negocio que eles têm são de muita importância para sua vida e sempre os colocam em primeiro lugar, por isso são tão comprometidos com o que tem. Já os intraemprendedores a preocupação esta em se ter um reconhecimento por parte da empresa e do dirigente, ter benefícios e sua remuneração.

    ResponderExcluir
  9. As discussões que abordam a função do empreendedor e do intraempreendedor chamam a atenção do campo acadêmico e profissional por se tratar de uma área que abrange potenciais no mercado e dentro da economia. No empreendedorismo o cenário é o mesmo das outras duas vertentes, empreendedor e intraempreendedor, que diante da complexidade em entender o fenômeno existem uma diversidade de perspectiva sobre o tema, entre elas, estão que o empreendedorismo é visto como um processo para criar algo diferente e com valor. Sobre outra percepção pode se dizer que o empreendedorismo envolver três elementos essências que são eles: inovação, risco e autonomia. No entanto, para essa atividade ser desenvolvida é necessário que haja liberdade em realizar os processos, estratégias e a busca por novas oportunidades ressaltando a junção de forças empreendedora no desenvolvimento do projeto. Em relação ao empreendedor possuem variedade de características que podem ser identifica-lo, como os valores, a relação com o trabalho, a necessidade de realização, lucro como resultado do esforço pessoal, organizar e reorganizar mecanismos sociais e econômicos e aceitar riscos e fracassos entre outros. No início a relação do termo intraempreendedorismo estava aliado as funções administrativas, não ligados diretamente aos negócios, sendo assim as atividades intraempreendedoras são aquelas que propõem mudanças e melhorias na organização, aumentando o valor para o cliente ou para o acionista. As competências são consideradas uma característica de um indivíduo que tem diferentes traços de personalidade, habilidade e conhecimentos, as habilidades apresentada aos empreendedores podem ser classificadas em técnica, administrativa e empreendedora pessoal. A primeira aborda posturas pessoais e profissionais, à habilidade administrativa se refere a tomada de decisões em atividades mais complexas e as pessoas são de cunho comportamental como espirito inovador, persistência e liderança. Partindo para os resultados da pesquisa, 13 pessoas participaram da pesquisa, sete do sexo masculino e seis do sexo feminino, a maioria com nível superior completo, foi possível identificar que as competências é um fator importante na diferenciação dos empreendedor e do intraempreendedor, sendo os empreendedores mais comprometidos com a organização, já os intraempreendedor estão mais focados no reconhecimento por parte da empresa como conquistas de prêmios, benefícios e remuneração. Outro ponto diferenciador é aqueles que possuem empresas próprias e estão atentos a investimentos de longo prazo, os empreendedores utilizam mais a intuição, mais as duas variáveis se assemelham em força de vontade, entusiasmo e motivação. Percebe-se que a busca por oportunidade e como a reconhecem é o que faz do intraempreendedor uma pessoa diferente na organização.

    ResponderExcluir
  10. NASSIF, Vânia Maria Jorge; ANDREASSI, Tales; SIMÕES Fabíola- Competências empreendedoras: há diferenças entre empreendedores e intraempreendedores? Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v.8, n.3, p. 33-54, jul./set. 2011.
    O presente artigo relata que o empreendedorismo é visto por diversas partes. Diante da perspectiva do intraempreendedorismo para que os negócios prosperem, é fundamental contar com competências distintas para que os objetivos da organização sejam alcançados.
    Para o intraempreendedorismo ter a liberdade de interagir com a organização é fundamental a ligação entre os recursos, estratégias de ação e a busca de oportunidades diante do mercado. As organizações precisam se preocupar em relação à rotina, procurando não deixar os processos acomodados. O artigo relata as competências, motivações e suas capacidades, a competência é conhecida como um nível de característica de um indivíduo, já a habilidade trata-se de decisões das atividades específicas, ou seja, é fundamental que as habilidades e competências sejam inseridas dentro de uma organização.
    Portanto o intraempreendedorismo projeta da melhor forma possível os objetivos de uma empresa, tendo como base a relação entre empreendedor e colaboradores, pois eles visam reconhecimento dos seus dirigentes, em troca de benefícios diante da organização.

    ResponderExcluir
  11. O artigo tem como finalidade identificar competências empreendedoras que separam empreendedores e intraempreendedores, assunto que desperta a curiosidades de muitos autores Hisrich e PETERS(2004) fala do empreendedorismo como processo de criar algo diferente e com valor, dedicando todo o tempo e esforço necessario para sua realização. Para conceituar essas diferenças o artigo usa as Competencias que para Man e Lau (2000) são divididas em sete tipos: Oportunidade; relacionamento; conceitual; administrativa; estratégica; comprometimento e apoio pessoal. A pesquisa foi realizada com 13 pessoas sendo sete do sexo masculino e seis do sexo feminino com faixa etaria de 30 á 57 anos, sendo onze casados e dois solteiros, e quanto a natureza das empresas dez de serviços e três de ramo industrial.
    No conceito de empreendedor todos chegaram a conclusão de que empreendedor é aquela pessoas que esta no centro das atividades, com objetivos claros e definidos em sua vida, no conceito de intraempreendedor ressaltam que é aquela pessoa que assume riscos e erros na realização de atividades sem medo.
    Quanto a competência por oportunidade ambos concordam com Man e Lau (2000) identificar a oportunidade, avalia-la e desenvolve-la; a competência de relacionamento ambos concordam que é necessário apoio, confiança, honestidade e transparência nas relações; competência conceitual em empreendedores usam mais intuição que intraempreendedores que são mais preocupados com os riscos; competência administrativa para empreendedores a motivação esta relacionada com trabalhos e resultados enquanto para os intraempreendedores enfatizam metas, objetivos e remuneração; competência estratégica para os empreendedores a empresa tem significado maior que para os intraempreendedores; competência de comprometimento a atração pelo trabalho para os empreendedores esta na busca por atividades que gostam e que se identificam quanto para intraempreendedores tem sua atração ligada a salario, credibilidade etc; em relação competência apoio pessoal ambos se sentem como pessoas de sucesso.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. NASSIF, V. M. J.; ANDREASSI, T.; SIMÕES, F.. Competências empreendedoras: Há diferenças entre empreendedores e intraempreendedores? RAI – Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v . 8 , n. 3, p .33-54, jul./set. 2011.
    A pesquisa teve como objetivo apresentar as diferenças das competências empreendedoras que distinguem empreendedores de intraempreendedores.
    Os empreendedores são pessoas que percebem oportunidades no mercado para criar ou aperfeiçoar produtos ou serviços assumindo riscos, se tornando autônomo através da inovação.
    Os intraempreendedores são empreendedores corporativos, isso ocorre em empresas que os funcionários perseguem oportunidades independentes dos recursos que controlam, um empresa com essa característica conseguem sair do ciclo de vida padrão, não perdendo sua participação de mercado, pois não entra em processos rotineiros e acomodados
    A entrevista foi realizada com 13 pessoas de sexos distintos com tempo de atividade na empresa de 3 à 17 anos para empresas de grande porte e de 4 à 13 anos para empresas de pequeno porte.
    A pesquisa mostrou algumas semelhas entre os empreendedores e intraempreendedores com relação às competências, mas em geral são grandes as diferenças. Como o comprometimento onde são mais comprometidos os empreendedores, por questão de afeto com suas empresas. A preocupação dos empreendedores é fundamental para o negócio, pois é o que leva a progredir, diferentemente dos intraempreendedores. Os intraempreendedores tem preocupações como ser reconhecido pela empresa, conquista de prêmios, benefícios e remuneração.
    Outro fator que diferencia um empreendedor de intraempreendedor é o fato de quem possui empresa própria tendem a se relacionar melhor com os funcionários e estão mais atentos para investimento à longo prazo. Eu (Weslei) acho que isso acontece pelo objetivos de cada um, os empreendedores buscam o sucesso do negócio, desse modo visam um bom relacionamento com seus funcionários, o que não acontece com os intraempreendedores, como eles buscam ter reconhecimento dentro da empresa eles precisão se sobressair aos demais, isso pode causar um senso de superioridade, ou, até, inveja por parte dos colegas, também intraempreendedores, que tem o mesmo objetivo, prejudicando a relação dos mesmos.

    ResponderExcluir
  14. NASSIF , Vânia Maria Jorge; ANDREASSI, Tales; SIMÕES, Fabíola. Competências Empreendedoras: há diferenças entre empreendedores e Intraempreendedores? RAI – Revista de Administração e Inovação, São Paulo , v . 8 , n. 3, p .33-54, jul./set. 2011.

    O artigo fala sobre os conceitos de empreendedorismo e intraempreendedorismo e suas diferenças sob o ponto de vista de vários autores.Longenecker, Moore e Petty (1997) identificaram três elementos que seriam a essência do empreendedorismo em sua atividade: a inovação, o risco e a autonomia.
    As atividades intraempreendedoras são aquelas que indicam “(...) qualquer forma de proposição de mudanças e melhorias na organização ou dentro dos limites da rede direta de relacionamentos da organização que,de alguma forma, se traduz em aumento de valor para o cliente ou para o acionista” (Hashimoto, 2006,p. 14).
    Para Jones e Butler (1992) os Intraempreededores são funcionários que identificam imperfeições criadas pelo desequilíbrio da distribuição de informações e agem para identificar oportunidades nessas imperfeições, obtendo vantagens financeiras ao explorá-las.
    A pesquisa usou o conceito de competências de Man e Lau (2000), sintetizadores dos estudos de competências empreendedoras. Os autores classificam seis tipos de competências: oportunidade, relacionamento, conceituais, administrativas e organizadoras, estratégicas, comprometimento, e competências de apoio e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal .
    Participaram da pesquisa 13 pessoas: sete do sexo masculino e seis do sexo feminino
    Quanto à escolaridade, prevalece o grau superior completo (nove), destes, um com pós-graduação. Três de serviços ao maior número participantes têm superior incompleto e ainda um concluiu o ensino médio. A faixa etária variou entre 30 e 57 anos, 11 casados e dois solteiros. O tempo de atividade profissional para os intraempreendedores variou entre 3 e 17 anos, seis empresas são de pequeno porte e uma de médio porte. Para os empreendedores, essa variação ficou entre 4 e 13 anos e todas são de pequeno porte.
    Quanto à natureza das empresas, dez são de serviços e três do setor industrial. Iniciando pelo conceito de empreendedor, depreende-se que os respondentes da pesquisa
    conceituam esse ator social como uma pessoa que está no centro da atividade, é pioneiro nos seus afazeres e tem objetivos claros e definidos em sua vida. Afirmam que promove, de maneira diferente dos demais, o desenvolvimento de suas atividades por centrar-se em buscar oportunidades e novos horizontes, sem nunca se limitar. No que tange ao conceito de intraempreendedor, os respondentes têm clareza de que se trata de uma pessoa que tem empresa ou trabalha em uma cujo perfil e comportamento é o de um empreendedor. Pontuam que o intraempreendedor é aquele que assume o risco e erros ao realizar atividades sem medo, por ter respaldo da empresa. Julgam-no capaz de captar recursos para realizar seus sonhos e projetos, além de ser exímio inovador.
    Pode-se verificar que os empreendedores são mais comprometidos afetivamente com suas empresas, além de elas terem muita importância na vida deles. No grupo de
    intraempreendedores, as preocupações estão mais localizadas no reconhecimento por parte da empresa e dos dirigentes, conquistas de prêmios, benefícios e remuneração, não obstante terem declarado o quanto gostam de seu trabalho e de sua atividade.

    ResponderExcluir
  15. Stevenson e Jarillo (1990) consideram empreendedores como aqueles que abrem e gerenciam seus negócios, enquanto que intraempreendedores são pessoas internas à uma organização que buscam oportunidades para crescer profissionalmente dentro delas. O artigo buscou identificar se há competências que diferenciam empreendedores de intraempreendedores, e os resultados apontaram diferenças e similaridades, possuindo diferentes variáveis que impulsionaram suas vidas, tais como motivações pessoais, maneira de gerir seus negócios, apoio familiar e no desenvolvimento profissional.

    ResponderExcluir
  16. NASSIF, Vânia Maria Jorge; ANDREASSI, Tales; SIMÕES, Fabíola. Competências empreendedoras: há diferenças entre empreendedores e intraempreendedores? RAI – Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v.8, n.3, p 33-54, jul/set 2011.

    O artigo tem como principal objetivo identificar se existe competência que distinguem empreendedores de intraempreendedores, pois é um assunto que tem chamado muito a atenção de pesquisadores, acadêmicos e até mesmo de empresários.
    O empreendedorismo é um procedimento onde se cria algo diferente e com valor e para que possa ser realizado deve-se dedicar tempo e esforço. O empreendedorismo é visto sob três escolas. A primeira é a econômica que está voltada para a atividade empreendedora e seus resultados. A segunda escola é a psicológica que direciona a atenção no ato social. E por fim, a terceira escola é a administrativa, que buscar identificar os diferentes procedimentos voltados ao gerenciamento do empreendedor.
    Segundo o artigo a liberdade é um processo que ajuda a concretizar os objetivos de um empreendimento, como também ajuda procurar oportunidades que sejam relevantes ao negócio.
    Existem três principais áreas de habilidade que são exigidas aos empreendedores. A primeira é a técnica, pois envolve posturas pessoais e profissionais, na hora de desenvolver trabalho em equipe. A segunda habilidade é a administrativa, onde é voltada para tomada de decisões em atividades mais específicas. E a habilidade pessoal, abrange aspectos comportamentais, como, capacidade de arriscar-se, inovar, persistir, liderar e até mesmo orientar mudanças.
    Segundo teóricos que dizem respeito sobre competências empreendedoras, apontam dez tipos de competências. A oportunidade, que está relacionada a identificação, avaliação e busca. O relacionamento diz respeito a construção, manutenção e a utilização de redes de relacionamento e de confiança. Conceituais estão relacionados a pensamentos intuitivos, visão ampla e avaliação de riscos. As competências administrativas e organizadoras estão ligadas ao planejamento, organização, liderança e controle. As estratégicas incorporam a avaliação dos objetivos e o posicionamento do mercado, realizando mudanças estratégicas e controlando os resultados estratégicos. Deve haver comprometimento com os objetivos ao longo prazo, com os empregados e devoção ao trabalho. As competências de apoio e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal envolve aprendizado, administração do tempo, avaliação pessoal, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. A aprendizagem está relacionado à capacitar os empreendedores para experiências cada vez mais complexas por meio da obtenção de novos conhecimentos. O relacionamento traz a capacidade de criar e fortalecer uma imagem de confiança e reputação junto a parceiros atuais ou futuros. E sociais que é capacidade de construir e manter relacionamentos de confiança através da utilização das redes sociais obtendo recursos específicos para o empreendimento.

    ResponderExcluir
  17. NASSIF , Vânia Maria Jorge; ANDREASSI, Tales; SIMÕES, Fabíola. Competências empreendedoras: há diferenças entre empreendedores e intraempreendedores? RAI – Revista de Administração e Inovação, São Paulo , v . 8 , n. 3, p .33-54, jul./set. 2011.

    O artigo nos mostra as diferenças e semelhanças, tanto nas competências como nas ações dos empreendedores e dos intraempreendedores, apresentando assim as características de cada um.
    Longenecker, Moore e Petty (1997) identificaram três elementos que seriam a essência do empreendedorismo em sua atividade: a inovação, o risco e a autonomia.
    No caso de empreendedores, eles estão sempre a frente no negócio liderando e dando exemplo de como fazer algo novo. Shumpeter (1985) afirma que inovar é a essência do empreendedorismo e isso vem de explorar e enxergar novas oportunidades.
    Segundo o artigo a habilidade de empreender é divida em três áreas:
    - Técnica: que foca principalmente a postura pessoal e profissional, que auxilia assim a habilidade de trabalhar em equipe, tornando-a assim importante para o desenvolvimento do trabalho;
    - Administrativa: se refere à tomada de decisão em atividade especificas;
    - Empreendedora pessoal: é de cunho comportamental, que estão relacionadas à capacidade de se arriscar, inovar, persistir, liderar e orientar para mudar.
    A pesquisa mostrou que as semelhanças e diferenças são muitas entre os dois, mas nota-se que os empreendedores são mais comprometidos com suas empresas. No caso deles, empreendedores, o negocio que eles têm são de muita importância para sua vida e sempre os colocam em primeiro lugar, por isso são tão comprometidos com o que tem. Já os intraemprendedores a preocupação esta em se ter um reconhecimento por parte da empresa e do dirigente, ter benefícios e sua remuneração.
    Contudo o o intraempreendedorismo projeta da melhor forma possível os objetivos de uma empresa, tendo como base a relação entre empreendedor e colaboradores, pois eles visam reconhecimento dos seus dirigentes, em troca de benefícios diante da organização.

    ResponderExcluir
  18. NASSIF, Vânia Maria Jorge; ANDREASSI, Tales; SIMÕES, Fabíola. Competências empreendedoras: Há diferenças entre empreendedores e intraempreendedores?. Revista de administração e inovação. v. 8. n. 3. p. 33-54. São Paulo. 2011.
    As discussões a respeito do empreendedor e do intraempreendedor estão sendo a cada dia mais levadas em consideração. A partir disso, o tema vem sendo constantemente objeto de pesquisas a fim de se entender sua complexidade. Alguns autores abordam o empreendedorismo como um processo que tem em vista a criação de algo novo e com determinado valor, a partir da dedicação de um tempo necessário para que tal processo seja executado. Outro fator bastante abordado é o de que o empreendedorismo tem como essência a inovação, o que proporciona uma maior percepção e exploração de oportunidades de negócio. Vale ressaltar também que, dentre todos estes fatores, o empreendedor tem também características referentes à iniciativa, à habilidade de organizar e reorganizar alguns mecanismos, tanto sociais quanto econômicos, além de também estar disposto a correr riscos, dentre outros fatores.
    Há muitas controvérsias a respeito de se conseguir uma distinção exata do intraempreendedorismo e do empreendedorismo corporativo. Mesmo com um autor tendo definido o termo intrapreneurship como todas as atividades que a organização executa, oturos autores conjecturam que o empreendedorismo corporativo é o que ocorre de empreendedor dentro das empresas, desenvolvendo oportunidades que acarretem na inovação. O intraempreendedorismo é visto como uma das formas existentes do empreendedorismo corporativo.
    As competências fazem parte das características dos indivíduos, e são compreendidas na personalidade, nas habilidades e nos conhecimentos. As habilidades que os empreendedores precisam ter são enquadradas em técnica, administrativa e também, empreendedora social. Além destas, outras competências são também abordadas, como a oportunidade, o relacionamento, as conceituais, as administrativas e organizadoras, as estratégicas, de comprometimento, inovação, aprendizagem, dentre outras.
    A partir de uma pesquisa, foi possível identificar quais as competências empreendedoras que fazem distinção entre os empreendedores e os intraempreendedores, e assim, denota-se que há tanto semelhanças, quanto diferenças entre os mesmos.

    ResponderExcluir
  19. O artigo trata da diferenciação entre empreenderes e intraempreendedores. O empreendedor é tratado como aquele que abre ou toma conta de seu próprio negócio. O intraempreendedor é aquele indivíduo que mesmo não sendo dono da empresa está sempre em busca de novas oportunidades. As competências desenvolvidas pelos empreendedores são diferentes das competências dos intraempreendedores. Em geral um intraempreendedor é um colaborador que busca de uma forma contínua a inovação dentro da empresa que ele trabalha, podendo ser pequenas inovações ou pequenas mudanças dentro do contexto organizacional, como por exemplo otimizar o uso de algum material, buscar realizar determinada tarefa de forma mais ágil ou que possa contribuir mais para o desenvolvimento da corporação. No artigo o empreendedorismo é abordado em três tipos de escolas: a econômica, que visa o lucro e os resultados; a psicológica, que procura demonstrar o papel social desenvolvido pelo empreendedor; e a administrativa, que procura encontrar os diferentes tipos de gestão utilizados pelos empreendedores. A pesquisa mostrou que tanto os empreendedores quanto os intraempreendedores possuem muita animação, motivação e energia para gerenciar os negócios e correr atrás de fatias maiores de mercados, porém o empreendedor em geral parte para um enfoque um pouco mais intuitivo que o intraempreendedor.

    ResponderExcluir
  20. O artigo relata a cerca do empreendedor e do intraempreendedor, o empreendedor segundo o artigo é aquele que abre ou administra seu negócio e os intraempreendedores são considerados aqueles que estão dentro das organizações e visualizam oportunidades independentes dos recursos que controlam. O estudo procura mostrar quais as competências dos empreendedores e dos intraempreendedores são parecidas ou diferentes. Os intraempreendedores exercem um tipo de empreendedorismo corporativo, pois os administradores desejam que seus colaboradores mostrem e utilizem seu lado empreendedor dentro da empresa, ou seja, descobrindo novas formas de trabalhar, realizar tarefas de forma mais eficiente, pensando de uma forma mais criativa e se reinventando dentro do que o indivíduo já realiza. O artigo nos mostra o empreendedorismo pautado em três escolas: a escola econômica que busca compreender o modo como as empresas conseguem obter bons resultados econômicos; a escola psicológica que está em busca de conhecer como o empreendedor lida com a parte humana e social dentro de seu empreendimento; e a escola administrativa que procura compreender como se dá o processo de gestão dos negócios. Quanto aos resultados da pesquisa pode-se perceber que o empreendedor usa mais sua intuição que o intraempreendedor, porém ambos estão buscando com muito afinco conquistar algo novo e que traga bom retorno.

    ResponderExcluir