quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Responsabilidade Social em MPE's

19/set (13)

Mini-Palestra e Discussão do Tema 5

Responsabilidade Social em Micro e pequenas empresas

Acesse o texto no link: http://www.faccamp.br/ojs/index.php/RMPE/article/view/303/204)

23 comentários:

  1. O texto começa falando sobre a responsabilidade social que surge do compromisso das organizações com a sociedade, sua participação perante a sociedade vai além do que gerar empregos, impostos e lucros. Em um contexto mundial cada vez mais globalizado e competitivo entre as empresas, elas deve se sentir socialmente responsáveis pela questão de sobrevivência.
    Borger (2001) mostra em suas pesquisas que a responsabilidade não é apenas uma restrição á aumentar os lucros da empresa, mas sim uma variável de valor estratégico que a empresa deve ter.
    Um estudo feito pelo SEBREA (2003), sete diretrizes norteiam a responsabilidade social empresarial, tratando-se de uma série de ações concretas que podem contribuir para a melhoria da qualidade dos relacionamentos da empresa nas áreas de valores publico interno, meio ambiente, fornecedores, transparência, clientes e consumidores, comunidades o governo e a sociedade. Micro e pequenas empresas desempenham um papel de grande importância no crescimento e maturação de uma economia saudável.
    Para ampliar a necessidade da visão empírica dos micro e pequenos empresários quanto aos benefícios imediatos das ações de responsabilidade social, como melhoria do ambiente de trabalho, proximidade com os empregados, preocupação com a comunidade, qualidade de seus produtos e atendimento, contribuição nos esportes, cultura arte, recreação e proteção ambiental. O Tema “ Responsabilidade social em micro e pequenas empresas” foi escolhido devido a importância que representam a maioria das empresas geradoras de emprego e renda para o país, também podem aumentar a qualidade de vida da sociedade.
    As responsabilidades sociais do SEBARA (2003) são elas: Primeira, adotar valores e trabalhe com transparência, o passo inicial para se tornar empresa socialmente responsável. Segundo é a valorização de empregados e colaboradores, terceira é fazer sempre mais pelo meio ambienta, a quarta envolve parceiros e fornecedores em todo empreendimento é importante incentivar os seus parceiros e fornecedores, quinta protege clientes e consumidores é de grande importância desenvolver produtos e serviços, a Sexta promove a comunidade faz-se também importante á empresa identificar os problemas da comunidade e tentar solucioná-los, e por ultimo a Sétima comprometer-se com o bem comum.
    A maior partes das empresas pesquisadas não demonstra preocupação com o meio ambiente, ou apenas em partes, quase toda amostra não tem nenhum programa de educação ambiental e apenas metade dão prioridade á compra de produtos ambientalmente corretos. A pesquisa realizada também revelou como as empresas lidam com os seus clientes e consumidores em relação as informações, com a globalização a regulamentação dos direitos dos consumidores e etc.. Boa parte dos entrevistados na pesquisa quantitativa não demonstram preocupação com a comunidade na solução de problemas, quase a maioria não tem campanha para ajudar a comunidade.

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  2. ARAÚJO, G. C.; AZEVEDO, P. S.. Responsabilidade social em micro e pequenas empresas. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, 2012. Disponível em http://www.faccamp.br/ojs/index.php/RMPE/article/view/303/204
    O texto apresenta a responsabilidade socioambiental nas micro e pequenas empresas, destacando que essa responsabilidade surge de uma parceria entre a organização e a sociedade em geral. A empresa no novo contexto mundial deve se sentir responsável pela sociedade e não pensar somente em sobrevivência, possuindo valor estratégico, não deixando de lado os objetivos econômicos e deixar de buscar os interesses dos proprietários. A atividade comercial das micro e pequenas empresas são significativas no crescimento da economia, o fato desta contribuição é a atuação bem próxima da sociedade, envolvendo diretamente a sociedade e a organização. Assim, é de muita importância que essas empresas desenvolvam ações socioambientais, trazendo para a sociedade benefícios e evitando problemas causados ao meio ambiente e a sociedade. O SEBRAE apresenta sete diretrizes para a responsabilidade social, são elas: adotar valores e trabalhar com transparência; valorizar os colaboradores; cumprir legislação ambiental; envolver parceiros e fornecedores com as causas socioambientais; fornecer informações sobre produtos em termos de qualidade e segurança; tentar visualizar e solucionar problemas da comunidade; e ser ético.

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  3. ARAÚJO, G. C.; AZEVEDO, P. S.. Responsabilidade social em micro e pequenas empresas. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, 2012. Disponível em http://www.faccamp.br/ojs/index.php/RMPE/article/view/303/204.

    As responsabilidades de uma empresa não se limitam apenas em gerar empregos, impostos e lucros, a responsabilidade social também surge de um compromisso da organização com a sociedade. As empresas são responsáveis pelos danos de suas operações e atividades na sociedade. Os clientes cada vez mais exigem qualidade em produtos ou serviços, obrigando as organizações manter um diferencial competitivo que muitas vezes é observado na prática do papel social da empresa. Sabemos que a atividade comercial é uma importante fonte geradora de valor, emprego e renda e contribui para o crescimento da economia de um país, e por estar mais próxima da sociedade é importante a participação destas empresas em ações de responsabilidade social para melhorar a qualidade de vida da sociedade a qual ela está inserida.

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  4. O texto mostra que em dias atuais as empresas deveriam ater-se a questão da responsabilidade social, e trazendo para o contexto das 70 micro e pequenas empresas de Paranaíba-MS que foram estudadas neste artigo não se percebe grande preocupação com a responsabilidade social, sendo que esta preocupação social pode ser um diferencial de competitividade. Observou-se que a maioria das empresas pesquisadas pouco entendem a cerca da responsabilidade social, não compreendem de maneira científica a prática das ações, daí então a dificuldade da implantação desta responsabilidade dentro da empresa, embora a maior parte das empresas analisadas acreditam compreender o conceito de responsabilidade social. Levando em conta que as empresas pesquisadas na cidade são responsáveis por muitas gerações de empregos e renda, contribuindo para o desenvolvimento da região, vê-se uma grande importância de desenvolvimento de práticas acessíveis e claras de responsabilidade social, que podem ser usadas como estratégia empreendedora competitiva.

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  5. Através da leitura do artigo, pode-se perceber que as pequenas empresas pesquisadas na cidade de Paranaíba-MS são responsáveis pela maior parte da geração de renda e emprego da região e consequentemente impactando a economia do restante do país. Ao analisar as 70 empresas pesquisadas percebe-se que os empresários acreditam que entendem o termo responsabilidade social o que não é provado na pesquisa, pois não compreendem de modo científico o desenvolvimento das ações sociais de uma empresa. Se as empresa de Paranaíba possuíssem uma prática clara e palpável das ações sociais isso seria uma ótima estratégia de competitividade. A questão de responsabilidade social nos dias atuais se tornou um assunto de grande relevância devido a adoção de posturas éticas de empresa em suas atividades, por causa de consumidores cada vez mais exigentes.

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  6. RESPONSABILIDADE SOCIAL EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
    ARAUJO, G. C.; AZEVEDO, P. S.. Responsabilidade social em micro e pequenas empresas. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, 2012. Disponível em:

    O objetivo deste artigo é analisar as ações de responsabilidade social das micro e pequenas empresas do município de Paranaíba-MS.
    A responsabilidade social inicia de um compromisso, da organização, com a sociedade, onde sua participação não é apenas gerar empregos, impostos e lucros; a empresa de sentir-se responsável socialmente, pela sobrevivência de mercado, de marketing (MARINS, 2008). Borger (2001) diz que a responsabilidade não restringe a maximização de lucros, mas sim uma variável de valor estratégico empresarial, nem influencia ao abandono de seus objetivos econômicos e deixe de atender aos interesses de seus proprietários e acionistas. As organizações tornam se responsáveis pelos efeitos das operações e atividades da sociedade, desta ideologia depende a sobrevivência da empresa.
    Pesquisa realizada pelo IBGE em 2007, diz que a atividade comercial das micro e pequenas empresas é fonte geradora de valor, emprego e renda na economia, contribuindo, de forma abrangente, para a composição do PIB (Produto Interno Bruto). As micro e pequenas empresas surgem de formas mais regionalistas e menos globalizadas, estão mais próximas dos clientes, apresentam uma organização com menor número de colaboradores, contando assim, com características mais flexíveis e mais rápidas no atendimento às necessidades dos seus clientes, mantendo um envolvimento maior com os mesmos. É necessária a utilização de ações de responsabilidade social, por estas empresas, mesmo que pouco explorado, torna se um diferencial competitivo que garante a sustentabilidade num contexto mundial globalizado.
    Há uma necessidade de se ampliar a visão empírica dos micros e pequenos empresários sobre os benefícios imediatos das ações de responsabilidade social, como: a melhora do ambiente de trabalho, aproximação com os colaboradores, envolvimento com a comunidade, qualidade dos produtos e do atendimento, contribuição com o esporte, cultura, arte, recreação e proteção ambiental. Todas estas ações podem melhor em muito a qualidade de vida na sociedade e aumentar em muito a sustentabilidade das micro e pequenas empresas, que se envolverem com estas ações de responsabilidade social.
    O SEBRAE (2003) aponta responsabilidade social como fator de competitividade, e diz que poucas são as empresas que utilizam das ações de responsabilidade social, como fator de sobrevivência. Esta pesquisa visa mencionar, quais as ações de responsabilidade social, estão sendo desenvolvidas pelas micro e pequenas empresas do município de Paranaíba-MS?
    Os resultados apresentados, por responsabilidade social, colhidos por esta pesquisa, relatam que: 54,3% das empresas têm até cinco colaboradores e 28,6% de cinco a dez colaboradores; quanto ao tempo de mercado: 38,6% das empresas pesquisadas já estão no mercado há cinco anos e 10,1% já têm de onze a vinte cinco anos de mercado. A observação dos dados colhidos nesta pesquisa quanto à responsabilidade social e os vários quesitos, que são observados e analisados, demonstraram o pouco conhecimento e até mesmo a dificuldade que os micros e pequenos empresários têm, para entender, quais os benefícios e vantagens esta tal de responsabilidade social pode trazer para a sobrevivência do seu negócio, já que, para alguns esta responsabilidade social representa mais despesas, já que pagam tantos impostos e acham que esta responsabilidade é do governo, e não das empresas. Esta pesquisa revela, também, a necessidade de se divulgar e disseminar esta idéia, para que haja uma conscientização, dos micro e pequenos empresários e de toda a população, que se deve ter responsabilidade social e ambiental, e que é necessário que a comunidade interaja entre si, desenvolvendo mecanismos e ações que envolvam toda a comunidade, para que se melhore a qualidade de vida de toda a comunidade.

    Mário Ribeiro da Silva 5° semestre adm/ufms

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  7. O artigo fala sobre a Responsabilidade Social em Micro e Pequenas Empresas, com o objetivo de analisar as práticas sociais em micro e pequenas empresas de Paranaíba, descrever as características dos micro e pequenos empreendimentos, traçar um perfil dos empreendedores, assim como verificar sua práticas sustentáveis. Baseado nas sete diretrizes da responsabilidade social, segundo o Instituto Ethos e Sebrae. Ainda defende a responsabilidade social da empresa como um compromisso da organização com a sociedade, com uma participação que vai alem de gerar empregos, impostos e lucros, que apesar de ter uma importante participação no PIB brasileiro, as micro e pequenas empresas, por possuir uma grande participação do mercado e uma grande proximidade com a sociedade fundamentam sua responsabilidade social como um retorno pelos seus efeitos de operação e atividades ao meio social, além de se tornar um fator de competitividade e estratégia de mercado. O texto ainda destaca que a responsabilidade social da empresa, não implica na gestão empresarial e nem compromete os objetivos econômicos da empresa ou que a empresa deixe de atender seus objetivos econômicos. O estudo de caso foi feito em 70 empresas de Paranaíba, segundo o Sebrae e Acip que realizam alguma prática de responsabilidade social.A pesquisa foi quantitativa e qualitativa, método descritivo.Concluindo assim de uma forma geral, que os empreendedores pouco entendem de seu papel de responsabilidade social, assim com há maior preocupação com os lucros, e que suas práticas de responsabilidade social são isoladas ou pouco representativas.Não há uma consciência ética de efeito Positivo dessa Responsabilidade Social a longo prazo.

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  8. O artigo ressalta o estudo das ações de responsabilidade social das micro e pequenas empresas do município - MS, com base nas diretrizes de responsabilidade social segundo o Instituto Ethos e SEBRAE (2003). Essa pesquisa foi realizada com 70 micro e pequenas empresas e também com entrevista com 5 empreendedores, com o intuito de definir o perfil do empreendimento, do empreendedor e suas práticas de responsabilidade social.
    A responsabilidade social surge com estratégia de competitividade e compromisso da organização com a sociedade, essas diretrizes trata-se de uma série de ações concretas que visam melhorar a qualidade de vida e promovendo o bem estar da sociedade em geral, fazendo parte do papel social da empresa, já que a empresa é vista como agente de desenvolvimento econômico, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Além de proporcionar para a empresa a participação no mercado, apresentado ótimas oportunidades de negócios e o desenvolvimento de produtos e serviços ambientalmente sustentável.
    Assim, as micro e pequenas empresas devem praticar ações de responsabilidade social com missão clara e objetiva, divulgando e tendo um código de conduta ética, tornando-se agentes das ações sociais, que sob a ótica proposta pelo Ethos (2003) que são os valores e a transparência, os empregado e funcionários; fornecedores; clientes; consumidores ;comunidade; governo e a sociedade em geral. Apresentando preocupação com a retenção de funcionários, incentivando ao estudo, a prática de esporte, oferecendo planos de saúde, desenvolver talentos, lazer, cultura e arte, etc.

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  9. ARAÚJO, G. C.; AZEVEDO, P. S.. Responsabilidade social em micro e pequenas empresas. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, 2012. Disponível em http://www.faccamp.br/ojs/index.php/RMPE/article/view/303/204.
    O artigo analisou as ações de responsabilidade social das micro e pequenas empresas da cidade de Paranaíba – MS, além de descrever suas características e observar suas praticas de sustentabilidade.
    As empresas atuais têm o dever não somente de pensar no próprio lucro, mas também na responsabilidade social da sociedade em que esta inserida, o fato dos gestores agirem assim agrega valor a sua empresa tanto no sentido social como no sentido financeiro, pois por de cuidarem da área social, eles ganham aproximação da população a empresa, além de um diferencial em estratégia de lucro e um fator a mais na competitividade.
    Atualmente a responsabilidade com as ações socioambientais das empresas tem aumentado, fazendo com que haja contribuição não só do poder publico, mas também das instituições particulares, trazendo benefícios para a sociedade e para o meio ambiente.
    Com o auxilio do SEBRAE as empresas podem seguir sete diretrizes, para seguir as responsabilidades sociais:
    - adotar valores e trabalhar com transparência;
    - valorizar os colaboradores;
    - cumprir a legislação ambiental;
    - envolver parceiros e fornecedores com as causas socioambientais;
    - fornecer informações sobre produtos em termos de qualidade e segurança;
    - tentar visualizar e solucionar problemas da comunidade;
    - ser ético.
    Diante de tudo que foi apresentado, o artigo deixou claro que infelizmente a maioria dos micros e pequenos empreendedores não assumiu por completo seu papel na preocupação com a responsabilidade social e com o meio ambiente, muitos ainda estão preocupados com seu próprio lucro e visam apenas o agora.

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  10. ARAÚJO, Geraldino Carneiro de; AZEVEDO, Pâmella de Sá. Responsabilidade social em micro e pequenas empresas. Revista de Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, v.6, n.1, p.3-19, jan./abr., 2012.

    O artigo tem como objetivo principal explicar as ações de responsabilidade social das micro e pequenas empresas localizadas em Paranaíba. Foi feito um estudo de caso em setenta micros e pequenas empresas utilizando métodos de natureza quantitativa para explicar as práticas de responsabilidade social, além disso, foram entrevistados cinco empreendedores para complementar os dados quantitativos coletados.
    A responsabilidade social diz respeito ao comprometimento que as organizações devem ter com a sociedade, que vai além de gerar empregos, impostos e lucros. As empresas procuram praticar sua responsabilidade da melhor forma possível, desenvolvendo e participando de projetos sociais para diferenciar seus produtos e até mesmo identificar o público alvo.
    Uma empresa adquiri responsabilidade social quando começa agir de forma ética e passa ter atitudes que reservem insumos básicos para a produção que relaciona homem e meio ambiente, tendo assim uma gestão mais consciente que contribui para sua permanência no mercado competitivo.
    Existem sete diretrizes que a responsabilidade social empresarial pode estar seguindo para melhorar a qualidade na empresa. A primeira diz respeito a adotar valores e trabalhar com a transparência, mostrando isso ao público alvo através de documentos formais. A segunda é sobre a valorização dos empregados e colaboradores cumprindo com as leis trabalhistas. A terceira está relacionada a cumprir legislações ambientais, fazer sempre o melhor pelo meio ambiente. A quarta é incentivar e envolver os parceiro e fornecedores ao empreendimento, trabalhando com empresas que tenham mesmas ações sociais. A quinta é produzir produtos de confiança, com qualidade e segurança protegendo os clientes e preservando a imagem da empresa. A sexta relaciona-se a preocupação que à empresa dá à comunidade, identificando e tentando solucionar problemas que envolvem a mesma. E por fim a sétima diretriz, onde a empresa deve se comprometer e cumprir com as obrigações relacionadas com os interesses da sociedade.

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  11. ARAÚJO, Geraldino Carneiro; AZEVEDO Pâmella de Sá- Responsabilidade social em micro e pequenas empresas Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, v.6, n.1, p.3-19, 2012 (Jan/Abr.).
    O artigo vem trazendo a ideia sobre a questão das micro e pequenas empresas e sua relação sobre responsabilidade social, Borger (2001) em suas pesquisas mostra que não é não é necessário os empresários abrirem mão de seus objetivos e interesses, da maximização dos lucros quando se trata de responsabilidade social, a responsabilidade social, então, abandona o debate ideológico tornando-se uma questão de sobrevivência da empresa. A critica a este modelo concentra-se no fato de que eles procuram responder ao ambiente em mudança para sobreviver e não para melhorar o mundo. (Marques, 2001: Carroll, 1999: Fombrun, 1996).
    Os micros e pequenas empresas tem um papel de grande importância no crescimento da economia, sendo assim com base no Instituto Ethos e SEBRAE (2003), existem sete diretrizes que caminham norteiam a responsabilidade social empresarial, trata-se de uma serie de ações concretas que podem contribuir para a melhoria da qualidade dos relacionamentos da empresa são elas:
    • Primeira: adotar pratica de trabalho transparente, transmitindo isso ao publico, isso se através de documentos formais;
    • Segunda: valorizar empregados e colaboradores, cumprindo as leis trabalhistas, mais que fique claro que essa obrigação não vai resultar em um diferencial para o empregado. Portanto deve-se ir mais além;
    • Terceiro: fazer sempre mais pelo meio ambiente, respeitando e cumprindo as leis e legislações ambientais;
    • Quarta: envolver todos os parceiros e fornecedores, incentivando os a se tornarem empresas sociavelmente responsável e dar preferencias as empresas que tenham os mesmo ideais;
    • Quinta: tentar entender os consumidores e satisfaze-los a modo que os protejam desenvolvendo produtos e serviços confiáveis em termos de qualidade e segurança.
    • Sexta: demonstrar interesse pelos problemas da sociedade e tentar resolve-los em conjunto. Isso fará do empreendimento parceiro, reconhecido e considerado por todos;
    • Sétima: cumprir com as obrigações, isto significa ser ético, comprometer-se com o bem comum, fazer um alimento dos interesses da empresa com os da sociedade, ser contra a corrupção e contribuir para projetos e ações governamentais.
    Pois bem deste modo o trabalho mostrou através das pesquisas e estudos de campo que um há um grande distanciamento entre teoria e pratica nas questões sociais, visto que falta preparo teórico para os gestores desse setor, uma vez que a pesquisa mostrou que as micro e pequenas empresas são responsáveis por uma grande parte da população economicamente ativa da região, geração de emprego e renda, que contribui para o desenvolvimento da região e consequentemente do país.
    Portanto é importante destacar a importância desse estudo uma vez que poderia diminuir a falência destas empresas levando em conta que os consumidores andam cada vez mais modernos, essa pratica transforma uma organização, fazendo com ela se torne mais competitiva, transparente, dinâmica, humana e ética, com isso a empresa consegue um retorno financeiro com um lucro social, além de contribuir para a qualidade de vida melhor á todos.

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  12. O artigo atentou-se a analisar responsabilidade social das micro e pequenas empresas de Paranaíba-MS, pois sabe que no Brasil elas são responsáveis por gerar o maior numero de empregos, porem um fator que compromete seu funcionamento é sua mortalidade precoce. É apresentado o conceito de responsabilidade social que se funda no compromisso que todo organização tem com a sociedade, e sua participação é mais do que gerar empregos, impostos e lucros. Atualmente as empresas necessitam atentar a responsabilidade social para manter-se no mercado competitivo.
    As empresas orientadas para a responsabilidade social não abandona seus objetivos econômicos e cedem os interesses dos proprietários. Porem acredita-se as empresas adotam a responsabilidade social para sobreviver e não em prol de um benefício comum, ou seja, colaborar para melhorar o mundo.
    Entende-se que as empresas procuram praticar ações de responsabilidade social a partir de práticas sociais para envolver a sociedade, tanto o público interno como o externo, com o intuito de transmitir uma boa imagem da empresa. Percebem-se o aumento de consumidores que exigem pela participação na sociedade, por meio das ações da responsabilidade social, as empresas que adotam estas ações estão atraindo mais clientes.
    Na pesquisa realiza em Paranaíba pode se notar as micro e pequenas empresas são responsáveis por gerar muitos empregos na região, e contribuir para o desenvolvimento regional, na pesquisa ao verificar 70 MPE’s pode-se constatar que os empreendedores não tem ciência sobre as ações da responsabilidade social, além de não procuram por objetivos sociais e foi comprovado por meio da investigação que é pouca preocupação com o ambiente e a participação na sociedade.

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  13. ARAÚJO, G. C.; AZEVEDO, P. S. Responsabilidade social em micro e pequenas empresas. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, 2012. Disponível em http://www.faccamp.br/ojs/index.php/RMPE/article/view/303/204.
    Com o objetivo de analisar a responsabilidade social das micro e pequenas empresas da cidade de Paranaíba-MS, os pesquisadores realizaram um estudo de duas vias, quantitativo em que foram analisadas setenta micro e pequenas empresas em Paranaíba-MS, e uma segunda etapa qualitativa, em que foram pesquisados cinco empresários com um roteiro de entrevista focado em sete diretrizes da responsabilidade social.
    A responsabilidade social é um compromisso que uma pessoa ou empresa tem com a sociedade, para as empresas não basta somente gerar empregos, impostos e lucros, atualmente a responsabilidade social é uma questão de sobrevivência no mercado, necessitando de ferramentas teóricas para serem aplicadas no ambiente corporativo.
    O Instituto Ethos e SEBRAE listam sete diretrizes que podem ser seguidas pelos empresários para se responsabilizarem socialmente: Adotar valores e trabalhar com transparência; Valorizar os empregados e colaboradores; Fazem sempre mais pelo meio ambiente; Envolver parceiros e fornecedores em todo empreendimento; Proteger clientes e consumidores; Promover a comunidade e; Comprometer-se com o bem comum.
    Após a pesquisa quantitativa pode-se constatar que maioria das empresas que concentram em microempresas com até 5 funcionários e com até 5 anos de negócio.
    Os empresários apresentaram certa dificuldade em definir ações de responsabilidade social que praticam em suas empresas e, também, não demonstraram conhecer a importância dessas práticas em seus negócios, a maioria das práticas se mostraram de forma individual e aleatórias, realizando ações que se caracterizavam como bom senso e não responsabilidade social, como doações.

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  14. ARAUJO, G.C.; AZEVEDO, P.S. Responsabilidade social em micro e pequenas empresas. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, 2012. Disponível em: http://www.faccamp.br/ojs/index.php/RMPE/article/view/303/204.


    O artigo teve como objetivo analisar as ações de responsabilidade social das micro e pequenas empresas no municio de Paranaíba-MS. Inicia explicando a responsabilidade social e o compromisso das empresas com a sociedade, das mudanças constantes por motivos da globalização, concorrência acirrada e sua participação em termos de geração de empregos, pagamentos de impostos e outros. Retrata a importância que a atividade comercial das micro e pequenas organizações representa para o crescimento econômico, e que as mesmas tenham em mente a tão importância em desenvolver ações socioambientais, assim buscar mudanças e evitar mais danos ao meio ambiente.
    O SEBRAE apresenta sete diretrizes para a responsabilidade social, que pode dar um norte as organizações. Os resultados da pesquisa mostra que a maior parte das empresas estudadas não demonstraram se preocupar com o meio ambiente, muito poucas delas tem um plano ambiental e dão prioridade a comercialização de produtos corretos ambientalmente.

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  15. ARAÚJO, G., AZEVEDO, P.. Responsabilidade social em micro e pequenas empresas / Social responsibility in micro and small enterprises. Revista da micro e pequena empresa, v. 6, p. 3-19, 6, dez. 2011.

    A responsabilidade social é o resultado do compromisso da organização com a sociedade, desta forma, as contribuições devem estabelecer equilíbrio entre marketing, mercado, assim como questões de sobrevivência. Neste sentido, denota-se que as empresas não necessitam abandonar seu circuito de interesses que, por vezes, atrelam-se diretamente aos objetivos econômicos.

    Esquecem-se debates ideológicos e visualiza-se a responsabilidade social como uma questão basilar na sobrevivência da empresa. Do mesmo modo, oferecer diferencial competitivo, em reflexo à elevação das exigências dos consumidores, pode ser considerado um exercício social.

    De maneira geral, as empresas são responsavelmente sociais quando contribuem com o estreitamento das relações empresariais, aprofundando caracteres valorativos e transparentes, sem desconsiderar as esferas ambientais, o público interno, fornecedores, clientes, consumidores, comunidade, sociedade e governo.

    Muitas empresas participam de projetos sociais a fim de envolver-se com práticas de responsabilidade e, por sua vez, elevar sua imagem e seus respectivos produtos de maneira positiva.

    Dentre as inúmeras ferramentas e contribuições deste ato social, as empresas, em especial micro e pequenas, têm acrescido o seu papel no cenário organizacional, considerando o vínculo de práticas sustentáveis e de elevado teor social, que transformam sua própria maneira de desenvolver os negócios.

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  16. ARAÚJO, G. C.; AZEVEDO, P. S.. Responsabilidade social em micro e pequenas empresas. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, 2012. Disponível em http://www.faccamp.br/ojs/index.php/RMPE/article/view/303/204
    O artigo vem para analisar as praticas de responsabilidade social das micro e pequenas empresas da cidade de Paranaíba MS, inicialmente descrevendo o que é responsabilidade social e quais são suas praticas mais frequente para com o seu meio, no entanto, não pode se deixar de ressaltar o impacto na empresarial sobre as praticas sociais, que por mais que a realização de uma atividade em si para ajudar e melhorar as vidas das pessoas e o meio ambiente, a responsabilidade social é algo mais, na realização de uma parceria em prol da sociedade, esta lhe retorna, com a aceitação e integração de sua empresa pela comunidade, de seus produtos, serviços e marca.
    Então excluímos o fato de que uma empresa só serve para a geração de lucros para seus donos, empresa é algo de mudança, de transformação social ao qual pode mudar e acrescentar valores para o seu meio externo tornando-se um ser de regulação social.
    Devido as atuais mudanças sobre a informação, clientes não querem apenas empresas como bons produtos, mas sim empresas que fazem pela comunidade, responsabilidade não é um ato de caridade para com os seus, mais sim um ato de consciência para com todos, e isso faz que a empresa concretize-se no mercado trazendo uma vantagem competitiva sustentável.

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  17. ARAUJO, G.C.; AZEVEDO, P.S. Responsabilidade social em micro e pequenas empresas. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, 2012. Disponível em: http://www.faccamp.br/ojs/index.php/RMPE/article/view/303/204.

    O presente artigo teve como objetivo, analisar a responsabilidade social do município de Paranaíba/MS. No qual a responsabilidade social é um compromisso da sociedade, que vai além de geram empregos, impostos e lucros. Muitas empresas buscam identificar da melhor maneira suas responsabilidades perante a sociedade.
    O contexto que essas empresas estão inseridas e seus problemas sociais acabam sendo interligados diretamente as empresas da região onde se situam. Outro fator motivador é que essas empresas possuem relação direta com seus clientes, possibilitando uma maior interação entre empresa e comunidade.
    Através dos dados obtidos pela realização da pesquisa, pode-se observar que no parâmetro da responsabilidade social, poucos empreendedores sabem as relações que existem entre a comunidade. Possuem pouco conhecimento da ciência desta temática e tão pouco suas diretrizes.
    Suas ações geralmente se classificam como individual, como doações para melhoria entre seus empregados e a comunidade onde atua, visando o lucro e não a responsabilidade social.

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  18. ARAÚJO, G. C.; AZEVEDO, P. S.. Responsabilidade social em micro e pequenas empresas. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, 2012. Disponível em http://www.faccamp.br/ojs/index.php/RMPE/article/view/303/204
    O artigo tem como objetivo analisar ações de responsabilidade social das micro e pequenas empresas de Paranaíba MS, ressaltando o quanto é imprescindível a utilização de ações de responsabilidade social para esses tipos de empresas, pois ser responsável socialmente esta ligada a competitividade. No conceito de responsabilidade social em micro e pequenas empresas, algumas delas buscam a melhor maneira de praticar suas responsabilidades sociais levando em consideração que os consumidores andam cada vez mais exigentes e pesquisando mais sobre a responsabilidade que a empresa procura ter com a sociedade e o meio ambiente. Para o Instituto Ethos (2003) para uma empresa se tornar socialmente responsável ela deve agir de forma ética, tornando-se agentes de mudança cultural, ajudando a construir uma sociedade mais justa e solidaria.
    A pesquisa foi feita de quantitativa realizada com 70 micro e pequenas empresas. E de forma qualitativa com 5 empresários onde foram feitas 9 perguntas abertas. Foram apuradas a visões dos micro e pequenos empresários em relação: a características dos micro e pequenos empresários; características dos micro e pequenos empreendedores; Valores e transparência; Publico interno; meio ambiente; fornecedores; cliente/consumidores; comunidade; governo e sociedade. Após a analise foi chegada a conclusão de que é preciso uma preparação teórica melhor para ajudar os empreendedores a gerir sua empresas, que das 70 micro e pequenas empresas poucas são as que resistem a mais de cinco anos, é notável a vontade dos empreendedores em ter capacidade empreendedora porem não fazem nada conclusivo para telas e também não conhecem muito sobre responsabilidade social, em relação a valores, transparência, publico interno, meio ambiente, fornecedores, clientes, comunidade e governo sociedade notou se que as empresas não fazem muito ações integradas e se preocupam pouco com o meio ambiente, deixando evidente assim que maioria dos empresários não sabem dos benefícios de tais praticas em seu empreendimento.

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  20. ARAUJO, G.C.; AZEVEDO, P.S. Responsabilidade social em micro e pequenas empresas. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, 2012. Disponível em: <http://www.faccamp.br/ojs/index.php/RMPE/article/view/303/204.

    O presente artigo tem como objetivo é analisar as ações de responsabilidade social das micro e pequenas empresas no município de Paranaíba-MS. Com base no Instituto Ethos e SEBRAE (2003), sete diretrizes norteiam a responsabilidade social empresarial, se trata de uma série de ações concretas que podem contribuir para melhoria da qualidade dos relacionamentos da empresa nas áreas de valores e transparência, público interno, meio ambiente, fornecedores, consumidores e clientes, comunidade, governo e sociedade.
    As micro e pequenas empresas desempenham um papel de importância no crescimento e maturação de uma economia saudável. No processo de desenvolvimento é expressiva a contribuição que elas prestam ao gerarem oportunidades para o aproveitamento de uma grande parcela da força de trabalho e ao estimularem o desenvolvimento empresarial.
    No contexto as micro e pequenas que adota a filosofia e práticas da responsabilidade social terá uma gestão mais consciente e maior clareza quanto à própria missão e que contribui para sua permanência e seu crescimento, diminuindo o alto risco de mortalidade. Nota – se que a pesquisa observou dificuldades dos empresários em definir as ações de responsabilidade social que praticam em suas empresas, como ações concretas. A pesquisa constatou que a maioria dos empresários em questão não conhece a importância dessas práticas para condução de seus negócios. Os pesquisadores sugerem o desenvolvimento de outro estudo para a proposição de uma metodologia simples que possa contribuir na tomada de decisão dos empresários deste setor, na implantação de ações de responsabilidade social que pode vir combinado com o desenvolvimento de um projeto de extensão universitária.

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  21. ARAÚJO, Geraldino Carneiro de; AZEVEDO, Pâmella de Sá. Responsabilidade social em micro e pequenas empresas. Revista da micro e pequena empresa. v. 6. n. 1. p. 3-19. Disponível em: < http://www.faccamp.br/ojs/index.php/RMPE/article/view/303/204>. Campo Limpo Paulista. 2012.
    Responsabilidade social é algo que vai além de apenas gerar empregos à população, e com isso, nota-se que as empresas devem estar cada vez mais atentas à questões como mercado, marketing, dentre outras. Algo de grande importância é que toda esta questão acarretou em uma mudança de paradigmas no ambiente organizacional, e assim, vê-se que os clientes estão cada vez mais atentos à qualidade do produto ou serviço que as empresas oferecem, e isto é o que gera maior necessidade nas organizações de se manterem a frente de seus concorrentes.
    Existem sete diretrizes que definem a responsabilidade social das organizações, e melhoram a qualidade dos relacionamentos entre empresa e cliente, sendo elas a transparência (o primeiro passo para que uma empresa se torne socialmente responsável, pois são avaliados os valores éticos da mesma, e assim, transmiti-los aos demais), os fornecedores (é de grande importância ter um bom relacionamento com os fornecedores, e assim, é viável que se oriente estes a se tornarem socialmente responsáveis também), o meio ambiente (cumprir todas as leis ambientais, e também, sempre procurar fazer o melhor para o meio ambiente), o público interno (os colaboradores devem ser valorizados pela empresa, e se deve atentar também às leis trabalhistas e aos direitos dos mesmos), consumidores e clientes (o fornecimento de produtos ou serviços aos clientes deve ser explicito, e também, confiável e de qualidade), sociedade (verificar quais os problemas existentes na sociedade em que se insere, e assim, tentar buscar uma solução), e governo (não agir a favor da corrupção, contribuir com ações governamentais, dentre outros fatores). Assim, as empresas desempenham um papel de grande importância no desenvolvimento de uma economia saudável.
    Uma pesquisa realizada pelo IBGE (2007) demonstra que as atividades relacionadas à área comercial têm grande influência e importância na geração de valor, e aumenta as taxas também do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Assim sendo, as microempresas desenvolvem um papel de muita importância na sociedade, pois geram oportunidades de emprego à população, além de estimularem o crescimento empresarial.
    A responsabilidade social vem ganhando força e visibilidade, pois as organizações estão sempre se atentando ao que proporciona vantagem perante os concorrentes, e isto proporciona também melhores condições para se estar no mercado competitivo. Outra forma importante de se destacar a responsabilidade social é que, ao passo que os gestores agem de forma responsável, os mesmos estão contribuindo inclusive com o desenvolvimento sustentável, porém, sustentabilidade é composta por diversos outros fatores, que devem vir acompanhados da responsabilidade social. Sendo assim, vale ressaltar que as empresas que assumem a responsabilidade social, estão mudando não somente seu ambiente interno, mais também, a cultura externa.
    Na pesquisa de campo elaborada pelos autores, foram buscadas características dos empreendedores, e também quão socialmente responsáveis as empresas pesquisadas eram. Quanto às características dos empreendedores, foram analisadas a criatividade, a paixão pelo que faz, a iniciativa e busca por oportunidade, a capacidade de persuasão, dentre outros, já a responsabilidade social foi observada a partir de questões referentes a todas as sete diretrizes.
    Como resultado, a pesquisa obteve dados que mostraram que, de todas as 70 micro empresas pesquisadas, a maioria dos proprietários tinha uma visão empreendedora, porém, continuavam na mesmice, até porque os mesmos não apresentaram conhecimento sobre a responsabilidade social, e as características encontradas de socialmente responsáveis não são concretas.

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  22. ARAUJO, G.C.; AZEVEDO, P.S. Responsabilidade social em micro e pequenas empresas. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, 2012. Disponível em: <http://www.faccamp.br/ojs/index.php/RMPE/article/view/303/204.

    O artigo analisa as ações de responsabilidade das micro-social e pequenas empresas do município de paranaíba-ms, fazer empreendimento, e empreendedores com práticas de responsabilidade social. Pesquisas demonstram que a responsabilidade localidade: não e uma restrição à maximização de lucros, mas uma variável de valor estratégico empresarial. portanto, dentre como concepções novas, pode-se citar a ideia de um que atuação das empresas orientadas para responsabilidade social localidade: não implica que a gestão empresarial abandone os seus objetivos econômicos e deixe de atender aos seus interesses de proprietários e acionistas. a gestão das organizações torna-se responsável pelos efeitos de suas operações e atividades na sociedade. A responsabilidade social, abandona o debate ideológico tornando-se a um questão de sobrevivência da empresa.
    Para o SEBRAE (2003), ser mais responsável socialmente e fator e competitividade. e observa-se que são poucas aquelas empresas que se utiliza de ações de responsabilidade social, que já é um fator atual de sobrevivência.
    Diante disto, pelo retorno obtido nos termos de imagem e melhores condições de competir no mercado, de além de contribuir significativamente para o futuro do País, o movimento da responsabilidade empresarial sociais vem crescendo muito no Brasil e como os consumidores estão cada vez mais exigentes, quem aposta na responsabilidade, tendão por premissas relações éticas e transparentes, vem conquistando clientes mais e o respeito da sociedade. Assim, micro e pequenas empresas ao assumirem esta postura socialmente responsável, tornam-se agentes de mudança cultural profunda, que contribui para construção de uma sociedade mais justa e solidária. A maioria dos empreendedores demonstra ter vontade e capacidade empreendedora, porém permanecem estáticos, não tem conhecimento sobre a ciência da responsabilidade social, o suas diretrizes e tão do pouco seus benefícios a longo prazo.

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  23. O artigo trata um assunto muito interessante, uma pesquisa sobre responsabilidade social, no município de Paranaíba, onde foi pesquisado micro e pequenas empresas, um motivo aparente, deve-se pelo fato delas serem as principais fontes empregatícias na região, podemos observar a dificuldade desses empreendimentos por sua forma estática, não conseguem um crescimento significativo, empregão em média até cinco funcionários.
    A dificuldade das empresas com a responsabilidade social, é um fato de conhecimento, muitas não aplicam, ou chegam a pôr em pratica, por não conhecer os benefícios ao longo prazo, sendo que muitas se caracterizam com mais de cinco anos de existência, mas o espirito empreendedor e a vontade de crescimento, pode se dize que esses são os combustíveis para a continuação de cada micro pequena empresa, agora com essa capacidade e um melhor conhecimento em gestão pode impulsionar cada empreendimento, ainda mais com os benefícios ao longo prazo atribuídos a responsabilidade social.

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