sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Empreendedorismo





09/ago - 


Tema 1 - Empreendedorismo


(FILION, 1999)



21 comentários:

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  2. O texto enfatiza as principais características do empreendedor, avaliando a crença popular de que o empreendedorismo surgiu somente das ciências econômicas. Os autores Cantillon e Say definem empreendedores como pessoas que assumem os riscos ao investirem seu próprio dinheiro.
    Também são analisadas as características comportamentais do empreendedor. Segundo David C. McClelland não havia ligação direta entre a necessidade auto-realização e possuir e/ou até gerenciar o próprio negócio. Os comportamentalistas dominaram o campo do empreendedorismo até o início dos anos 80.
    Foram distintos seis tipos de proprietários-gerentes de pequenos negócios, sendo eles:
    O lenhador: tem ambição e aptidão pelo trabalho duro, gosta de trabalhar e não gostam de perder tempo.
    O sedutor: tem grande capacidade de avaliar pontos fortes e fracos de uma empresa, gostam de coisas que aconteçam rápido, se entrega de corpo e alma para seus negócios e é entusiasmado.
    O jogador: vê os negócios como atividade de lazer, e ao esporte dedicam a maior parte do tempo.
    O hobbysta: tem todo tempo e energia dedicados aos negócios, tem um emprego oficial (que mantém somente como apoio financeiro).
    O convertido: é aquele que encontrou o que vinha procurando a tempos, e tomou isso como uma obsessão.
    O missionário: normalmente laçam seus negócios sozinhos, são de certa forma convertidos que atingiram a maturidade, e por isso são convencidos de que a atividades que realizam é um patrimônio para sociedade.
    Portanto, para definir o empreendedor é preciso analisar diversos pontos de vista, pois, qualquer seja a definição dada, corre-se o risco de haver uma discordância.
    Por isso, uma visão ampla de empreendedor se resumiria em: uma pessoa criativa, que assume os riscos diante de um desafio visando o sucesso, é altamente capaz de estabelecer objetivos e tomar decisões conscientes e moderadamente arriscadas e que se encontra em constante processo de aprendizagem.

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  3. Leandro Canton - 7º Semestre

    Os economista relacionam o empreendedor com inovação, enquanto os comportamentalistas se concentram nos aspectos criativo e intuitivo. Os engenheiros veem os emprendedores como bons distribuidores e coordenadores de recursos. Os especialistas em finanças definem os empreendedores como pessoas capazes de calcular e medir riscos. Os especialistas em gerenciamento entendem que os empreendedores são organizadores competentes e desembaraçados que desenvolvem linhas mestras ou visões em torno das quais organizam suas atividades, destacando-se em organizar e fazer uso de recursos.
    Os especialistas na área de marketing definem os empreendedores como pessoas que identificam oportunidades, se diferenciam dos outros e têm o pensamento voltado para o consumidor. Para os individuos interessaods no estudo da criação de novos empreendimentos, os melhores elementos para prever o sucesso de um empreendedor são o valor, a diversidade e a profundidade da experiencia e das qualificações adquiridas por ele no setor em que pretende operar. A sociedade empreendedora de hoje parece estar soefrendo uma transformação muito ampla, na qual o empreendedorismo é expresso em formas organizacionais menores.
    A pesquisa sobre empreendedorismo e pequenas empresas frequentemente conduz a indentificação de diferentes tipos de empreendedores: O lenhador: são ambiciosos e têm aptidão par ao trabalho duro, gostam de fazer as coisas, quando trabalham para um empregador, produzem o dobro dos outros, assim, acabam convencendo-si de que deveriam trabalhar para si próprios. O sedutor: entregam-se de corpo e alma aos negócios, mas seu entusiasmo nunca dura muito, lançam negocios e logo os vendem, são capazes de avaliar os pontos fortes e fracos de uam empresa e os seus mercados potenciais com igual precisão. O jogador: gostam de atividades de lazer, encaram a empresa como um suporte financeiro, um meio de ganhar o suficiente para fazerem o que realmente querem da vida. O hobbysta: dedicam sua energia e tempo livre aos negocios, frequentemente possuem outro emprego oficial, mas só o mantêm como um apoio financeiro ou, então, como um meio de contribuir financeiramente para seu negocio. O convertido: encontraram a grande coisa e tudo em suas vidas gira em torno dessa descoberta fudnamental. O missionário: geralmente lançam seus negocios sozinhos ou compraram um negócio de terceiros e fizeram nela mudanças substanciais, conhecem muito bem o produto e o mercado em que trabalham.
    Poucos proprietários-gerentes se enquadram unicamente em um desses tipos, geralmente os encontrados na vida real possuem um perfil que combinam dois ou três tipos diferentes. A melhor definição para o empreendedor é seguinte: O empreendedor é uma pessoa criativa, marcada pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos e que mantém alto nível de consciência do ambiente em que vive, usando-a para detectar oportunidades de negócios

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  4. O texto procura discutir a relação entre empreendedor e proprietários-gerentes de pequenas empresas. O texto apresenta a diferença que há entre o ponto de vista sobre o empreendedor para os economistas e para os behavioristas.
    O tema empreendorismo é bastante vasto e isso fez com que se criassem várias tipologias para ao mesmo. A tipologia de Filion (1988) identificou seis tipos de proprietários-gerentes: o lenhador, o sedutor, o jogador, o hobbysta, o convertido e o missionário criados com base em alguns critérios.
    A definição sobre o que é ser empreendedor também gera discussão por ser analisada de diferentes pontos de vista. Para Filion (1991c) um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões, com base no resumo de todas as outras definições. Ser um proprietário-gerente não o torna um empreendedor de fato, apesar das pessoas similarem “ser empreendedor” com possuir um negócio próprio, porém existem também empreendedores funcionário, visto que as mesmas podem ter visão, contribuir relativamente no crescimento da organização e assumir riscos sem serem necessariamente as donas do empreendimento.

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  5. Maíra Bernardes Bomfim

    Texto 1.

    Citações Diretas
    “Como Say foi o primeiro a lançar os alicerces desse campo de estudo, pode-se considerá-lo como o pai do empreendedorismo (FILION, 1988, Pág. 03).
    “A quantidade de novos empreendimentos é cada vez maior e a fração do Produto Nacional Bruto (PNB) atribuível ao setor de pequenos negócios vem crescendo em todos os países ano após ano” (Filion, 1988, Pág. 07).
    “O empreendedor é uma pessoa criativa, marcada pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos e que mantem alto nível de consciência do ambiente em que vive, usando-a para detectar oportunidades de negócios” (Filion, 1988, Pág. 15).
    Citações Indiretas
    O objetivo do texto é discutir sobre empreendedores e os proprietários de pequenas empresas. O autor afirma que Jean-Baptiste Say era um empreendedor e foi o primeiro a definir o que é ser um empreendedor de acordo com a moderna definição do termo. Porém foi Schumpeter (1928) que associou claramente o termo de empreendedor à inovação. Além disso, ele mostrou em sua obra a importância do empreendedor no desenvolvimento econômico. Nos dias atuais, o empreendedor é extremamente importante para a economia de um país, devido principalmente por proporcionar a criação de novos empregos.
    O estudo discute claramente a origem desta área de estudo, sendo que no início pertencia aos economistas, porém a recusa dos economistas em aceitar modelos não- quantificáveis demonstra os limites desta ciência para os empreendedores.
    Os comportamentalistas, ou seja, psicólogos, psicanalistas, sociólogos e outros especialistas do comportamento humano foram os próximos a estudarem os empreendedores. Os comportamentalistas dominaram este campo por aproximadamente 20 anos e deixaram excelentes publicações a respeito.
    Foi nos anos 80 que o campo de empreendedorismo cresceu e se espalhou por quase todas as ciências humanas e gerenciais. Este período foi marcado por dois grandes eventos: a publicação da primeira enciclopédia com o melhor sobre o tema e a primeira grande Conferência anual de dedicada a pesquisas nessa área.
    Pode-se concluir que as pesquisas atuais levam à diferentes tipos de definições para os empreendedores, diferenciando-os assim dos gerentes-proprietários, estes últimos nem sempre podem ser considerados como empreendedores. Porém algumas características são relevantes para definir os empreendedores, como: inciativa, inovação, agilidade, disposição para correr riscos, entre outros.

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  6. Nivaldo de Souza Chaves Jr
    7° Semestre

    CITAÇÕES DIRETAS

    “[...] os economistas associam o empreendedor com inovação, enquanto os comportamentalistas de concentram nos aspectos criativo e intuitivo” (FILION, 1999) (p. 6).

    “[...] os economistas viam os empreendedores como detectores de oportunidades de negócios (Higgins, 1959; Penrose, 1959; Kirzner, 1976), criadores de empreendimentos (Ely & Hess, 1893; Oxenfeldt, 1943; Schloss, 1968) e aqueles que correm riscos (Leinbenstein, 1968; Kihlstrom & Laffont, 1979; Buchanan & Di Pierro, 1980)” (FILION, 1999) (p. 7).

    “A pesquisa sobre empreendedores bem-sucedidos (Filion, 1991b; 1991c;) permite aos empreendedores em potencial e aos empreendedores de fato identificarem as características que devem ser aperfeiçoadas para a obtenção de sucesso” (FILION, 1999) (p. 10).

    “Quando as pessoas se tornam empreendedores, a natureza da atividade leva-as a praticar e desenvolver certas características, como o fato de terem de ser tenazes e criativas se quiserem permanecer no negócio” (FILION, 1999) (p. 10).

    “O empreendedor é uma pessoa criativa, marcada pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos e que mantém alto nível de consciência do ambiente em que vive, usando-a para detectar oportunidades de negócios” (FILION, 1999) (p. 19).

    “Um empreendedor que continua a aprender a respeito de possíveis oportunidades de negócios e a tomar decisões moderadamente ariscadas que objetivam a inovação, continuará a desempenhar um pape empreendedor” (FILION, 1999) (p. 19).

    “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões” (FILION, 1991c).


    CITAÇÕES INDIRETAS

    Sobre a óptica das principais correntes de pensamento econômica, ressalta-se a definição de Baumol (1993), onde propõe duas classificações de empreendedores: os organizadores de negócios e os inovadores. Seguindo o raciocínio clássico descrito por Say (1803) e Kirzner, o inovador definido por Schumpeter (1934) (FILION, 1999) (p. 8).

    Com vista nas diversas classificações de empreendedores, onde se leva em consideração as habilidades empenhadas, compreende-se que nenhuma tipologia é amplamente completa a ponto de abordar todos os tipos de empreendedores e proprietários-gerentes existentes, pois, cada caso pode ser considerado único. As classificações descrevem um conceito base para a compreensão dos valores e pensamentos implantados dos empreendedores (FILION, 1999) (p. 13).

    O autor defini empreendedor como sendo uma pessoa criativa que gosta de estabelecer objetivos, quais, ela esta certa de atingir. Esses objetivos nem sempre existem em registros, mas sempre na mente do empreendedor onde evidencia ao organiza todas as suas atividades, sendo marcado pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos (FILION, 1999) (p. 19).

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  7. ISADORA DE SOUZA LOPES


    O empreendedorismo possui dois pontos de vista: o dos economistas e comportamentais. Economistas: um homem em busca de oportunidade de negócios e a obtenção de rendimentos otimizados para o capital investidos. Tem a ver com a criação de uma nova forma de uso dos recursos nacionais e que estão sujeitos a novas combinações deixando o tradicional. Alguns críticos afirmam que os economistas não tem sido capazes de descobrir a ciência do comportamento dos empreendedores.
    Comportamentais: Viam os empreendedores como inovadores, pessoas independentes, era tratado como uma autoridade formal. Um empreendedor é alguém que exerce controle sobre determinado negócio que não seja só para usufruto pessoal e sim, coletivo. As características dos empreendedores são: Inovação, Liderança, Riscos moderados, Independência, Otimismo, Orientação para resultados, Flexibilidade, Habilidade para conduzir situações, Iniciativa, Capacidade de Aprendizagem, Energia, Originalidade, Autoconfiança, Agressividade e Tendência a confiar nas pessoas.
    O significado de empreendedorismo e o que ele representa tem várias formas. Nem todos os empreendedores possuem todas as características acima citado; para alguns profissionais, um indivíduo pode ter três ou quatro características, mas nem sempre todas, elas podem variar de acordo com a pessoa, cada comportamento ou tipo de personalidade. Em algumas situações uma pessoa se desenvolve/se destaca empreendedor através de cursos, treinamentos, cultura familiar etc.
    O artigo relata também sobre os tipos de proprietários-gerentes de negócios: o lenhador (não gosta de tumultos, são ágeis e acham que pode trabalhar por si próprio), o sedutor (dedicadíssimos, mas de entusiasmo com tempo determinado, cria o negócio e logo vende), o jogador (o negócio é visto como um meio e as vezes como empecilho), o convertido (tudo gira em torno da tal descoberta), o missionário (a atividade que exerce é um patrimônio para a comunidade) e o hobbysta (seu negócio é um hobby).

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  8. Isadora, Letícia, Leandro e Bárbara! Fichamento bem elaborado. Nivaldo e Maira nos próximos fichamentos não é preciso se preocupar tanto com citações diretas, Ok?

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  9. LÍVIA FERNANDA TORRES DOS SANTOS 7º SEMESTRE
    TEMA 1: EMPREENDEDORISMO
    Os economistas mostravam preocupações com questões econômicas e necessidades de racionalização que seus contemporâneos europeus. Segundo Schumpeter definiu empreendedorismo como: A essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios, sempre tem a ver com criar uma nova forma de uso dos recurso nacionais, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sujeito às novas combinações
    Os empreendedores tinha a missão de informar o mercado a respeito de novos elementos.
    Para os economistas o empreendedor é um tipo de incongruência de um elemento humano que não pode ser medida em uma estrutura teórica.
    O empreendedor é uma pessoa criativa, marcada pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos, e que mantém um alto nível de consciência do ambiente em que vive, usando-a para detectar oportunidades de negócios.
    Um empreendedor que continua a aprender a respeito de possíveis oportunidades de negócios, e a tomar decisões moderadamente arriscadas, que objetivam a inovação, continuará a desempenhar um papel empreendedor. Um empreendedor é uma pessoa que imagina , desenvolve e realiza visões.
    Atualmente o campo do empreendedorismo está em processo de expansão para quase todas as disciplinas das ciências humanas. O campo do empreendedorismo transpôs fronteiras e tem sido explorado por quase todas as disciplinas da área de ciências humanas.

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  10. Jacques Amâncio da Silva



    A origem desta área de estudo, sendo que no início pertencia aos economistas, porém a recusa dos economistas em aceitar modelos não- quantificáveis demonstra os limites desta ciência para os empreendedores.
    Os comportamentalistas, ou seja, psicólogos, psicanalistas, sociólogos e outros especialistas do comportamento humano foram os próximos a estudarem os empreendedores. Também são analisadas as características comportamentais do empreendedor, Os comportamentalistas dominaram o campo do empreendedorismo até o início dos anos 80.Viam os empreendedores como inovadores, pessoas independentes, era tratado como uma autoridade formal. Um empreendedor é alguém que exerce controle sobre determinado negócio que não seja só para usufruto pessoal e sim, coletivo. As características dos empreendedores são: Inovação, Liderança, Riscos moderados, Independência, Otimismo, Orientação para resultados, Flexibilidade, Habilidade para conduzir situações, Iniciativa, Capacidade de Aprendizagem, Energia, Originalidade, Autoconfiança, Agressividade e Tendência a confiar nas pessoas.

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  11. O significado de empreendedorismo e o que ele representa tem várias formas. Nem todos os empreendedores possuem todas as características acima citado; para alguns profissionais, um indivíduo pode ter três ou quatro características, mas nem sempre todas, elas podem variar de acordo com a pessoa, cada comportamento ou tipo de personalidade. Em algumas situações uma pessoa se desenvolve/se destaca empreendedor através de cursos, treinamentos, cultura familiar etc.
    A definição sobre o que é ser empreendedor também gera discussão por ser analisada de diferentes pontos de vista. Para Filion (1991c) um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões, com base no resumo de todas as outras definições. Ser um proprietário-gerente não o torna um empreendedor de fato, apesar das pessoas similarem “ser empreendedor” com possuir um negócio próprio, porém existem também empreendedores funcionário, visto que as mesmas podem ter visão, contribuir relativamente no crescimento da organização e assumir riscos sem serem necessariamente as donas do empreendimento.
    A pesquisa sobre empreendedorismo e pequenas empresas frequentemente conduz a indentificação de diferentes tipos de empreendedores: O lenhador: são ambiciosos e têm aptidão par ao trabalho duro, gostam de fazer as coisas, quando trabalham para um empregador, produzem o dobro dos outros, assim, acabam convencendo-si de que deveriam trabalhar para si próprios. O sedutor: entregam-se de corpo e alma aos negócios, mas seu entusiasmo nunca dura muito, lançam negocios e logo os vendem, são capazes de avaliar os pontos fortes e fracos de uam empresa e os seus mercados potenciais com igual precisão.

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  12. Maiza da Silva Souza

    EMPREENDEDORISMO


    Dentro do campo de pequenas empresas é comum relacionar esses assuntos aos proprietários-gerentes, porém sãos os empreendedores que mais tem se destacado no campo e pesquisa. Com um grande numero de publicações no campo de empreendedorismo se pode avaliar o quanto se faz ampla esse ramo.
    Dentro do universo do empreendedorismo os economistas Cantillon e Say ressaltam que havia um interesse maior no conceito empreendedor, como a criação de novos empreendimentos.
    McClelland já teve como pesquisa a historia da existência de grandes pesquisas, contudo pode concluir que uma pessoa treinada sob uma influencia desenvolvia grande necessidade de realização e associava essas necessidades aos empreendedores. Sendo sua definição “ um empreendedor é alguém que exerce controle sobre uma produção que não seja só para o seu consumo pessoal.” (McClelland, 1971)
    O presente artigo relata as características dos empreendedores, como o otimismo, flexibilidade, autoconfiança, entre outros; os temas sobre empreendedorismo e também os seis tipos de proprietários-gerentes de pequenos negócios sendo estes: o lenhador que utiliza a estratégia contínua, o sedutor utiliza a estratégia radical, o jogador a racional, o hobbysta a evolucionaria, o convertido a revolucionaria e o missionário a progressiva.
    Ao final de tudo segundo Filion, se pode concluir que o empreendedor se faz uma pessoa criativa, que mantém um alto nível de consciência para oportunidades de negócios, é que estabelece e atinge objetivos, e também que imagina, desenvolve e realiza visões.

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  13. Viviane de Almeida

    De acordo com o que o texto ensina empreendedorismo compreende várias idéias, habilidades, que não estão presentes em todo empreendedor, mas sempre tem uma ou outra que o faz destacar-se.
    Filion (1988) detectou os seguintes tipos de proprietários-gerentes, assim ele chamava o empreendedor: o lenhador, o sedutor, o jogador, o hobbysta, o convertido e o missionário criados com base em alguns critérios.
    Empreendedor não é apenas aquele quem criou o negócio, são todos os que dão vida a ele, como os funcionários, que podem até ser mais empreendedores que seus próprios patrões. A figura do empreendedor está ligada a uma pessoas visionária, ousada, que gosta de inovar, se arriscar e aproveitar as oportunidades certas. O conceito possui duas tendências, a comportamental e a econômica.
    Suas características são: inovação, liderança, riscos moderados, independência, otimismo, orientação para resultados, flexibilidade, habilidade para conduzir situações, iniciativa, capacidade de aprendizagem, energia, originalidade, autoconfiança, agressividade e tendência a confiar nas pessoas.
    Para os economistas o empreendedor é um homem que busca oportunidades de bons negócios e a obtenção de rendimentos otimizados para o capital investidos.

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  14. Empreendedorismo e proprietários-gerentes de pequenos negócios
    Este texto apresenta um resumo da pesquisa sobre empreendedores e proprietários-gerentes. Em primeiro lugar, introduz os pioneiros do campo: Cantillon, Say e Schumpeter.As contribuições de um número de outros economistas. Ao qual está incluso Knight, Hayek,Penrose, Kirzner e Casson são mencionados. Em seguida, descreve as contribuições com especial ênfase na McClelland. As características mais freqüentemente atribuídas aos empreendedores são discutidas. Partir de 1980 em diante, o campo do empreendedorismo explodiu e foi apropriado por quase todos os macia disciplinas das ciências. Algumas das tipologias mais comumente estudada em empreendedorismo são introduzidos, e uma tipologia de empresa de pequeno porte proprietários-gerentes é proposto pelo autor em
    um apêndice. Uma série de tendências teóricas são discutidas.A definição do empreendedor é sugeriu e o texto também contém algumas reflexões sobre direções futuras no campo.

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  15. Gilmarcos Jacques


    Este texto do EMPREEDEDORISMO, demonstra um estudo sobre empreendedores e proprietários-gerentes. Os autores Cantillon e Say foram os pioneiros do campo: Cantillon, Say e Schumpeter. As características mais freqüentemente atribuídas aos empreendedores foram discutidas e aprimoradas. Pode-se concluir que o empreendedorismo é mais que um processo econômico e se estende para além dos processos de formação de novos negócios, é necessário ainda ser criativo (gerar novas idéias). Empreendedorismo é identificação de oportunidades no mercado e usando habilidades de negócio para transformação de idéias em produtos lucrativos. O texto, foi de grande proveito para aprofundar o conhecimento a cerca do assunto.

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  16. Maria Aparecida Andrade Cruz
    Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios.

    O artigo aborda um resumo sobre empreendedores e proprietários–gerentes de pequenas empresas, destacando as principais características do empreendedor, como: inovação, criatividade, capacidade e etc.
    Os economista relacionam o empreendedor com inovação, enquanto os comportamentalistas se concentram nos aspectos criativo e intuitivo.
    Segundo Filion (1999), considera que o empreendedor é uma pessoa criativa, e são marcadas pela capacidade de atingir objetivos e capazes de detectar oportunidade de novos negócios.
    Então ser empreendedor é ser criativo, buscar novos horizontes, assumir novos riscos diante de um novo desafio e estar sempre inovando, afim de conquistar e novos mercados.

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  17. Alguns alunos tiveram problemas no envio e me mandaram o fichamento por e-mail.

    Por favor, não deixem para última hora. Se atentem a fazer o comentário com tempo para que este seja postado pelo próprio aluno.

    Riely Cristina Freitas
    Segundo a teoria Filion, é a maneira a qual o individuo si vê, a imagem de si mesmo, de forma como se relaciona na vida real, mas já no século 21 o campo está em processo de expansão, no qual todos podemos ser empreendedor no ramo em que atuamos. Os especialistas na área de marketing definem os empreendedores como pessoas que identificam oportunidades, se diferenciam dos outros e têm o pensamento voltado para o consumidor.

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  18. Sidney Cavoli 5 periodo Adm

    Empreendedorismo: empreendedores e proprietarios-gerentes de pequenos negocio

    De acordo com Fillion 1999, Uma discussão sobre pequenas empresas, deve ser precedida de uma discussão em torno do conceito de proprietários-gerentes de pequenas empresas, e é impressindivel abordar também o conceito de empreendedor. Os economistas foram os pioneiros, seguidos pelos behavioristas (comportamentalistas) a identificar e estabelecer definições sobre o que é o empreendedorismo, caracterizado pelo aspecto inovador, segundo os economistas, e visto sob a ótica da personalidade, pelos comportamentalistas. Embora o termo empreendedorismo seja discutido por todas as ciências humanas e gerenciais, prevalece o quesito inovador, como característica principal do empreendedor, e o que os distingue de um proprietário de um pequeno negocio, que não realiza mudanças significativas, e apenas gerencia de forma rotineira as atividades no dia-a-dia. Ao escolher uma carreira, pode-se ser um empreendedor em uma coorporação (intraprendedorismo), ao passo que se a opção for a do auto-emprego, por uma ideologia ecológica e um estilo de vda equilibrado possa proporcionar a existência de um negocio, tadavia por não apresentar um perfil inovador, não incorrera nas tipologias características do empreendedorismo. Para Fillion o aprendizado, a iniciativa de forma criativa, tem que se sobrepor às mudanças nos mercados, de forma que a definição em termos reduzidos para empreendedorismo seja: “Um empreendedor é uma pessoal que imaina, desenvolve e realiza visões”.

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  19. Samylla


    Nota se que ao utilizar o termo empreendedor há um nível notável de confusão
    a respeito do termo. Muitos economistas associam tal termo com inovação,
    enquanto os comportamentalistas se concentram nos aspectos criativos e
    intuitivos.

    O empreendedorismo é visto conforme a crença popular como sendo provida
    das ciências econômicas. No conceito de Cantillon (1755) e Say(1803),
    retratam o ser empreendedor como forma capitalista, onde estavam
    interessados somente na economia e nas empresas. Tinha grande interesse na
    criação de empreendimentos e desenvolvimentos de negócios. Cantillon revela
    afirma seu conceito como homem em busca de oportunidades de negócios,
    preocupado com o gerenciamento inteligente de negócios e a obtenção de
    rendimentos otimizados para o capital investido.

    È considerado como comportamentalistas os que se refere aos
    psicólogos, psicanalistas, sociólogos e outros especialistas, sociólogos
    e outros especialistas do comportamento humano.
    Desse grupo de
    comportamentalistas se destaca Mx Weber (1930) que mostrou grande
    interesse pelos empreendedores. Identificou o sistema de valores como um
    elemento fundamental para explicação do comportamento empreendedor. Na
    sua ótica caracteriza os empreendedores como seres inovadores, criativos,
    pessoas independentes cujo papel de liderança nos negócios inferia uma fonte
    de autoridade formal.

    O campo do empreendedorismo nas ultimas décadas tem atraído o interesse
    de especialistas de quase todas as disciplinas da área de ciências humanas.
    Em uma pesquisa feita sobre empreendedorismo e pequenas empresas
    freqüentemente conduz à identificação de diferentes tipos de empreendedores.
    Nesse estudo teve consideração de regras sistêmicas básicas: inter-relações,
    informação, hierarquia e controle. Foram inclusas os elementos chave do
    modelo visionário: visão, relações internas e externas à empresa, energia
    dedicada às atividades profissionais e liderança. Portanto chegou se a
    conclusão de diversos tipos e perfil de proprietários e gerentes de pequenos
    negócios.

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  20. Jerusa J. Bezerra dos Santos

    Empreendedorismo

    O empreendedor é destacado pelos economistas por ser uma pessoa de fácil acesso a
    entendimento e desenvolvimento com visão focada em oportunidade de negócio. Concorda-
    se Mulholland (1994) e Rosa & Bowes (1990) que o campo ainda é dominado por positivista-
    funcionalistas e que há necessidade urgente de novas perspectivas para compreender os
    empreendedores e o que eles fazem. A tipologia dos empreendedores destaca seis tipos de
    proprietários -gerentes de pequenos negócios.

    1- O lenhador não gosta de muita gente e não gosta de perder o tempo com outras
    pessoas, estão voltados para o trabalho duro e são ambiciosos e produzem o máximo
    que puder.
    2- O sedutor empenha o que puder aos negócios; mas a curto prazo, seu foco é em
    idéias e girar o seu capital e renda .
    3- O jogador está voltado a atividade de lazer e se dedica como um esporte, geralmente
    são pessoas ricas com foco em política ou alguma atividade social.
    4- O hobbysta está disponível para os negócios geralmente tem um emprego oficial e não
    depende exclusivamente do seu negócio ,para ele é um hobby que é conciliado com
    seu emprego.
    5- O convertido encontra algo que há muito tempo vinha procurando, se dedica e
    gostam de estar no controle tendo dificuldade de delegar algo a outras pessoas sem
    antes acreditar que esses indivíduos são capazes .
    6- O missionário investiu em um negócio ou compraram um negócio de terceiros e
    fizeram algumas mudanças com visão direcionada ao produto e ao cliente. Delegam as
    funções ao máximo aos seus colaboradores elevando-os a sentirem motivados a seu
    trabalho e sucesso à empresa.

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  21. Fichamentos Ok!

    Barbara Dalan Francisco
    Gilmarcos Jacques de Lima
    Isadora de Souza Lopes
    Jacques Amancio da Silva
    Janecleia Silva Hipolito
    Jerusa José Bezerra dos Santos
    Leandro Canton da Silva
    Letícia Soares Pires
    Lucas Henrique Correia
    Maira Bernardes Bomfim
    Maiza da Silva Souva
    Maria Aparecida Andrade Cruz
    Nivaldo de Souza Chaves Júnior
    Riely Cristina de Freitas
    Samylla Soares Silva
    Sidney Cavoli
    Viviane de Almeida

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