sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Características Empreendedoras





06/set - 


Tema 5 - Características empreendedoras 


(DIAS, ALBUQUERQUE, SANTOS, 2009).



16 comentários:

  1. Nei Vieira Torres Junior

    Os empreendedores não são pessoas comuns, pois eles têm motivação própria, amam o que fazem, não se conformam em ser mais um no meio da multidão, desejam ser admirados e reconhecidos, referenciados e imitados, querem ser lembrados pelos seus feitos (DORNELAS, 2005). p.2
    Para os economistas, a essência do empreendedorismo está na percepção e na exploração de novas oportunidades, ao se utilizar de maneira inovadora os recursos disponíveis. Essa visão levou os economistas a verem os empreendedores como identificadores de oportunidades de negócios, criadores de empresas e indivíduos com propensão a correrem riscos. O empreendedor tem a capacidade de mudar os rumos da economia, através do poder que eles possuem para criar novos produtos, novos modelos de produção, novos mercados, impulsionando o crescimento econômico de forma radical, gerando riquezas para o país (SOUZA, 2005). p.3
    Os dez principais comportamentos das pessoas empreendedoras podem ser classificadas em três conjuntos distintos: realização, planejamento e poder.
    REALIZAÇÃO:

    -Busca de oportunidades e iniciativa: realiza atividades antes de solicitado ou forçado pelas circunstâncias, busca novas áreas de atuação, aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio novo, e obter os elementos principais para a abertura da sua empresa.
    -Persistencia: age diante de dificuldades relevantes, insistente com a finalidade de enfrentar os desafios; mas tem a capacidade de analisar resultados e aprender com seus fracassos, evitando persistir teimosamente.
    -Correr riscos cauculados: age para diminuir riscos ou controlar resultados; ter controle sobre os fatores que determinarão o sucesso do empreendimento.
    -Exigência de qualidade e eficiência: age de forma a executar melhor as coisas, mais rapidamente ou mais barato; o empreendedor geralmente se destaca pelo nível de qualidade mais alto de seus trabalhos, resultado de seus padrões de excelência e energia para trabalhar duro.
    -Comprometimento: sacrifica-se pessoalmente ou depende de um grande esforço para completar uma tarefa contratada; trabalha junto com seus empregados ou os substitui caso seja necessário terminar uma tarefa; prima em manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade em longo prazo(DIAS, ALBUQUERQUE, SANTOS, 2009, p. 4).
    CONJUNTO DE PLANEJAMENTO:

    -Busca de informações: pesquisa pessoalmente informações de clientes, fornecedores e concorrentes; pesquisa pessoalmente sobre como fabricar um produto ou oferecer um serviço; solicita orientação de especialistas para obter assessoria técnica ou comercial e assim fundamentar e possibilitar a elaboração de estratégias racionais, com boas chances de êxito.
    -Estabelecimento de metas: fixa objetivos que lhe proporcionem desafios e que tenham significado pessoal; fixa metas em longo prazo, claras e específicas; fixa objetivos de curto prazo e mensuráveis, já que, se um objetivo é escrito há um aumento de 60% na probabilidade de atingi-lo, orientando para o futuro e para resultados.
    -Planejamento e monitoramento sistemáticos: planeja um trabalho grande, dividindo-o em partes mais simples e com prazos definidos; acompanha e revisa seus planos, embasado em informações sobre o desempenho real e em novas circunstâncias; mantém registros financeiros e os utiliza para tomar decisões.
    CONJUNTO DE PODER:

    -Independência e autoconfiança: mantém suas decisões, mesmo quando outras pessoas se opõem, diante de resultados desanimadores; mostra-se confiante na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio.
    -Persuasão e rede de contatos: usa de estratégias para influenciar ou persuadir os outros; usa de pessoas influentes para atingir seus próprios objetivos, age para desenvolver e manter relações comerciais(DIAS, ALBUQUERQUE, SANTOS, 2009, p. 5).

    A pequena empresa deveria usar os mesmos princípios administrativos que as grandes, só que em menor proporção (DIAS, ALBUQUERQUE, SANTOS, 2009, p.5).

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  2. Jose Eduardo
    Nota-se que neste texto fala de empreendedores que nao sao pessoas comuns mas que amam o que fazem gostam de ser tratados como diferente dos demais comerciantes,pois sao inovadoderes na sua area,para os economistas veem como um insateivo as demais empresas de grande ou medio porte a escencia de inovar,usando recursos proprios assim ajudando a alavancar a economia e gerando riquezas para o pais.Os pequenos emprendedores deveriam usar os mesmos principios administrativos das grandes empresas se utiliza,mais em menor proporçao.

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  3. Características Empreendedoras

    No Brasil o empreendedorismo passou a ter maior ênfase na década de 90.E nos dias atuais pode ser observado maior interesse pelo empreendedorismo e pela pequena empresa.
    Podemos observar duas correntes predominantes no estudo do empreendedorismo, sendo elas: a comportamental e a econômica; porém, pode-se notar que não há uma definição única para o empreendedor. Pode-se dizer então que os empreendedores não são pessoas comuns, eles têm motivação e não se conformam em ser apenas mais um entre milhões.
    Para os economistas o empreendedor é uma pessoa que tem grande percepção para os negócios e oportunidades, além de não ter medo de correr riscos.
    Foram identificados dez principais comportamentos de pessoas empreendedoras que foram classificados em três conjuntos: realização, planejamento e poder.
    No conjunto de realização foi verificado como um empreendedor age na realização de suas atividades do dia-a-dia, foi constatado: a busca de oportunidades e iniciativa, a persistência, correr riscos calculados cuidadosamente, a exigência de qualidade e eficiência e o comprometimento.
    No conjunto de planejamento é verificado como o empreendedor age antes, durante e após a realização das atividades na empresa, foi constatado: a busca de informações, o estabelecimento de metas, o planejamento e monitoramento sistemáticos.
    E no conjunto de poder verifica-se como o empreendedor se relaciona com as pessoas na empresa e fora da empresa, foi constatado: independência e autoconfiança, persuasão e rede de contatos.
    Durante muitos anos pensou-se que a pequena empresa deveria ser gerida da mesma maneira que uma grande empresa, pois, a pequena empresa era vista como uma grande empresa que não cresceu (WELSH & WHITE, 1981).
    Porém, sabe-se que a pequena empresa tem suas especificidades que precisam ser compreendidas. As especificidades das pequenas e médias empresas são classificadas em: ambientais, comportamentais, decisionais, estratégicas, estruturais e tecnológicas.
    Portanto, podemos verificar as características do empreendedor, bem como seu comportamento dentro e fora da empresa, além de um breve conceito de uma pequena empresa.

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  4. Nivaldo de Souza Chaves Jr

    Tema 5 – Características empreendedoras

    CITAÇÕES DIRETAS

    “Para que seja possível se manter competitivo nesse novo mercado de trabalho, ou abrir o próprio negócio, é preciso que tanto trabalhadores como empresários desenvolvam em sua personalidade uma nova característica: a empreendedora” (OLIVEIRA & SANABIO, 2005).

    “O objetivo desta pesquisa está na identificação das características dos empreendedores mencionadas na literatura, que podem contribuir para o desenvolvimento da pequena empresa” (DIAS; ALBUQUERQUE; SANTOS, 2009).

    “Os empreendedores não são pessoas comuns, pois eles têm motivação própria, amam o que fazem, não se conformam em ser mais um no meio da multidão, desejam ser admirados e reconhecidos, referenciados e imitados, querem ser lembrados pelos seus feitos” (DORNELAS, 2005) (p. 2).

    “O empreendedor tem a capacidade de mudar os rumos da economia, através do poder que eles possuem para criar novos produtos, novos modelos de produção, novos mercados, impulsionando o crescimento econômico de forma radical, gerando riquezas para o país” (SOUZA, 2005) (p. 3).

    O termo empreendedorismo significa o “estudo da criação e da administração de negócios novos, pequenos e familiares, e das características e problemas especiais dos empreendedores” (GIMENEZ et al apud SOUZA, 2005, p. 138)”

    “A principal limitação da pesquisa é está restrita a percepção do dirigente. Ele afirma ter ou não a característica do empreendedor de sucesso” (DIAS; ALBUQUERQUE; SANTOS, 2009).


    CITAÇÕES INDIRETAS

    Em uma visão econômica, o principio empreendedor encontra-se na percepção e na exploração de novas oportunidades, ao utilizar-se de maneiras inovadoras os recursos disponíveis. Essa visão possibilitou a economia ver os empreendedores como indivíduos que identificam oportunidades de negócio, tendo propensão a correrem riscos (DIAS; ALBUQUERQUE; SANTOS, 2009).

    Entre as características, relativo aos empreendedores de sucesso, quais se identificaram possuir na pesquisa feita estão relacionadas à correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, persistência e comprometimento. Já as que apresentaram menos percentuais, estão relacionadas à busca de oportunidade e iniciativa (DIAS; ALBUQUERQUE; SANTOS, 2009).

    Os dez principais comportamentos identificado por McClelland (apud GREATTI & SENHORINIm 2000). Conjunto de realização: Busca de oportunidades e iniciativa; Persistência; Correr riscos calculados; Exigência de qualidade e efici6encia; Comprometimento. Conjunto de planejamento: Busca de informações; Estabelecimento de metas; Planejamento e monitoramento sistemáticos. Conjunto de poder: Independência e autoconfiança; Persuasão e rede de contatos (DIAS; ALBUQUERQUE; SANTOS, 2009) (p.5).

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  5. Isadora de Souza Lopes

    O artigo relata as definições de cada área com relação ao empreendedorismo. ”Os empreendedores não são pessoas comuns, pois eles têm motivação própria, amam o que fazem, não se conformam em ser mais um no meio da multidão, desejam ser admirados e reconhecidos, referenciados e imitados, querem ser lembrados pelos seus feitos” (DORNELAS, 2005).
    Das características empreendedoras classificam-se em três conjuntos diferentes: realização, planejamento e poder.
    O conjunto de realização observa como o empreendedor age durante suas atividades no dia a dia, se ele busca oportunidades e possui iniciativa; se possui persistência; corre riscos calculados, se tem exigência em qualidade e eficiência e comprometimento.
    No caso de conjunto de planejamento já se verifica como ele age durante e depois de suas atividades: se busca informações de seu setor; estabelece metas; planeja e monitora seus processos.
    No conjunto de poder observa-se como o empreendedor age no relacionamento com pessoas dentro e fora da empresa: se ele possui independência e autoconfiança;persuasão e rede de contatos.
    A pesquisa foi realizada no município de Três Lagoas – MS, com 97 empresas de pequeno porte: 41 em restaurantes, 56 em varejo; somente com empresas que se situam no centro da cidade escolhidas por conveniência dos autores.
    Em seus resultados no conjunto de realização: as características em maior percentagem foram correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, persistência e comprometimento. No conjunto de planejamento, as características no varejo foram busca de informações e estabelecimento de metas; enquanto nos restaurantes são busca de informações e planejamento e monitoramento. No conjunto de poder independência e autoconfiança.

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  6. Leandro Canton da Silva

    Para que seja possível se manter competitivo nesse novo mercado de trabalho, ou abrir o próprio negócio, é preciso que tanto trabalhadores como empresários desenvolvam em sua personalidade uma nova característica: a empreendedora. O Brasil só começou a dar ênfase ao empreendedorismo na década de 90, pois antes se falava pouco a respeito do empreendedorismo e da criação de pequenas e médias empresas.
    Os empreendedores não são pessoas comuns, pois eles têm motivação própria, amam o que fazem, não se conformam em ser mais um no meio da multidão, desejam ser admirados e reconhecidos, referenciados e imitados, querem ser lembrados pelos seus feitos. Para uma compreensão adequada do empreendedorismo e do comportamento empreendedor é fundamental o entendimento das características típicas ou especificidades da pequena empresa, pois as especificidades vão influenciar o processo de criação, gestão e desenvolvimento da pequena empresa.
    O estudo foi realizado na cidade de Três Lagoas/MS, em noventa e sete empresas de pequeno porte, sendo 41 do setor de serviços e 56 do setor varejista. As empresas estudadas foram selecionadas de forma intencional, mediante os critérios de localização, acessibilidade e principal atividade econômica.

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  7. Victor Caio Freitas Pereira


    Uma das caracteristicas do empreendedor está relacionado com seu comprometimento, uma busca por um ótimo negócio.
    Um dos pontos citados é a capacidade de inovação dos empreendedores, de maneira a utilizar os recursos disponiveis. Ele tem a capacidade de mudar a forma dos negócios, desenvolvendo novos produtos e serviços, impulsionando a economia daquela região.
    Um empreendedor precisa ter planejamento e traçar objetivos bem de acordo com sua realidade. O motivo principal que incentiva a pessoa a ser um empreendedor é a realização pessoal, gostam de ser reconhecidos, admirados. Eles enxergam uma oportunidade de negócio onde ninguem esta vendo.
    Seu comportamento esta classificado em três conjuntos distintos: realização, planejamento e poder.
    Realização: busca novas areas de atuação, produtos e serviços para ampliar seu empreendimento; persistencia: procura soculionar problemas perante os desafios encontrados; corre riscos calcucalados: procura tentar diminuir os riscos de um negocio. Planejamento: busca informações, pesquisa pessoalmente informações sobre clientes, produtos, fornecedores; Estabelece metas: fixa objetivos a serem alcançados, metas a serem cumpridas. Poder: busca autonomia a norma e controles de outros; persuasão e rede de contatos: usa de estratégias para influenciar ou persuadir os outros, para desenvolver relações de interesse comercial.

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  8. Fichamento 5

    Maíra Bernardes Bomfim

    O objetivo dos pesquisadores era identificar as características empreendedoras de pequenos empresários do ramo alimentício e de vestuário da cidade de Três Lagoas-MS
    O referencial teórico trouxe que existem duas correntes predominantes no estudo de empreendedorismo, a primeira é a econômica e a segunda, a comportamental. Definir o empreendedorismo e as suas características é uma difícil tarefa, pois não há um consenso por parte dos autores.
    McClelland identificou os principais comportamentos dos empreendedores, classificando-os em três diferentes conjuntos: realização, planejamento e poder.
    No conjunto de realização estão englobados os empreendedores que buscam oportunidades e tem iniciativa; são persistentes; correm riscos calculados; exigem qualidade e eficiência e são comprometidos.
    No conjunto de planejamento estão os empreendedores que buscam informações, estabelecem metas e planejam e monitoram sistematicamente.
    Já no conjunto de poder os empreendedores agem com independência e autoconfiança, além de terem poder de persuasão e terem muitos contatos importantes.
    Referente a parte prática, observou-se que foram estudadas 97 empresas de pequeno porte, sendo 41 no setor de restaurantes e o restante no setor varejista de vestuário, estas empresas foram escolhidas de forma intencional por estarem localizadas próximas ao centro da cidade.
    Através da aplicação de questionários preenchidos pelos dirigentes das pequenas empresas, obteve-se tais resultados: no conjunto de realização os dados demonstraram que os dirigentes possuem comportamento semelhante em relação a tais características, pois ambos (restaurantes e vestuário) apresentaram um percentual de 80% entre treze das quinze características estudadas, correspondendo a 86,7% do total.
    No conjunto de planejamento, os dirigentes apresentaram percentuais de 60% quando se trata de oito das nove características estudadas, sendo que os maiores percentuais relacionam-se à busca de informações e estabelecimento de metas.
    As características do conjunto de poder mostram que os dirigentes dos setores estudados afirmaram possuir 50% das características previamente citadas. Nota-se que 60% dos dirigentes afirmaram que não utilizam pessoas influentes como agentes para atingir aos seus objetivos.

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  9. Franciene Caires

    Os empreendedores não são pessoas comuns, pois eles têm motivação própria, amam o que fazem não se conformam em ser mais um no meio da multidão, desejam ser admirados e reconhecidos, referenciados e imitados, querem ser lembrados pelos seus feitos (DORNELAS, 2005). P.2


    A pequena empresa deveria usar os mesmos princípios administrativos que as grandes, só que em menor proporção (DIAS, ALBUQUERQUE, SANTOS, 2009, p.5).


    “O empreendedor tem a capacidade de mudar os rumos da economia, através do poder que eles possuem para criar novos produtos, novos modelos de produção, novos mercados, impulsionando o crescimento econômico de forma radical, gerando riquezas para o país” (DIAS, ALBUQUERQUER, SOUZA, 2005) (p. 3).


    “A principal limitação da pesquisa é está restrita a percepção do dirigente. Ele afirma ter ou não a característica do empreendedor de sucesso” (DIAS; ALBUQUERQUE; SANTOS, 2009)

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  10. Lívia Fernanda Torres dos Santos
    Tema 5: Características Empreendedoras
    Para se manter competitivo no mercado de trabalho é preciso que trabalhadores e empresários desenvolvam uma personalidade empreendedora. O comportamento do empreendedor está relacionado ao sucesso, reconhecimento, poder e controle, há uma grande necessidade de realização.
    O conjunto de realização verifica como o empreendedor age durante a realização das atividades no dia-a-dia da empresa. O conjunto de planejamento verifica como o empreendedor age antes, durante e após a realização das atividades na empresa. Já o conjunto de poder verifica como o empreendedor age ao se relacionar com as pessoas na empresa e fora da empresa.
    De acordo com Leone, as pequenas e médias empresas possuem características próprias, que as diferem da empresa de grande porte, por isso são estudadas de acordo com as suas especificidades, que complementam a classificação quantitativa.
    As características que apresentaram os maiores percentuais estão relacionadas à correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, persistência e comprometimento. As características que apresentaram os menores percentuais entre os dois setores de negócios estão relacionadas à busca de oportunidades e iniciativa.

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  11. Característica empreendedoras dos dirigentes de pequenas empresas dos setores de serviços e varejo em Três Lagoas/MS.
    Em virtude da globalização econômica promoveu grandes transformações tecnológicas da sociedade. Em que surgiu um novo cenário passou a ser exigido pessoas mais capacitadas e preparadas para as modificações que ocorreram na estrutura das empresas e no mercado de trabalho. Para se manter competitivo nesse novo cenário de trabalho é necessário desenvolver uma característica a empreendedora. As características das pessoas empreendedoras classificam-se em realização em que analisa como é a suas atividades do dia-a-dia. Conjunto de Planejamento verifica como o empreendedor age, antes, durante e após a realização das atividades na empresa. Controle de Poder observa como o empreendedor age ao se relacionar com as pessoas na empresa e fora da empresa.

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  12. O objetivo principal do texto é identificar as características empreendedoras de pequenos empresários do ramo alimentício e de vestuário da cidade de Três Lagoas-MS.
    Para tanto duas correntes predominantes de empreendedorismo foram propostas, a primeira é a econômica e a segunda, a comportamental. McClelland identificou os principais comportamentos dos empreendedores, classificando-os em três conjuntos distintos: realização, planejamento e poder.
    Realização: são os empreendedores que buscam oportunidades e tem iniciativa, persistentes, correm riscos calculados, exigem qualidade e eficiência e são comprometidos.
    Planejamento: são os empreendedores que buscam informações, estabelecem metas e planejam e monitoram sistematicamente.
    Poder: os empreendedores agem com independência e autoconfiança, além de terem poder de persuasão e ter muitos contatos importantes.
    No tocante à prática foram estudadas 97 empresas pequenas, dentre elas 41 no setor de restaurantes e o restante no setor varejista de vestuário, estas empresas foram escolhidas de forma intencional por estarem localizadas próximas ao centro da cidade.
    Os questionários demonstraram que no conjunto de realização os dirigentes possuem comportamento semelhante em relação a tais características, pois ambos (restaurantes e vestuário) apresentaram um percentual de 80% entre treze das quinze características estudadas, correspondendo a 86,7% do total.
    Quanto ao planejamento, os dirigentes apresentaram percentuais de 60% sendo que representam oito das nove características estudadas, os maiores percentuais relacionam-se à busca de informações e estabelecimento de metas.
    No que diz respeito ao conjunto poder mostram que os dirigentes dos setores estudados afirmaram possuir 50% das características previamente citadas. Descobriu-se que 60% dos dirigentes afirmaram que não utilizam pessoas influentes como agentes para atingir aos seus objetivos.

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  13. Sidney Cavoli 5 periodo Adm
    Fichamento OGE Tema 5 Caracteristicas empreendedoras
    Segundo Dias et AL (....) não existe um consenso sobre a definição de empreendedorismo, apesar de duas correntes atuarem sobre o tema; econômica e comportamental, não se chegou ainda a um consenso do papel do empreendedor, e nem tão pouco de um modelo de aceitação geral. Para a corrente comportamentalista o empreendedor é pertinente à necessidade de sucesso, poder, controle e reconhecimento, imbuídos de motivação própria, apaixonados por suas atividades e despresam o anonimato, desejam sim serem seguidos, imitados, reconhecidos e lembrados por suas realizações, ao passo que na visão dos economistas o diferencial do empreendedor se configura na percepção e exploração de eminentes oportunidades, caracterizados principalmente pela utilização de forma inovadora dos recursos disponíveis e inclinados a correrem riscos. Embasados na literatura correlata, os autores se empenharam em uma pesquisa empírica, com o objetivo de identificar as características dos empreendedores, que possam contribuir para o desenvolvimento da pequena empresa. A pesquisa analisa os dirigentes de pequenas empresas apartir de três conjunto de características distintos: realização, planejamento e poder. O conjunto de realização verifica como o empreendedor age durante a realizaçãao das atividades do dia-a-dia na empresa, o conjunto de planejamento verifica como o empreendedor age, antes, durante e após a realização das atividades na empresa, o conjunto de poder; verifica como o empreendedor age ao se relacionar com as pessoas na empresa e fora da empresa. Os percentuais mais baixos obtidos no resultado da pesquisa refere-se as questões que implicam em situações que envolvem riscos moderados, desafios, ou na antecipação de solicitações ou situações em que são forçados pelas circunstancias, onde a média foi de 50% para os que disseram possuir tais características. Quanto a assumir responsabilidade pessoal pelo próprio desempenho no cumprimento de metas e objetivos, 100% dos entrevistados afirmaram possuir essa característica. Grandes percentual é atribuído ao que se refere a busca de informações, em contra partida apenas 25% inclinam-se ao estabelecimento de metas. Quanto às metas de longo prazo, claras e especificas, planejar trabalhos grandes dividindo em partes simples e com prazos definidos, um baixo índice foi encontrado, cerca de 50% afirmaram possuir tal característica. Com relação na sua confiança em completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio, e de também procurar desenvolver e manter relações com os colaboradores, 90% afirmaram possuir essas características. Com relação a utilizar pessoas influentes como agentes para atingir seus objetivos, 60% disseram não possuir tal característica, manter seu ponto de vista em face a resultados desanimadores, 53% afirmaram possuir tal característica. As caracteristicas que apresentaram maiores resultados foram; correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, persistência e comprometimento, os menores índices foram com relação a busca de oportunidades e iniciativas.

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  14. Jerusa
    Jerusa J. Bezerra dos Santos.
    Os empreendedores não são pessoas comuns, pois eles têm motivação própria, amam o que fazem, não se conformam em ser mais um no meio da multidão, desejam ser admirados e reconhecidos, referenciados e imitados, querem ser lembrados pelos seus feitos (DORNELAS, 2005; p.02).
    O termo empreendedorismo significa o “estudo da criação e da administração de negócios novos, pequenos e familiares, e das características e problemas especiais dos empreendedores” (GIMENEZ et al apud SOUZA, 2005, p. 138). Esse conceito apresenta várias áreas de estudo para o entendimento do empreendedorismo: a identificação de oportunidades, a gestão eficiente dos recursos, o empreendedor: seu perfil, suas atividades e o seu ambiente de atuação e a gestão de empresas pequenas e familiares.(p.03)
    McClelland (apud GREATTI & SENHORINI, 2000) identificou os dez principais comportamentos das pessoas empreendedoras e classificou em três conjuntos distintos: realização, planejamento e poder.(p.04)
    CONJUNTO DE REALIZAÇÃO: verifica como o empreendedor age durante a realização das atividades do dia-a-dia na empresa. (p.04).
    CONJUNTO DE PLANEJAMENTO: verifica como o empreendedor age, antes, durante e após a realização das atividades na empresa. (p.04).
    CONJUNTO DE PODER: verifica como o empreendedor age ao se relacionar com as pessoas na empresa e fora da empresa. (p.05).

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  15. Jerusa J. Bezerra dos Santos.
    Os empreendedores não são pessoas comuns, pois eles têm motivação própria, amam o que fazem, não se conformam em ser mais um no meio da multidão, desejam ser admirados e reconhecidos, referenciados e imitados, querem ser lembrados pelos seus feitos (DORNELAS, 2005; p.02).
    O termo empreendedorismo significa o “estudo da criação e da administração de negócios novos, pequenos e familiares, e das características e problemas especiais dos empreendedores” (GIMENEZ et al apud SOUZA, 2005, p. 138). Esse conceito apresenta várias áreas de estudo para o entendimento do empreendedorismo: a identificação de oportunidades, a gestão eficiente dos recursos, o empreendedor: seu perfil, suas atividades e o seu ambiente de atuação e a gestão de empresas pequenas e familiares.(p.03)
    McClelland (apud GREATTI & SENHORINI, 2000) identificou os dez principais comportamentos das pessoas empreendedoras e classificou em três conjuntos distintos: realização, planejamento e poder.(p.04)
    CONJUNTO DE REALIZAÇÃO: verifica como o empreendedor age durante a realização das atividades do dia-a-dia na empresa. (p.04).
    CONJUNTO DE PLANEJAMENTO: verifica como o empreendedor age, antes, durante e após a realização das atividades na empresa. (p.04).
    CONJUNTO DE PODER: verifica como o empreendedor age ao se relacionar com as pessoas na empresa e fora da empresa. (p.05).

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  16. A primeira caracteristica que o mercado passou a exigir dos empreendedores , é capacitação para se adequar as mudanças constantes. Um individuo que busca suprir suas necessidades faz dessa necissade um dos principais marcadores para realizar uma atitude empreendedora.Um empreendedor deve estar atento quanto a possibilidade de riscos, as oportunidades.
    McClelland (apud GREATTI & SENHORINI, 2000) identificou os dez principais comportamentos das pessoas empreendedoras e classificou em três conjuntos distintos: realização, planejamento e poder.(pg.4)
    Um empreendedor de sucesso deve possuir as seguintes caracteristicas: correr riscos calculados,Busca de oportunidades e iniciativa,Exigência de qualidade e eficiência, Persistência e Comprometimento. Quando trata-se de planejar as caracteristicas devem ser :Busca de informações, Estabelecimento de metas, Planejamento e monitoramento sistemáticos.
    Quando o empreendedor procura manter o poder ele deve ter auto-confiança e Persuasão.
    Um bom empreender deve saber fazer o melhor de suas caracteristicas.

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