segunda-feira, 2 de setembro de 2013

05 set 2013


 
Discussão do texto  
 
TEMA 1 
 
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9 comentários:

  1. FILLON, Louis Jacques. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração. São Paulo, 1999.

    O campo do empreendedorismo tem recebido um grande destaque pelo fato de favorecer o campo de pesquisa. Neste artigo o objetivo foi descrever e discutir o conhecimento de empreendedores, como também de proprietário-gerentes de pequenos negócios.
    O empreendedorismo expandiu-se por áreas e disciplinas, ganhando premissas e diversas percepções.
    Para os economistas o empreendedorismo está relacionado ao desenvolvimento do negócio onde a preocupação maior é com o capital. Para os autores da época, os empreendedores tinham de ser oportunista, assumir riscos e garantir lucro. Entretanto, Schumpeter (1928) atribuiu, também, a inovação como algo de interesse primordial de um empreendedor, cujo papel era entender o sistema econômico e atentar para as oportunidades de negócios.
    Não sendo o bastante, os comportamentalistas (os psicólogos, psicanalistas, sociólogos e outros especialistas do comportamento humano) procuram entender, compreender e explicar o comportamento de um empreendedor. O autor McClelland (1961), começou seu estudo com base no comportamento dos heróis da literatura, chegando à conclusão de que o empreendedor é aquele que exerce o controle. Apesar da prosperidade de seus estudos o autor não enfatizou claramente a necessidade de auto realização recebendo críticas em relação a sua simplicidade, mas apesar disto mostrou que o ser humano é um produto social e que pode escolher ser empreendedor como uma opção de carreira.
    A partir disto as ciências do comportamento expandiram-se e iniciaram pesquisas que caracterizam o comportamento dos empreendedores. Dentre elas destacou-se a inovação, liderança, riscos moderados, independência, criatividade, dentre outros. Apesar desta pesquisa, não foi possível estabelecer um perfil científico empreendedor, mas contribuiu como requisito para se alcançar a função de empreendedor a partir destas características.
    Com o passar dos anos surgira pessoas que se dedicaram ao campo de empreendedorismo e contribuíram para a sua expansão. Este assunto atrai uma variedade de especialistas de diversas disciplinas das ciências humanas.
    No campo do empreendedorismo é necessário estudar as tipologias da área que são elementos que possibilitam analisar um caso mais adiante. Entretanto, vários autores criaram suas próprias tipologias. Sendo estas insuficientes, possuem grande valor, pois proveem a compreensão do pensamento dos empreendedores.
    Outras pesquisas e estudos relatam seis tipos de proprietários-gerentes de pequenos negócios: o lenhador, o sedutor, o jogador, o hobbysta, o convertido e o missionário. Esta tipologia contribui na identificação de valores de proprietários-gerentes de pequenos negócios.
    Os métodos qualitativos são utilizados para desenvolver modelos e ferramentas as quais contribuem para auxiliar os empreendedores em sua profissão. Percebe-se que para definir o empreendedorismo é necessário descrever e interpretar as atitudes de um empreendedor. Um empreendedor é aquele que imagina, desenvolve e realiza visões (FILION, 1991c). Ao contrário, um proprietário-gerente não é um empreendedor, pois não faz mudança, não possui visão e suas atividades são rotineiras.
    Enfim, o autor mostra neste artigo várias reflexões e ferramentas que podem contribuir e ajudar muitas pessoas que lerem este texto e que desejam ser realmente um empreendedor capaz de imaginar, desenvolver produtos e realizar visões.

    Aluna: Jéssica Jesus Borges Duarte

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  2. Segundo os pensadores Cantillon e Jean- Baptise, os empreendedores são pessoas dispostas a correrem riscos por investirem seu próprio dinheiro e ao mesmo tempo pessoas que aproveitam oportunidades em busca de obter lucros. Através de pesquisas sobre empreendedorismos e pequenas empresas é possível identificar seis tipos de proprietários- gerentes de pequenos negócios, sendo eles: O lenhador, o sedutor, o jogador, o hobbysta, o convertido e o missionário. Os lenhadores não gostam de multidão, são ambiciosos e tem aptidão para o trabalho duro e fazem seu trabalho na maioria das vezes melhor que os demais.
    Os sedutores se entregam de corpo e alma aos negócios, porém seu entusiasmo dura pouco, gostam que as coisas aconteçam rápido, são muito sociáveis e possuem muito conhecimento com as pessoas, são capazes de avaliar os pontos fracos e fortes de uma empresa.
    O jogador gosta de atividades de lazer, veem o esporte como elemento vital em sua vida e encara a empresa como um suporte financeiro para ganhar dinheiro suficiente para fazerem o que querem de suas vidas. O hobbysta dedica todo tempo livre aos negócios e geralmente possui outro emprego oficial como apoio financeiro. O convertido é aquele que procura algo a tempos que se realize e que quando encontra se torna uma obsessão, o negócio para ele tem um status sagrado. O missionário normalmente lança seu negócio sozinho ou compram de terceiros e faz mudanças substanciais, possuem grande conhecimento do produto e do mercado em que trabalha e são consumidos por paixão pelo o que faz.


    G-UFMS - DENIS REZENDE FRANÇA

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  3. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios

    Os economistas associam o empreendedor com Inovação, enquanto os comportamentalistas associam com aspectos criativos e intuitivos.
    Existem várias tipologias diferentes de empreendedores e nesse artigo serão apresentadas seis tipologias.
    Os Seis tipos de proprietários­gerentes de pequenos negócios foram encontrados levando em conta quatro regras básicas: inter-relações, informação, hierarquia e controle (Checkland, 1981).
    Sendo assim segue as seis tipologias:
    O lenhador, o sedutor, o jogador, o hobbysta,o convertido, o missionário.
    Os lenhadores: Não Gostam de multidões, acham que perdem tempo ao ter que falar com outras pessoas,são ambiciosos , trabalham duro,trabalham de sol a sol, O lenhador é o tipo mais comum de proprietário-gerente de pequenos negócios. Alguns deles, bem-sucedidos, acabaram tornando-se missionários.
    Os sedutores :Entregam-se de corpo e alma aos negócios, mas seu entusiasmo nunca dura muito. Gostam que as coisas aconteçam rápido, são capazes de avaliar os pontos fortes e fracos de uma empresa, Seu estilo, gosto e interesses mudam de tempos em tempos.
    Os jogadores: Gostam de atividades de lazer, Encaram a empresa como um suporte financeiro, um meio de ganhar o suficiente para fazerem o que realmente querem da vida. Alguns jogadores vão gradualmente substituindo suas atividades esportivas, por atividades sociais ou políticas.
    Os hobbystas: Dedicam toda sua energia e o tempo livre aos negócios. Normalmente têm outro emprego oficial. Os hobbystas estão sempre divididos entre atividades que requerem lógicas operacionais distintas. Alguns Hobbystas viram lenhadores e outros convertidos. Mas em algum ponto do processo todos mostrarão traços de jogadores.
    Os convertidos: Encontram a grande coisa e tudo em suas vidas gira em torno dessa descoberta fundamental. O que geralmente significa o começo de uma nova carreira, eles preferem fazer as coisas em vez de ver o resultado. Muitos criadores e inventores estão classificados nessa categoria.
    Os missionários: Normalmente Lançaram seus negócios sozinhos, conhecem muito bem o produto e o mercado que trabalham, de certa forma os missionários são os convertidos que atingiram determinada maturidade. Eles delegam ao Maximo , tentam usar seu tempo pregando comunicando-se e participando de atividades em força tarefa.
    Definição de empreendedor: ”Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões “ ( Filion, 1991c).

    MUNIQUE GONÇALVES DA MATA

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  4. Empreendedorismo: empreendedores e proprietarios-gerentes de pequenos negócios
    Para os economistas o empreendedor é um homem que busca oportunidades de bons negócios e a obtenção de rendimentos otimizados para o capital investidos ou seja o Empreendedorismo compreende várias idéias, habilidades, que não estão presentes em todo empreendedor, mas sempre tem uma ou outra que o faz destacar-se.
    Filion (1988) detectou os seguintes tipos de proprietários-gerentes, assim ele chamava o empreendedor: o lenhador, o sedutor, o jogador, o hobbysta, o convertido e o missionário criados com base em alguns critérios.
    Empreendedor não é apenas aquele quem criou o negócio, são todos os que dão vida a ele, como os funcionários, que podem até ser mais empreendedores que seus próprios patrões. A figura do empreendedor está ligada a uma pessoas visionária, ousada, que gosta de inovar, se arriscar e aproveitar as oportunidades certas. O conceito possui duas tendências, a comportamental e a econômica.
    Suas características são: inovação, liderança, riscos moderados, independência, otimismo, orientação para resultados, flexibilidade, habilidade para conduzir situações, iniciativa, capacidade de aprendizagem, energia, originalidade, autoconfiança, agressividade e tendência a confiar nas pessoas.
    Marcos Vinicius P. Mundim

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  5. Os empreendedores têm sido favorecidos como campo de pesquisa, mais de mil publicações surgem anualmente no campo do empreendedorismo. O objetivo é descrever e discutir os elementos centrais do conhecimento atual sobre empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios.
    Pesquisadores tendem a perceber e definir empreendedores usando premissas de suas próprias disciplinas. Por exemplo, os economistas associam o empreendedor a inovação, enquanto os comportamentais se concentram nos aspectos criativo e intuitivo. Cantillon (1755) revela que eles não estavam interessados somente em economia, mas também em empresas, criação de novos empreendimentos, desenvolvimento e gerenciamento de negocio. Cantillon era conhecido por ser mão-fechada e até mesmo pão-duro.
    Jean-Baptiste foi o segundo autor a demonstrar interesse pelos empreendedores. Considerava o desenvolvimento econômico como resultado da criação de novos empreendimentos e ansiava pela expansão da revolução industrial inglesa ate a França. Say é considerado um economista, porque naquele tempo as ciências gerencias não existiam. Consequentemente, qualquer um que tivesse interesse em organizações ou falasse sobre criação e distribuição de riquezas estava fadado a ser classificado como economista.
    Cantillon e Say consideravam os empreendedores como pessoas que corriam riscos, basicamente porque investiam seu próprio dinheiro, ou seja, compravam matéria-prima, por certo preço, com o objetivo de processá-la e revendê-la por um preço não-definido. Eram pessoas que aproveitavam oportunidades com a perspectiva de obterem lucros, assumindo os riscos inerentes.
    Entretanto, foi Schumpeter (1928) quem realmente lançou o campo do empreendedorismo, associando-o claramente à inovação. “A essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios.” Mostrou em sua significativa obra, a importância dos empreendedores no desenvolvimento econômico. A partir desse ponto de vista, os economistas viam os empreendedores como detectores de oportunidades de negócios.
    Segundo McClelland um empreendedor é alguém que exerce controle sobre uma produção que não seja só para o seu consumo pessoal. Ele tentou explicar o desenvolvimento social e a prosperidade usando somente fatores principais como a necessidade de realização e a necessidade de poder. Então, quanto mais empreendedores uma sociedade tiver e quanto maior for o valor dado, nessa sociedade, aos modelos empresariais existentes, maior será o numero de jovens que optarão por imitar essas modelos.
    Ainda não se chegou ao ponto de poder-ser avaliar uma pessoa e então afirmar, com certeza, se ela vai ser bem-sucedida ou não como empreendedora. Entretanto, pode-se dizer se ela tem as características e aptidões mais comumente encontradas em empreendedores. Os economistas tendem a concordar que os empreendedores estão associados à inovação e são vistas como forças direcionadas de desenvolvimento.
    Nenhuma tipologia é suficientemente completa a ponto de cobrir todos os tipos de empreendedores e proprietários-gerentes.Cada caso pode ser considerado único. Entretanto, as tipologias provêem uma base para a compreensão dos pontos de apoio, bem como dos valores e do pensamento dos empreendedores, e as linhas para compreensão da consistência comportamental geral dos atores.
    Os proprietários-gerentes foram classificados como: o lenhador; o sedutor; o jogador; o hobbysta; o convertido e o missionário.
    Bygrave, o primeiro a mostrar que o empreendedorismo deveria distanciar-se do paradigma da física e das abordagens quantitativas para encontrar sua própria lógica. Para (Miller, 1962) o campo do empreendedorismo é proveniente de praticamente todas as ciências humanas e gerencias.
    Mariane Rufino

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. "Nos anos 80, o campo do empreendedorismo expandiu e espalhou-se para várias outras disciplinas."
    Pesquisadores tendem a perceber e definir empreendedores usando premissas de suas próprias disciplinas.Por exemplo, os economistas associam o empreendedor com inovação, enquanto os comportamentalistas nos aspectos criativo intuitivo.
    A sociedade empreendedora de hoje parece estar sofrendo uma transformação bastante ampla, na qual o empreendedorismo é expresso em forma organizacionais menores.
    Algumas características são atribuídas aos Empreendedores pelos comportamentalistas.Algumas delas são: Inovação, liderança, criatividade, otimismo, necessidade de realização , iniciativa...
    Para os especialistas em gerenciamento, os empreendedores são organizadores competentes e desembaraçados que desenvolvem linhas mestras ou visões em torno das quais organizam as suas atividades, destacando-se em organizar e em fazer uso dos recursos.
    Vânia Gomes Coelho Araújo

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  8. O empreendedorismo deve ser levado em conta por tentar identificar as necessidades e o sucesso de novos negócios. Portanto não se tem um estudo certo onde explica a como encontrar a necessidade de cada individuo e com isso não é possível afirmar se a pessoa vai ser um empreendedor de sucesso ou não. Os empreendedores são vistos e definidos em varias áreas de estudos, onde cada um deles fale da sua importância e o que eles têm que levar em consideração para que seu negócio prospere. Um empreendedor de sucesso pode trabalhar em equipe ou sozinho. Neste caso nos mostra que existe vários tipos de empreendedores, onde realmente podemos nos encaixar em algum destes perfis, onde uma pessoa empreendedora deve ser criativa, estabelecer metas e cumpri-las, identificar as necessidades reais das pessoas e satisfazê-las.

    Regianni Rodrigues Araujo

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  9. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios.

    De acordo com o que aborda o texto sobre empreendedorismo, trata-se na questão de que tal assunto está sendo abordado sobre muitas empresas no mundo, onde discutem sobre a relação entre os empresários de pequenos negócios, e minúsculos investimentos. Têm sido criadas inúmeras publicações a respeito deste assunto, onde se cria, em diversas maneiras, incluindo sempre a inovação, criatividade, e todo o crescimento das empresas, sobre seus comportamentos dentro delas, e englobando todo o sistema das atividades. Pode ser definido empreendedorismo como inovação, ou em um aspecto criativo e intuitivo.
    No meio deste vasto e enorme crescimento dos micros e pequenos empreendedores, existem alguns tipos de proprietários gerentes de pequenos negócios, nos quais são:
    O Lenhador são os que não gostam de muitas pessoas, sentem com se estivessem perdendo tempo, trabalham para outros e pensam em trabalhar somente a si mesmos.
    O Sedutor entrega de cabeça, corpo e alma ao negócio, mas seu entusiasmo nunca dura muito tempo, se desfalece no decorrer da sua jornada. No mesmo instante se tal situação não der muito certo, certamente procurarão outra coisa.
    O Jogador gosta de praticar lazer de se divertir em meio aos negócios, encaram as situações com um esporte financeiro, no qual sua diversão é lucrar em seus investimentos.
    O Missionário são os quais lançam seu negocio sozinho, conhecem muito bem o produto e todo o mercado de compra em que trabalham, conseguem ter uma visão mais clara e objetiva em relação aos negócios.
    O Convertido encontra certo tipo de coisa e sua trajetória gira em torne de uma coisa só, no qual significa um novo começo a uma nova profissão ou carreira.
    Definição de empreendedor:
    O empreendedor e uma pessoa criativa, marcada pela capacidade de estabelecer e atingir seus objetivos, nos quais mantem um elevado nível de consciência do ambiente em que vive ou está, usando-a para detectar oportunidades de investimentos ou negócios.
    NOME: FAGNER LEANDRO GONÇALVES NASCIMENTO

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