quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Recomendações de melhorias

25/jan (10) 



Texto 2 - Tópico 5 (p. 71-73) 



18 comentários:

  1. A pesquisa GEM levantou de especialistas em empreendedorismo várias recomendações para diversos quesitos favoráveis ao empreendedorismo um deles é a recomendação da criação de politicas governamentais,
    • Agenda favorável a criação de novos negócios.
    • Criação do Ministério da Pequena Empresa.
    • Redução da Carga de impostos.
    • Desburocratização.
    • Fornecer apoio financeiro aos empreendedores.
    • A sociedade Civil deve-se organizar.
    As recomendações feitas para o quesito educação tendem a propiciar a inclusão de matérias ligadas ao empreendedorismo.
    • Introduzir a cultura empreendedora.
    • Estimular o empreendedorismo na universidade.
    • Educação voltada ao empreendedorismo.
    • Estimular o comportamento e habilidades empreendedoras.
    • Melhorar a educação geral da população.
    • Capacitação das empresas e dos empreendedores.
    A pesquisa GEM verificou que com um nível de educação maior e um serviço de educação melhor há um aumento exponencial na capacidade do individuo de auferir renda e, portanto, livrar-se da pobreza.
    No quesito infraestrutura os especialistas entrevistados recomendaram que o Brasil deve proporcionar:
    • Incentivos para o fortalecimento de parques e incubadoras.
    • Informar os benefícios do microcrédito.
    • Incentivar o planejamento empresarial.
    • Investir em infraestrutura de transporte.
    • Dar mais acesso a informações sobre praticas empreendedoras.
    • Melhorar os canais de informação para os empreendedores.
    Foram feitas também recomendações relacionadas a normas culturais, dentre elas é importante destacar:
    • Redução da heterogeneidade Cultural.
    • Prestar atenção à inovação.
    • Disseminar a cultura empreendedora.
    • A cultura empresarial deve ser reformada
    Entretanto nenhuma das recomendações acima elencadas seria possível se o Brasil não seguir as recomendações relacionadas à concessão de um aporte financeiro aos pequenos empreendedores.
    • Melhorar o uso das fontes disponíveis de recurso.
    • Facilitar o acesso ao crédito
    • Desburocratizar o acesso ao crédito.
    • Estimular o sistema financeiro privado a investir em pacotes de credito aos empreendedores baseados no cronograma previsto em plano do negócio.

    ResponderExcluir
  2. Henrique Souza Freitas, 7.º Semestre, Administração.

    Nesta etapa do trabalho. o autor destaca as recomendações e/ou sugestões para se empreender no Brasil. Essas sugestões/recomendações foram sugeridas durante uma entrevista por 300 especialistas nacionais. A seguir, listarei algumas das principais recomendações/sugestões sugeridas pelos especialistas:

    *POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS:
    -Facilidade de parcelamento de dívidas oriundas a adesão ao simples nacional;
    -Incentivo à aquisição de inovações tecnológicas;
    -Desburocratizações tributárias;
    -regime unificado de apuração, recolhimento e contribuições da união.

    *EDUCAÇÃO E CAPACITAÇÃO:
    -A literatura especializada na teoria de desenvolvimento econômico destaca a educação e a capacitação como o "motor fundamental" para impulsionar os avanços necessários e induzir o crescimento como consequência;
    -A relação entre a política governamental e o ensino de qualidade é importante na eliminação da pobreza.
    Na pesquisa GEM 2011 os especialistas evidenciaram a diferença existente entre os investimentos e a qualidade destinada ao ensino básico e ao ensino fundamental no Brasil.

    *INFRA ESTRUTURA COMERCIAL E PROFISSIONAL:
    -Criar uma agenda de incentivos para o fortalecimento de parques e incubadoras;
    -Criar estruturas que informe a população sobre a existência, abordagem e os benefícios do microcrédito;
    -Investir em uma matriz de transportes e de estrutura de apoio logístico raciona e compatível com o território nacional;
    -Um maior acesso as informações e aos dados relativos ao empreendedorismo;
    -Melhorar os canais de comunicação entre os programas e as empresas, fornecendo o maior volume possível de informações, além de desenvolver melhor esses canais de divulgação.

    *NORMAS CULTURAIS E SOCIAIS:
    -Prestar atenção à inovação, pensar diferente para que se possa fazer diferente;
    -Disseminar a cultura empreendedora por meio de casos de sucesso de outros empreendedores;
    -Melhorar a cultura empresarial, mesmo que isso leve algum tempo;
    -Além da boa atitude, a cultura empreendedora deve permanecer sempre ligada.

    *APOIO FINANCEIRO:
    -Melhorar o uso das fontes disponíveis de recursos, já que estas fontes de financiamentos existem, porém são pouco utilizadas;
    -facilitar o acesso ao crédito para as médias e pequenas empresas;
    -Simplificar o acesso ao crédito, com menos documentações e melhores garantias;
    -Criar pacotes de créditos baseados no cronograma previsto no plano do negócio, como já é feito nos financiamentos a obras prediais.

    ResponderExcluir
  3. Neste capitulo são apresentados a recomendações para aprimorar o ambiente do empreendedorismo.
    Dentro do tópico de política governamental ficam expostas algumas recomendações dos especialistas, como: criar uma agenda favorável à criação de novos negócios no pais, fica também sendo parte do governo ampliar e reforçar o apoio financeiro ao empreendedores por necessidade.
    Educação e capacitação: segundo os especialistas entrevistados seria uma ótima ideia introduzir a cultura empreendedora desde a educação infantil, capacitar as empresas e os empreendedores para um planejamento de seu negocio assim fazendo que os mesmo usem estratégias para ter uma vantagem competitiva.
    Quanto mais inclusivo for o alcance da educação básica, maior será a probabilidade de superação da pobreza.
    A literatura especializada na Teoria de Desenvolvimento Econômico aponta a educação e capacitação como “motor fundamental” para impulsionar os avanços necessários e induzir o crescimento e a prosperidade como consequência, da mesma forma que as opiniões dos especialistas entrevistados: “Introduzir a cultura empreendedora desde a educação infantil. Ensinar o jovem a lidar com o risco.” Capacitação de empresas e empreendedores para planejamento de seu negócio (plano de negócios).”
    Dentro do quesito de Estrutura comercial os especialistas recomendam Criar agenda de incentivos para fortalecimento de Parques e Incubadoras. Integrar ações e induzir parcerias público-privadas.Investimento na formação de uma matriz de transportes e de estrutura de apoio logístico racional e compatível com o território brasileiro.”

    ResponderExcluir
  4. O Governo Brasileiro tem se esforçado bastante em ampliar as facilidades dos empreendedores nacionais. A Lei da Micro Empresa é um destes esforços que já tem apresentado resultados relevantes. Os municípios que implementaram e deram corpo a Lei da Micro Empresa já colhem resultados positivos, em virtude da aplicação desta política de incentivo. Porém, o papel do Estado brasileiro deve começar muito antes, pois sem uma educação, da básica ao nível superior, de qualidade e um sistema de saúde eficiente é diminuta as possibilidades de crescimento econômica do país. Deve-se implementar culturas empreendedoras na sociedade, bem como incentivar o empreendedorismo, de modo a capacitar e educar os cidadãos, dando-lhes meios para que alcancem o sucesso. Mas o incentivo não deve parar por aí, linhas de crédito e mecanismos governamentais de fomento à atividade empreendedora devem ser caminhos a serem seguidos e implementados pelos governantes brasileiros.

    ResponderExcluir
  5. Vemos neste capitulo conselhos para melhorar o ambiente empreendedor. Nos tópicos de políticas governamentais,são vistos vários conselhos de especialistas,são eles:
    criar uma agenda favorável à criação de novos negócios, o governo tambem amplia e reforça o apoio financeiro aos empreendedores por necessidade.Tambem são responsáveis por educação e capacitação: como sugerido pelos especialistas seria uma ótima ideia introduzir a cultura empreendedora desde a educação infantil, sensibilizar as universidades com programas de estimulo ao empreendedorismo,facilitando essas iniciativas.Enfim, qualificar o cidadão nessa direção,desenvolver a habilidade empreendedora,capacitar pessoas e empresas.Mostrar que o retorno não é imediato,para que possam ter paciência e criatividade.Facilitar o acesso do empreendedor a cursos e programas e incentivo de iniciar seu negocio e o mais importante,permanecer no mercado.

    ResponderExcluir
  6. O papel do Estado brasileiro deve começar muito antes, pois sem uma educação, da básica ao nível superior, de qualidade e um sistema de saúde eficiente é diminuta as possibilidades de crescimento econômica do país. Deve-se implementar culturas empreendedoras na sociedade, bem como incentivar o empreendedorismo, de modo a capacitar e educar os cidadãos, dando-lhes meios para que alcancem o sucesso.
    Para a Estrutura comercial os especialistas recomendam criar agenda de incentivos para fortalecimento de Parques e Incubadoras. A literatura especializada na Teoria de Desenvolvimento Econômico aponta a educação e capacitação como “motor fundamental” para impulsionar os avanços necessários e induzir o crescimento e a prosperidade como consequência, da mesma forma que as opiniões dos especialistas entrevistados: “Introduzir a cultura empreendedora desde a educação infantil. A Lei da Micro Empresa é um destes esforços que já tem apresentado resultados relevantes.

    ResponderExcluir
  7. Neste texto, os especialistas que participaram da pesquisa do GEM 2011 dão sugestões, propostas e sinalizações para o aprimoramento e o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil.
    O primeiro aspecto que eles apontam é em relação as políticas governamentais, onde eles criticam os impostos altos e a burocracia tributaria do país. As sugestões neste aspecto é que o Governo crie medidas simples onde haja estímulos na aquisição de inovações tecnológicas, desburocratização e impostos mais acessíveis, e para que essas medidas sejam efetivadas com sucesso eles sugerem a “criação do ministério da Pequena Empresa criando uma legislação específica, mais flexível do ponto de vista fiscal e independente para as pequenas empresas diferenciando-as das grandes”. (GEM, 2011)
    O segundo aspecto que o GEM aponta para o desenvolvimento econômico de um país é investimentos na educação e capacitação da população desde o encino fundamental, assim eles sugerem introduzir nas escolas a cultura empreendedora, pois desta forma o jovem aprende a desenvolver habilidades desde cedo. Outra proposta é “sensibilizar as universidades para que criem programas de estímulo ao empreendedorismo, oferecendo capacitação de empresas e empreendedores para planejamento de seu negócio (plano de negócios)” (GEM, 2011). Num âmbito geral deste aspecto, os especialistas dizem que melhorando a educação e a saúde de um país numa forma geral trás o desenvolvimento.
    O terceiro aspecto é relacionado à estrutura comercial e profissional dos empreendimentos, as sugestões é criar incentivos para fortalecimento e criação de incubadoras e a integrar e a parceria com Público e o Privado. Investimentos relacionados com o transporte e logística compatível com a realidade do território brasileiro, além de incentivos na informação, ou seja, criar meios de que o empreendedor conheça e participe das políticas governamentais relacionadas a incentivos e melhorias na área do empreendedorismo.
    O quarto aspecto é relacionado as normas culturais e sociais do país, as sugestões é que a cultura empreendedora seja disseminada através de exemplos de casos de que fizeram sucesso. Incentivar as pessoas a fazer aquilo que gostam e não fazer aquilo que da lucro, pois assim, as pessoas poderá fazer de forma prazerosa seu trabalho.
    E por fim o quinto aspecto, que visa o apoio financeiro quee os empreendimentos tem. As sugestões é que haja à criação de linhas crédito específicas para esse tipo de negócio, “Facilitar o acesso ao crédito para as médias e pequenas empresas” (GEM, 2011). Alem de o governo criar medidas de crédito o sistema financeiro privado poderia criar formas de crédito aos empreendedores através do plano de negócio com datas mais acessíveis, visando simplificar o acesso ao crédito, com menos documentações e garantias, assim transmitindo mais garantia para ambas partes.

    ResponderExcluir
  8. A frequência das citações relacionadas a Políticas Governamentais vem caindo ano a ano. A Lei traz diversos benefícios para o exercício das micro e pequenas empresas, como: regime unificado de apuração e recolhimento dos impostos e contribuições da União, o chamado Imposto Simples; desburocratizações tributárias; dispensa do cumprimento de certas obrigações trabalhistas e previdenciárias; estímulo à aquisição de inovações tecnológicas; facilitação no parcelamento de dívidas para adesão ao Simples Nacional.
    A literatura especializada na Teoria de Desenvolvimento Econômico aponta a educação e capacitação como “motor fundamental” para impulsionar os avanços necessários e induzir o crescimento e a prosperidade como consequência, da mesma forma que as opiniões dos especialistas entrevistados: Introduzir a cultura empreendedora desde a educação infantil; Sensibilizar as universidades, com programas de estímulo ao empreendedorismo, facilitando essas iniciativas; Educação mais voltada ao empreendedorismo; Capacitação de empresas e empreendedores para planejamento de seu negócio.
    Os especialistas entrevistados fizeram as seguintes recomendações para Infraestrutura Comercial e Profissional: Criar agenda de incentivos para fortalecimento de Parques e Incubadoras; Criar uma estrutura que mostre, que informe a população sobre a existência, abordagem e benefícios do microcrédito; Criar e incentivar o uso de instrumentos de gestão focada no planejamento e aspectos tributários, principalmente para pequenas e médias empresas, mas com métodos simplificado; Investimento na formação de uma matriz de transportes e de estrutura de apoio logístico racional e compatível com o território brasileiro; Mais acesso à informação; Melhorar os canais de comunicação entre os programas governamentais e as empresas, fornecendo o maior volume possível de informações para os empreendedores.
    Os especialistas entrevistados fizeram as seguintes recomendações para Normas Culturais e Sociais: Redução da heterogeneidade cultural e produtividade; Prestar atenção à inovação; Disseminar a cultura empreendedora por meio de exemplos de casos de sucesso.
    As principais recomendações em apoio financeiro foram: Melhorar o uso das fontes disponíveis de recursos, já que fontes de financiamentos, de credito, existem, mas são pouco utilizadas; Facilitar o acesso ao crédito para as médias e pequenas empresas; criar pacotes de crédito ao empreendedorismo baseados no cronograma previsto em plano do negócio; e Simplificar o acesso ao crédito, com menos documentações e melhores garantias, com uma análise econômico-financeira do projeto podendo servir como garantia para empréstimos.

    ResponderExcluir
  9. Acadêmico: Luciano Costa Maia 7° Período
    Disciplina: OGE
    No decorrer dos doze anos de pesquisa a GEM observou o quanto de empecilhos os empreendedores tem enfrentado, porém órgãos governamentais vagarosamente esta amenizando tal problema e facilitando os trabalhos dos mesmos, sejam no regime unificado de impostos, nas desburocratizações tributárias, em certas dispensas de leis trabalhistas e também estímulos as inovações tecnológicas. De forma que melhorou simbolicamente o meio dos negócios empreendedores, inserindo e motivando universidades e acadêmicos a dar mais atenção as ferramentas de apoio aos empreendedores de forma geral.
    Os entrevistados também sugerem investimentos na capacitação de empreendedores de como bem gerir suas empresas, com apoio do SEBRAE obtiveram conhecimento de gestão de forma que fez empresas se sobressaírem. Bem como investimentos nas rodovias brasileiras melhorando o processo logístico das empresas e também o investimento nas inovações propiciando melhor acesso as informações de como se dar bem no meio empreendedor.
    No quesito normas culturais e sociais os entrevistados orientam a disseminar a cultura empreendedora por meio de exemplos de casos de sucesso, criar negócios que façam parte de sua vida ou planos e não buscar apenas lucros, pois isso será a consequência, bem como as recomendações financeiras terão melhorias no sistema de crédito apoiando os empreendedores nas transações de negócios a qual ainda esta pouco utilizada.

    ResponderExcluir
  10. Recomendações de melhorias no ambiente para empreender no Brasil – Visão dos especialistas entrevistados.

    Durante os doze anos da pesquisa GEM são feitas recomendações e sugestões por especialistas na área para o melhor desenvolvimento e aprimoramento das condições de empreender no Brasil. Nesta seção do artigo são apresentadas as recomendações dos mesmos especialistas entrevistados referentes aos fatores que são considerados essenciais para o desenvolvimento do empreendedorismo no país.

    Com base no quesito Políticas Governamentais, os especialistas têm as seguintes opiniões:
     Criação de uma agenda favorável ao empreendedorismo pra estimular a atividade e atrair novos investidores;
     Criação de um Ministério específico para as Pequenas Empresas, diferenciando-as das grandes;
     Redução e simplificação da burocracia e da carga tributária;
     Ampliar o apoio financeiro aos empreendedores por necessidade;
     Melhor organização das entidades cíveis para que assim possam pressionar mais o governo e reivindicar por melhores condições empreendedoras.

    Recomendações para o quesito Educação e Capacitação:
     Introduzir a cultura empreendedora desde a educação infantil;
     Sensibilizar as universidades com programas de estimulo ao empreendedorismo;
     Políticas educacionais voltadas para a capacitação e qualificação do individuo para as aptidões empreendedoras;
     Capacitação de empresas e empreendedores para melhor formular seu plano de negócio;
    Recomendações para o quesito Infra estrutura Comercial e Profissional:
     Integrar ações e induzir parcerias público-privadas;
     Mostrar de forma clara a população sobre a existência, abordagem e benefícios do microcrédito;
     Criar e incentivar o uso de instrumentos de gestão focada no planejamento e aspectos tributários;
     Desenvolver o empreendedorismo através de oportunidades;
     Investir na formação de uma matriz de transportes e de estrutura de apoio logístico racional;
     Ampliar o acesso à informação, especialmente quanto a dados e informações relativas ao empreendedorismo;
     Desenvolver bem os canais de comunicação, pra que assim possa acontecer a massificação da informação de modo mais rápido e eficaz;
     Melhoria contínua dos canais de comunicação.
    Recomendações para o quesito Normas Culturais e Sociais:
     Redução da heterogeneidade cultural, produtividade, capacidade de ter setores preparados para lidar com a inovação, em toda cadeia produtiva;
     Disseminar a cultura empreendedora por meio de exemplos de casos de sucesso;
     Não abrir novos negócios buscando apenas lucro, você deve pensar que ele virá como consequência;
     Buscar o melhoramento contínuo da cultura empresarial;
     O sistema financeiro privado poderia criar pacotes de crédito ao empreendedorismo baseados no cronograma previsto em plano do negócio;
     Desburocratização do acesso ao crédito, com menos documentação e melhores garantias.

    Recomendações para o quesito Apoio Financeiro:
    Este quesito foi apontado como o maior limitante na média dos países participantes da pesquisa GEM no ano de 2011. As principais recomendações neste quesito são:
     Melhorar o uso das linhas de financiamento, já que elas existem, mas são poucas utilizadas;
     Facilitar o acesso ao crédito para as médias e pequenas empresas.



    ResponderExcluir
  11. Através de pesquisa da GEM realizada bo Brasil,é possível identtificar algumas recomendações para melhorar o ambiente empreendedor no país.Elas se classificam da sequinte maneira: Quanto ao requisito politicas governamentais é evidenciado que se deve instalar um regime unificado de apuração e recolhimento de impostos, a desburocratização tributaria,um estimulo as inovações tecnologicas,a redução da burocracia da carga tributária. As recomendações e no quesito educação
    e capacitação aconselha-se a introdução de uma cultura empreendedora desde a educação infantil e a sensibilidade nas univesidadescom programas que estimulem o empreendedorismo e melhorar a educação geral da população desde o ensino básico.
    Quanto a infa -estrutura recomendam que se façam uma agenda de incentivos para fortalecimentos de parques e incubadoras,oferecer mais acesso a informação e amplia este acesso a população,e alem de melhorar os canais de comunicação entre os programas governamentais,recomenda-se qualificar e capacitar o cidadão,estimular o comportamento e as habilidades empreendedoras nos individuos desde de cedo e capacitar as empresas a planejarem o seu negócio.
    Quanto ao quesito normas sociais e culturais alertam a prestarem mais atenção as inovações, ciarem negocios que sejam os sonhos das pessoas e melhorar a cultura empresarial.Não podendo esqueer de analisar o quesito de apoio finaceiro,melhorando o uso dos recursoss disponiveis, facilitar o caesso ao credito para médiias e pequenas empresas.

    ResponderExcluir
  12. jesus amado

    A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em 2011 traz diversos benefícios para o exercício das MPE`s, dentre os quais destacam-se:

    • regime unificado de apuração e recolhimento dos impostos e contribuições da União, o chamado Imposto Simples;
    • desburocratizações tributárias;
    • dispensa do cumprimento de certas obrigações trabalhistas e previdenciárias;
    • estímulo à aquisição de inovações tecnológicas;
    • facilitação no parcelamento de dívidas para adesão ao Simples Nacional.(pg 71)


    Infra Estrutura Comercial e Profissional
    • “Criar agenda de incentivos para fortalecimento de Parques e Incubadoras. Integrar ações e induzir parcerias público-privadas.”
    • “Criar uma estrutura que mostre, que informe a população sobre a existência, abordagem e benefícios do microcrédito”.
    • “Criar e incentivar o uso de instrumentos de gestão focada no planejamento e aspectos tributários, principalmente para pequenas e médias empresas, mas com métodos simplificados”. Hoje em dia há o SIMPLES para as pequenas empresas, mas não há qualquer incentivo para empresas de médio porte.
    As pequenas empresas não querem deixar de ser pequenas por causa da burocracia e altos impostos. Mas há mecanismos de incentivo às empresas para crescer.”
    • “Do ponto de vista do empreendedor, é aumentar o conhecimento e estar alerta para desenvolver o empreendedorismo através de oportunidades (níveis municipal, estadual e federal) e as informações disponíveis nos programas e instituições (SEBRAE, instituições governamentais e financeiras).”
    • “Investimento na formação de uma matriz de transportes e de estrutura de apoio logístico racional e compatível com o território brasileiro.”
    • “Mais acesso à informação. É importante ampliar o acesso, especialmente quanto a dados e informações relativas ao empreendedorismo.”
    • “A informação tem que ser massificada, e os canais de divulgação de informação precisam ser bem desenvolvidos.”
    • “Melhorar os canais de comunicação entre os programas governamentais e as empresas, fornecendo o maior volume possível de informações para os empreendedores”.(pg 72)

    Normas Culturais e Sociais
    Prestar atenção à inovação. A pensar diferente. Para fazer diferente.

    Disseminar a cultura empreendedora por meio de exemplos de casos de sucesso.

    Não abrir novos negócios buscando apenas lucro, você deve pensar que ele virá como consequência.(pg 73)

    O sistema financeiro privado poderia criar pacotes de crédito ao empreendedorismo baseados no cronograma previsto em plano do negócio, como é feito no caso de financiamento a obras
    prediais na planta.

    Simplificar o acesso ao crédito, com menos documentações e melhores garantias, com uma análise econômico financeira do projeto podendo servir como garantia para empréstimos.

    ResponderExcluir
  13. Hudson
    Neste texto entrevistados dão idéias para melhorar o empreendedorismo. O primeiro aspecto que eles apontam é em relação as políticas governamentais, onde eles criticam os impostos altos e a burocracia tributaria do país. As sugestões neste aspecto é que o Governo crie medidas simples onde haja estímulos na aquisição de inovações tecnológicas, desburocratização e impostos mais acessíveis, e para que essas medidas sejam efetivadas com sucesso eles sugerem a “criação do ministério da Pequena Empresa criando uma legislação específica, mais flexível do ponto de vista fiscal e independente para as pequenas empresas diferenciando-as das grandes”.
    Os especialistas entrevistados fizeram as seguintes recomendações para Infraestrutura Comercial e Profissional: Criar agenda de incentivos para fortalecimento de Parques e Incubadoras; Criar uma estrutura que mostre, que informe a população sobre a existência, abordagem e benefícios do microcrédito; Criar e incentivar o uso de instrumentos de gestão focada no planejamento e aspectos tributários, principalmente para pequenas e médias empresas, mas com métodos simplificado; Investimento na formação de uma matriz de transportes e de estrutura de apoio logístico racional e compatível com o território brasileiro; Mais acesso à informação; Melhorar os canais de comunicação entre os programas governamentais e as empresas, fornecendo o maior volume possível de informações para os empreendedores.
    A literatura especializada na Teoria de Desenvolvimento Econômico aponta a educação e capacitação como “motor fundamental” para impulsionar os avanços necessários e induzir o crescimento e a prosperidade como consequência, da mesma forma que as opiniões dos especialistas entrevistados: “Introduzir a cultura empreendedora desde a educação infantil. Ensinar o jovem a lidar com o risco.” Capacitação de empresas e empreendedores para planejamento de seu negócio (plano de negócios).”

    ResponderExcluir
  14. No presente capitulo, discute-se as recomendações realizadas pela pesquisa GEM no intuito de fomentar a atividade empreendedora no país.
    No aspecto politico governamental, conforme a pesquisa seria necessário um regime padronizado de contagem, recolhimento e contribuição da união; incentivos para obtenção de novas tecnologias; parcelamento das dividas provindas da adesão ao simples nacional de maneira mais fácil e tributação menos burocratizada.
    No levante a capacitação e educação a pesquisa mostra que a utilização de uma literatura voltada ao desenvolvimento economico promove capacitação e educação de modo que possa a impulsionar as melhorias necessárias assim como levar ao crescimento; a pesquisa também mostra a diferença existente entre a relação de qualidade e investimento dedicado ao ensino fundamental e básico no país.
    Quanto a infraestrutura profissional e comercial, recomendou-se adotar maior acesso de informação e dados relativos ao empreendedorismo; instituir estruturas que tragam à população mais informações sobre como usar e quais os benefícios do microcrédito, buscar fortalecer por meio de incentivos as incubadoras de negócios; aprimorar os meios de comunicação entre as empresas e seus programas para que se possa ter maior índice de informação e divulgação e investir em um meio de transporte que se adeque e seja útil no Brasil.
    Em consideração as normas sociais e culturais, sugeriu-se que busque focar na inovação, buscar por idéias novas; promover o melhoramento da cultura empresarial independente do tempo que seja necessário; difundir as idéias empreendedoras através de casos bem sucedidos e manter atenção constante as mudanças.
    Ao final considerou-se as melhorias quanto apoio financeiro; onde indicou-se simplificar e agilizar o acesso ao crédito para as pequenas e médias empresas; adotar melhores garantias; instituir pacotes de créditos com base no cronograma de plano de negócio e assim melhoras as fontes de recursos.

    ResponderExcluir
  15. Recomendações de melhorias no ambiente para empreender no Brasil
    – Visão dos especialistas entrevistados

    Neste capitulo, serão apresentadas algumas recomendações dos especialistas entrevistados, referentes à melhorias ao empreendedorismo no Brasil.
    No quesito Políticas Governamentais, destacam-se:
    • Melhorar o aspecto político, tornando-o mais favorável à criação de novos negócios;
    • Criação do Ministério da Pequena Empresa;
    • Redução e simplificação da burocracia e da carga tributária;
    • Ampliar e reforçar o apoio financeiro aos empreendedores por necessidade;

    No quesito Educação e Capacitação, destacam-se:
    • Sensibilizar as universidades, com programas de estímulo ao empreendedorismo;
    • Educação mais voltada ao empreendedorismo;
    • Estímulo ao desenvolvimento do comportamento e de habilidades Empreendedoras;
    • Capacitação para realização do plano de negócio;

    No quesito Infra Estrutura Comercial e Profissional, destacam-se:
    • Incentivos para fortalecimento de Parques e Incubadoras.
    • Criar uma estrutura que informe sobre a existência, abordagem e benefícios do microcrédito;
    • Criar e incentivar o planejamento e aspectos tributários;
    • Acesso à informação.

    No quesito Normas Culturais e Sociais, destacam-se:
    • Atenção à inovação;
    • Disseminar a cultura empreendedora
    • Criação de negócios que façam parte da sua vida, o seu sonho;
    • Melhoramento da cultura empresarial.

    No quesito Apoio Financeiro, destacam-se:
    • Melhorar o uso das fontes disponíveis de recursos;
    • Facilitar o acesso ao crédito para as médias e pequenas empresas;
    • Criação de pacotes de crédito voltados ao empreendedorismo
    • Simplificação o acesso ao crédito.

    ResponderExcluir
  16. Recomendações de melhorias no ambiente para empreender no Brasil - Visão dos especialistas entrevistados.

    Com aproximadamente doze anos de pesquisa GEM, foram desenvolvidas pelos especialistas, várias sugestões afim de analisar, melhorar e desenvolver o ambiente do empreendedorismo no Brasil.
    As recomendações se apresentam em cinco tópicos:
    • Recomendações para o quesito políticas governamentais: Os municípios implementaram a Lei Geral das Micros e Pequenas Empresas em 2011, onde alguns benefícios são oferecidos para os empreendedores como: A opção pelo Imposto Simples, a desburocratização das tarifas, dispensa do cumprimento de obrigações como trabalhistas e previdenciárias, estimulo à compra de novas tecnologias, facilitação quanto ao parcelamento das dividas gerada pela adesão do simples nacional.
    A partir daí os especialistas propuseram novas regras para as políticas governamentais, como: Melhoras o aspecto político possibilitando a criação de novos negócio no país, a criação do ministério da pequena empresa diferenciando-a das grandes empresas, reduzir e simplificar a burocracia e a carga tributaria.
    • Recomendações para o quesito educação e capacitação: A educação e a capacitação é considerada pela teoria do desenvolvimento econômico como o motor que impulsiona necessários para o crescimento e a prosperidade. Os especialistas sugeriram que: É necessária a educação empreendedora desde os primeiros anos da educação infantil, Sensibilizar as universidades com programas que estimulem o empreendedorismo, educação mais voltada ao empreendedorismo fortalecendo as bases para essa capacitação, estímulos ligados ao comportamento e habilidades sobre o empreendedorismo desde o inicio da vida escolar e capacitação das empresas e de empreendedores para o melhor planejamento de seus negócios.
    • Recomendações para o quesito Infra Estrutura Comercial e Profissional: Os especialistas recomendaram para a infra estrutura comercial e profissional que : Criassem agenda de incentivo afim de fortalecer Parques e Incubadoras, Criação de uma estrutura que informe a população da existência dos benefícios do microcrédito, investimento para a criação de apoio logístico no território nacional, Acesso à informações.
    • Recomendações para quesito Normas Culturais e Sociais: Os especialistas fizeram as seguintes sugestões: Redução da Heterogeneidade Cultural, atenção quanto a inovação, Disseminação da cultura empreendedora por meio de exemplos de sucesso e Melhorar a cultura empresarial.
    • Recomendações para o quesito Apoio Financeiro, Esse foi o fator mais limitador para a realização da pesquisa, pois no Brasil as recomendações correspondem a linha de geração de crédito especifico para o empreendedorismo. Contudo os especialistas sugeriram que: Melhorasse o uso das fontes disponíveis de recursos, Facilidade quanto ao acesso ao crédito para as médias e pequenas empresas e Simplificação ao acesso ao crédito com menos burocratização e documentação.

    ResponderExcluir
  17. PATRÍCIA QUEIROZ PELI

    O GEM no ano de 2011, realizou pesquisas com 300 especialistas na área de empreendedorismo. Nesta entrevista, os mesmos focaram fatores limitantes e favoráveis para o empreendedorismo no Brasil.
    Políticas governamentais: Houve uma melhora quanto as tributações; impostos; maior auxilio aos micro e pequenos empreendedores; estímulo a compra de novos aparelhos tecnológicos; pagamento de dívidas pareceladas e outros. Todos esses fatores são voltados para a legislação.
    Educação e capacitação: A literatura mostra que a educação e capacitação, é sem dúvidas um dos maiores e mais importantes auxiliadores para o crescimento de uma organização. Ensina a pessoa a ser empreendedora desde criança até a vida adulta, assim, ensinando-os a lidar com os ricos futuros.
    Estrutura comercial e profissional: Devem todos os setores de uma empresa, estar preparado para novos avanços tecnológicos, assim, acompanhando a cadeia produtiva de todo o setor.
    “Não abrir novos negócios buscando
    apenas lucro, você deve pensar que ele
    virá como consequência ...”

    Deve disseminar a cultura empreendedora; e sempre aprendendo mais sobre o assunto, enquanto passamos a cultura para outra pessoa.
    Apoio financeiro: Esse foi o maior fator apontado como de limitação do empreendedorismo, onde a pesquisa foi realizada pela GEM. Deve-se utilizar mais os recursos financeiro, pois as linhas de financiamento e créditos ainda são pouco utilizadas.
    O crédito deveria ser mais facilitado para empresas de médio e grande porte, onde as documentações deveriam ser realizadas com menos burocrácia.

    ResponderExcluir
  18. PABLO RODRIGUES DE ALMEIDA
    7º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO

    Neste tópico temos que ao longo de doze anos a pesquisa GEM realizada no Brasil trouxe várias sugestões, proposições e sinalizações para desenvolver e aprimorar o ambiente do empreendedorismo no país, sendo que foram apresentadas por mais de 300 especialistas nacionais entrevistados.

    O referido texto traz ainda várias sugestões para os seguintes quesitos: a) Políticas Governamentais; b) Educação e Capacitação; c) Infra Estrutura Comercial e Profissional; d) Normas Culturais e Sociais; e) Apoio Financeiro;

    Podemos notar que as Políticas Governamentais relacionadas à pesquisa vem caindo em um nível considerável. E nela buscar-se uma possível explicação para este fenômeno no número de municípios que implementaram a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em 2011. A Lei traz diversos benefícios para o exercício das MPE`s, dentre os quais destacam-se: o regime unificado de apuração e recolhimento dos impostos e contribuições da União, o chamado Imposto Simples; desburocratizações tributárias; dispensa do cumprimento de certas obrigações trabalhistas e previdenciárias; estímulo à aquisição de inovações tecnológicas; facilitação no parcelamento de dívidas para adesão ao Simples Nacional.

    Muito se espera de tais sugestões com o objetivo de melhorar o ramo do empreendedorismo, trazendo com isso um aquecimento do mercado e aumento na categoria.

    ResponderExcluir